65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS AO LONGO DO LAGO PRAINHA NA CIDADE DE ZÉ DOCA-MA
Jaiza Rodrigues dos Santos - Discente de Técnico em Análises Químicas. IFMA-Campus Zé Doca
Eduardo Guimarães Teixeira - Discente de Técnico em Análises Químicas. IFMA-Campus Zé Doca
Erlane Santana Macedo - Discente de Técnico em Análises Químicas. IFMA-Campus Zé Doca
Geovane Ferreira da Silva - Discente de Técnico em Análises Químicas. IFMA-Campus Zé Doca
Elãine Christine dos Santos Dourado - Profa/Orientadora - em Ciências Ambientais – IFMA Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
O uso intensivo do solo aliado à ausência de planejamento pelas atividades urbanas tem gerado disfunções espaciais e ambientais, principalmente em ambientes aquáticos, repercutindo na qualidade de vida do homem, atingindo na maioria das vezes de forma mais intensa a população de baixa renda que muitas vezes sem acesso a moradia, passa a ocupar áreas impróprias à habitação, como as Áreas de Preservação Permanente.
A cidade de Zé Doca, localizada na região do Alto Turí, ocupa uma área de 2.413,751 Km² e possui uma população de cerca de 50.160 habitantes, segundo estimativas do IBGE (2010),a cidade é recortada por uma densa malha de igarapés e pequenos lagos que formam o sistema fundamental das bacias de drenagem, mas que devido à ocupação urbana desordenada vem sofrendo severa degradação.
Diante da importância desses ecossistemas, esse trabalho justifica-se pela necessidade de se conhecer e avaliar os danos causados pelo processo de expansão urbana ao entorno do Lago Prainha, um balneário de grande utilidade pela população local.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar o levantamento sobre a atual situação ambiental que se encontra o lago Prainha, indicando quais as principais atividades que favoreceram a sua degradação, bem como as consequências dessa deterioração para a população residente em seu entorno.
MÉTODOS:
O estudo de campo foi realizado no período de maio a dezembro de 2012, na área do Lago Prainha, nos bairros Santa Terezinha, Vila da Coloni e Fé em Deus. A metodologia baseou-se na aplicação de questionários semi-estruturados com os moradores dos bairros adjacentes e com os frequentadores do Lago Prainha, com o intuito de conhecer as condições habitacionais, econômicas e ambientais, assim como a presença das ações do poder público, avaliando como o lago era usado antes e atualmente, para que dessa forma fosse possível identificar o local.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram entrevistadas 50 famílias com 3 a 5 integrantes, apresentando renda mínima de R$ 163,00 e máxima de dois salários mínimos. Em relação ao nível de escolaridade dos entrevistados, 95% tem o Ensino Médio completo. De acordo com os dados, a população residente é definida como de baixa renda. A ocupação da cidade de Zé Doca está associada à implantação de programas de povoamento, coordenados pela SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), a partir de 1961. A ocupação do Lago Prainha deu-se com o avanço da ocupação urbana. É válido ressaltar que a área correspondente ao lago é de 14,5 hectares, no entanto 8,5 foi urbanizado indevidamente. Inicialmente, segundo relatos dos moradores mais antigos, a mata ciliar era mais densa e tal paisagem foi sendo alterada com o povoamento em seu entorno. Além disso, utilizava-se o lago com mais frequência para banho, atividades domésticas, sedentação de animais e lazer. Sobre os problemas ambientais, os moradores destacam o desmatamento da vegetação marginal, à falta de coleta de lixo frequente e o abastecimento de água irregular. Devido à baixa frequência na coleta de lixo municipal, 65% dos entrevistados queimam o lixo produzido e 45% alegaram que precisam buscar água do lago para consumo, quando o abastecimento é interrompido.
CONCLUSÕES:
Este trabalho iniciou discussões acerca do cenário de degradação ambiental do município de Zé Doca, tendo como foco o Lago Prainha, visto ser este um ambiente de grande importância para a comunidade local. A população que se instalou ao entorno do Lago, de maneira inadequada, compromete a manutenção dos ambientes aquáticos, que são constantemente contaminados por lixo e outros dejetos.
Através desse estudo, procurou-se contribuir para uma reflexão sobre o nosso papel na construção de uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente e proporcionar uma leitura crítica destes problemas que vem se intensificando ao longo dos anos e provocando a eliminação de nossos recursos naturais sem que ao menos sejam conhecidos e utilizados de forma sustentável e, nessa perspectiva, fornecer dados primários para futuros programas de manejo e revitalização das áreas impactadas.
Palavras-chave: Uso e ocupação do solo, Impactos ambientais, Ambientes aquáticas.