65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS FÍSICO QUÍMICAS DO SOLO SOBRE A MORTALIDADE DE Ceratitis capitata por Beauveria bassiana EM PUPAS.
Joselia Santana Gonçalves - Graduanda em Ciências Biológias- UPE- Campus Petrolina
Paula Fernnanda de Souza Tavares - Graduanda em Ciências Biológias- UPE- Campus Petrolina
Ludmilla Ferreira Cajuhi Araújo - Graduanda em Ciências Biológias- UPE- Campus Petrolina
Carliana Pereira Araújo - Pós Graduanda em Horticultura Irrigada- UNEB
Beatriz Aguiar Jordão Paranhos - Dr. Entomologia- Pesquisadora da Embrapa Semiárido
Carlos Alberto Tuão Gava - Dr. Proteção de Plantas- Pesquisador da Embrapa Semiárido
INTRODUÇÃO:
Entre os principais problemas associados à produção de frutas, destacam-se os insetos-praga, entre os quais as moscas-das-frutas são responsáveis por danos elevados em diferentes culturas. Perdas significativas na fruticultura no Vale do São Francisco devem-se ao ataque pelas moscas-das-frutas, principalmente da espécie Ceratitis capitata. O manejo de pragas agrícolas, entre elas as moscas-das-frutas, tem sido realizado principalmente através de agentes químicos, porém esses agentes muitas vezes causam danos à saúde e ao meio ambiente.
Nesse contexto o controle microbiano pode ser uma alternativa ao uso de agrotóxicos. Essa técnica apresenta diversas vantagens por ser um controle mais duradouro, de fácil dispersão e produção em meios artificiais. O controle microbiano de insetos pode se tornar a base de sustentação do equilíbrio natural das espécies de insetos potencialmente consideradas como pragas.
O uso de fungos entomopatogênicos para o controle da Ceratitis capitata pode se tornar uma alternativa de baixo custo, podendo ser empregados para o controle de pupas durante o seu desenvolvimento no solo, fase para a qual ainda não há alternativa eficiente. Contudo, características físico-químicas do solo podem interferir sobre o estabelecimento do fungo e sua eficiência de controle.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Selecionar isolados de Beauveria bassiana virulentos à Ceratitis capitata capazes de sobreviver no solo e parasitar as pupas das moscas-das-frutas.
MÉTODOS:
Os experimentos foram realizados no laboratório de controle biológico da Embrapa Semiárido na cidade de Petrolina, Pernambuco. Avaliando se os isolados B. bassiana quanto a sua sobrevivência no solo e capacidade de parasitar as pupas de C. capitata. No primeiro experimento foram utilizados 6 isolados de B. bassiana (LCB62, LCB52, LCB244, LCB245, LCB313 e LCB56) e um controle. Amostras de horizonte superficial de um Argissolo Vermelho-Amarelo, com textura arenosa, e de um Vertissolo com textura argilosa foram coletadas e peneiradas em malha com 2mm. A seguir, as amostras de solo foram esterilizadas em autoclave a 120º graus por duas vezes e distribuídos em frascos com tampas também estéreis. Os fungos foram inoculados no solo a uma concentração de 5x106 conídios.g -1 e mantidos em sala de incubação a 28 (±2) ºC, o tratamento controle recebeu apenas água destilada.
Para a avaliação da mortalidade de moscas, foram depositadas larvas de, C. capitata no final do terceiro instar à superfície do solo. Após a emergência avaliou-se a mortalidade das pupas na massa do solo. As avaliações foram repetidas mensalmente por um período de três meses.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve diferença no comportamento dos isolados em função das características físico-químicas do solo. No Vertissolo na primeira avaliação, os fungos: LCB62, LCB244 e LCB313 foram os que obtiveram a mortalidade de pupas com 26,67%, seguido do LCB56 com 20%, e o LCB52 com 13,33%, enquanto o LCB245 não causou mortalidade. Na segunda avaliação ouve redução na mortalidade das pupas em todos os tratamentos, com exceção do LCB 245 que, causou 17,78% de mortalidade. Três meses após inoculação do solo, ouve um ligeiro aumento na taxa de mortalidade em relação à segunda avaliação, com exceção dos fungos LCB313, com mortalidade de 24,4%, próximo ao valor da primeira avaliação, e do LCB245 com 31,1%.
Quando inoculados no Argissolo, os isolados apresentaram mortalidade superior ao Vertissolo. O isolado LCB52 destacou-se com uma mortalidade de 53,33%, seguido do isolado LCB56 com 40%, o fungo 313 apresentou uma mortalidade de 33,33%, enquanto para os demais o percentual de mortalidade foi baixo. A segunda avaliação não obteve alterações significativas. E, na terceira avaliação destacaram-se os isolados LCB52 com a taxa de 37,78%, o 244 e 56 com 22,22%, enquanto para os demais as taxas foram inferiores a 16%. A mortalidade no tratamento controle não foi relevante nas duas condições estudadas.
CONCLUSÕES:
Houve influência significativa das características físico químicas do solo sobre a mortalidade causada de C. capitata, demonstrando especificidade entre os isolados de B. bassiana estudados.
Os isolados LCB52 e LCB56 apresentaram maior mortalidade no Argissolo arenoso e LCB62 e LCB244 destacaram-se nos Vertissolo, enquanto que o isolado LCB313 apresentou mortalidade similar nas duas condições.
Palavras-chave: Beauveria bassiana, Ceratitis capitata, Controle Biológico.