65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A EDUCAÇÃO ESCOLAR DO POVO XUKURU: os saberes tradicionais em diálogo com as Redes Associacionistas
Maria Jaqueline Santana Marques - Educadora/bolsista do Pibid Diversidade (CAPES) – CAA/UFPE
Maria Valdenice Alves de Alencar - Supervisora do Pibid Diversidade (CAPES) – CAA/UFPE
Jaqueline Barbosa da Silva - Núcleo de Formação Docente – CAA/UFPE
INTRODUÇÃO:
Durante o século XIX os povos indígenas do Brasil viviam à margem da sociedade, pouco se ouvia falar sobre eles, devido às diversas políticas implementadas pelos governantes, o que resultou no esquecimento dessa população, esse contexto repercutiu diretamente nos povos indígenas da Região Nordeste, os quais vivenciaram diretamente o processo de colonização. Em meados do século XX os povos indígenas ressurgem no cenário nacional através de diferentes formas de organização e mobilização até o reconhecimento oficial advindo com a promulgação da Constituição da República Federativa, a qual reconheceu diferentes direitos aos povos indígenas (BRASIL, 1988). O projeto “A escola e os saberes tradicionais do povo Xukuru” considera a escola como espaço de sistematização dos saberes constituídos nas relações estabelecidas entre a comunidade e demais redes que ofertam conhecimentos ao trabalho escolar, a saber: o convívio diário com os mais velhos, a presença no cotidiano dos pais e avós, a participação nos rituais e movimentos indígenas. Enfim, os processos de transmissão dos conhecimentos interagem com a vida e o cotidiano dos indivíduos, interligando, no caso da Educação Escolar Indígena, os saberes tradicionais advindo da comunidade com os saberes sistematizados/científicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Mobilizar os saberes tradicionais do povo Xukuru junto os conteúdos da Educação Escolar Indígena.
MÉTODOS:
O trabalho que vem sendo desencadeado na Escola São Sebastião, localizada na comunidade Pé de Serra/Cana Brava, se alia ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid Diversidade), contando com a presença de estudantes, dos mais velhos e das lideranças. O espaço escolar, a residência dos estudantes e o terreiro de vivência dos rituais sagrados tem se constituído em locais de realização das atividades dessa investigação interventiva, a saber: reuniões com a comunidade para a discussão dos saberes tradicionais do povo, entrevistas realizadas com os familiares dos estudantes no espaço residencial e na participação nos rituais de danças sagradas, ambos entrecruzados com o registro fotográficos. A ação ainda contou com o depoimento da comunidade para acesso aos saberes tradicionais e a análise das exigências dos conteúdos escolares, ambas aliadas com o uso de questionários e registros textuais produzidos pelos estudantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A experiência educativa de nove anos na prática da Educação Escolar Indígena somou-se a essa pesquisa interventiva, fortalecendo os saberes advindos do povo e entrecruzando-os as exigências da escola quanto ao acesso ao saber sistematizado. Logo, os resultados revelam que a mobilização da comunidade nessa experiência contribui de forma significativa para a construção/fortalecimento da identidade do povo, bem como possibilita que a escola do povo Xukuru mantenha-se conectada numa rede de relações e saberes institucionais (Universidade, comunidade, espaços de rituais sagrados) reafirmando que “viver o fazer faz o saber” (BRANDÃO, 2006). Assim, o povo Xukuru se apropria dos saberes acadêmicos e fortalece a escola do povo.
CONCLUSÕES:
A escola do povo Xukuru é um instrumento de fortalecimento e (re)construção da identidade étnica. Porém, a presença permanente de uma Rede Associacionista estreita as relações entre os saberes tradicionais, sociais e acadêmicos, fortalecendo a história do povo e valorizando os costumes dos ancestrais. De forma particular, a vivência na Aldeia Pé de Serra/Cana Brava, mobilizando os saberes tradicionais no trabalho dos conteúdos escolares junto aos estudantes ainda resultará na confecção de uma cartilha com desenhos e textos a serem divulgados, posteriormente, entre as demais escolas do povo.
Palavras-chave: Escola, . Pibid Diversidade, Interculturalidade..