65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEMA: “SEPARAÇÃO DE MISTURAS”
Andressa Soares Santos - Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Ataline Lima dos Santos - Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Cássia Cristina Fagundes - Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Ítalo Almeida Paulo dos Santos - Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Mariana Barboza da Silva - Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Nathaly Costa de Aquino - Universidade Federal de Alagoas – UFAL
INTRODUÇÃO:
Um dos maiores desafios do ensino de Química, nas escolas de nível fundamental e médio, é construir uma ponte entre o conhecimento escolar e o mundo cotidiano dos alunos. Frequentemente, a ausência deste vínculo é responsável por apatia e distanciamento entre alunos e professores (VALADARES,2001). O ensino tradicional é administrado de forma que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza. Trabalhar com as substâncias, aprender a observar um experimento cientificamente, visualizar de forma que cada aluno descreva o que observou durante a reação, isto sim leva a um conhecimento definido (QUEIROZ, 2004). Dessa forma a aulas que utilizam o recurso da experimentação, são ferramentas importantes para o ensino de conceitos químicos, como a maioria das escolas da rede publica não tem laboratórios a experimentação de baixo custo é uma alternativa para a as aulas e sem gerar quantidade de lixo químico. Em tais ressalvas, o presente trabalho procura explicitar como a experimentação em química auxilia no ensino aprendizagem dos educandos, levando em consideração uma experiência realizada na modalidade de ensino médio de uma escola da rede pública de Maceió – AL.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Mostrar como a experimentação é relevante para o ensino aprendizagem, sendo usada como ferramenta facilitadora de integração entre a aula teórica e prática. O experimento utilizado foi o de confecção e utilização do “Filtro Caseiro de Garrafa PET”.
MÉTODOS:
O referente estudo foi realizado durante o mês de março do ano de 2013 em uma escola da rede pública estadual de ensino situada no CEPA (Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas), localizado no bairro do Farol na cidade de Maceió - AL, em uma turma do 1° ano do ensino médio com 25. As atividades que compuseram a estrutura do referido trabalho consistiram em ministrar aulas teóricas a respeito dos conceitos fundamentais sobre substâncias e misturas, separação de misturas e como funciona uma Estação de Tratamento de Água - ETA, em seguida foi feita a atividade experimental, primeiramente foi montado o filtro caseiro com garrafa pet de 500mL cortada ao meio e a tampa com um pequeno furo, logo após foi adicionado um chumaço de algodão, uma camada de carvão e outra camada de areia, na água foi adicionado areia e deixado decantar e em seguida foi derramada no filtro de garrafa pet de modo a ser filtrada e em seguida os alunos responderam um questionário referente ao experimento com as seguintes questões: 1- O que ocorreu para que a água mudasse de coloração? E 2 – Onde no cotidiano pode-se encontrar exemplos de filtrações? Em seguida foi discutido as respostas e observando-se qual o desempenho dos alunos após a experimentação química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com os dados coletados na realização da presente pesquisa, constatou-se que após a aula teórica, apenas 45% dos alunos responderam corretamente as indagações sobre Separação de Misturas pergunta sugerida, enquanto 55% responderam erroneamente. Em comparação com os resultados dos questionários após a utilização do recurso da experimentação química utilizando-se materiais comuns encontrados no cotidiano dos discentes e salientando a importância da separação de misturas para o cotidiano e para a indústria, contextualizando os conteúdos tornando a aprendizagem mais leve e significativa foi possível observar a evolução na aquisição dos conceitos sendo assim 85% dos educandos responderam corretamente as perguntas sugeridas no questionário, e somente 15% erraram as respostas.
CONCLUSÕES:
A partir das análises dos resultados descritos no respectivo trabalho fica evidente que a experimentação química é ótimo recurso para auxiliar as aulas teóricas, pois com a associação da aula teórica e a sua aplicabilidade no cotidiano, como a filtragem da água, a assimilação do conteúdo de dá de modo significativo e dinâmico.
Palavras-chave: Ensino Médio, Experimentação, Ensino Aprendizagem.