65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO ATRAVÉS DO JOGO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marinalva Luiz de Oliveira - Profa. Ms./Orientadora - FMN/UPE; PCR; PMO
Stelita Rosado Russel Mota - Profa. Esp./Escola. Mun. Santo Amaro/PCR; PMO
INTRODUÇÃO:
A utilização do método lúdico nas aulas para as crianças que se encontram na faixa etária dos seis anos é fundamental. Isso porque as crianças adoram experiências novas e não costumam passar muito tempo fazendo a mesma atividade, é preciso que o professor faça constantemente trocas de atividades num pequeno período de tempo. Durante essa fase, as crianças no convívio com as outras, descobrem o prazer de brincar. Segundo Salomão (2007) numa sala de aula em que a metodologia está voltada para o lúdico, as chances de aprendizagem e desenvolvimento da criança são bem maiores, pois o lúdico, além de ser uma necessidade básica em qualquer idade, não deve ser considerado apenas como divertimento e passatempo, e sim, uma forma prazerosa de ensino-aprendizagem que contribui para a saúde, qualidade física e mental. Portanto nosso estudo norteou a seguinte questão: qual a importância do lúdico através do jogo na alfabetização de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental? Tomamos como fundamentação teórica: a questão da ludicidade; o jogo; os tipos de jogos e as contribuições do lúdico no desenvolvimento infantil e na alfabetização, na perspectiva de Piaget (1978), Vygotsky (1991), Salomão (2010), Huizinga (1990), Kishimoto (2010) e Borba (2006).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar a importância do lúdico, através do jogo, na alfabetização de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, identificar o significado sobre jogos apresentados pelas professoras, identificar os tipos de jogos e brincadeiras utilizadas nas aulas e verificar de que forma as professoras participam das atividades lúdicas.
MÉTODOS:
Este trabalho trata de uma pesquisa de campo, abordagem qualitativa, realizado com dez professoras de alfabetização das escolas municipais do Recife e Olinda enquanto contribuição para o trabalho pedagógico e no sentido de delimitarmos a nossa amostra escolhemos oito professoras do município do Recife e duas do município de Olinda, pela disponibilidade e acesso. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas, claras e objetivas. As informações colhidas, através do questionário, foram registradas, categorizadas e apresentadas através de tabelas. E para interpretar e analisar os dados foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin (2005).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostram que as professoras apresentam vários significados sobre jogo, tais como brincadeiras, instrumentos, atividade lúdica, brinquedo, recurso, enfim, percebemos o quanto é difícil definir o que é Jogo. Com isto, o termo se apresenta de várias formas pelo senso-comum. Kishimoto (2010) e Huizinga (1990) esclarecem que a dificuldade para a conceituação de jogo é o emprego de vários termos como sinônimos. Jogo e brincadeira têm sido utilizados com o mesmo significado. O estudo também mostra que as professoras compreendem o lúdico como um dos métodos para facilitar a aprendizagem de seus alunos. Que as professoras pesquisadas participam de algumas brincadeiras e jogos em suas aulas. Esses jogos ou brincadeiras mencionados são variedades de atividades lúdicas utilizadas nas salas de aula. Portanto, o jogo de dominó e o jogo da memória são os mais citados, seguidos das músicas, bingos, quebra-cabeças, jogo da trilha, cruzadinha, brincadeira de roda, brincadeira com o alfabeto móvel e silabário e o jogo no computador. Segundo Salomão (1910) o jogo de computador ganhou terreno nos últimos anos, devido à possibilidade da criação de ambiente de ensino-aprendizagem adaptado às características de cada aluno.
CONCLUSÕES:
O estudo mostra que as professoras veem o jogo, no contexto escolar, como um dos recursos didáticos de grande importância e contribuição para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do aluno. Consideram que as atividades lúdicas contribuem a partir do momento em que facilitam a aprendizagem de forma espontânea e natural, estimulando a crítica, a criatividade e a socialização dos alunos. Sem falar que as aulas se tornam bem mais proveitosas e prazerosas. A pesquisa mostra que o lúdico nas escolas pesquisadas, tem o seu lugar através da utilização de jogos que permeiam o trabalho pedagógico para a maioria das professoras. O estudo mostra que o lúdico estimula e facilita a construção do conhecimento, e os jogos em particular, além de facilitar o processo ensino aprendizagem, trazem consigo: entusiasmo, concentração, motivação entre outros e possui influência como elemento motivador. A vivência dos jogos e brincadeiras, dentro de suas mais variadas possibilidades, é fundamental para a formação do sujeito lúdico.
Palavras-chave: Jogo, Alfabetização, Ensino Fundamental.