65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 4. Planejamento Urbano e Regional
RESULTADOS DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO NA ÁREA DA PONTA D’ AREIA EM SÃO LUÍS, MARANHÃO.
Wanderson Almeida Mendonça - Graduando em Turismo - UFMA
Nívea Caroline Saminêz Lima - Graduanda em Turismo - UFMA
Rosélis Barbosa Câmara - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
INTRODUÇÃO:
Os centros urbanos no Brasil têm enfrentado sérios problemas relacionados ao Meio Ambiente. É notória a escassez de planejamento estratégico, tanto dos Estados quanto dos Municípios, em muitos casos existe a ausência de ações planejadas que venham a evitar uma série de problemas como os deslizamentos de terra, a erosão dos solos, as enchentes e os alagamentos, problemas estes recorrentes dos centros urbanos. O presente estudo objetiva a discussão acerca da problemática ambiental na Área da Ponta D’Areia em São Luís, Maranhão. Observou-se a expansão imobiliária como fator gerador dos problemas, somando a precariedade das ações do Poder Público e aos péssimos hábitos da população quanto aos cuidados com o meio ambiente local. Discussões que tem o Meio Ambiente como tema central são cada vez mais relevantes diante do caos ambiental que temos vivenciado na atualidade. Contudo, é de suma importância à mobilização dos diferentes setores da sociedade para o debate de soluções, visando à tomada de decisões, as mudanças de atitudes quanto à utilização dos recursos naturais, onde possamos garantir um meio ambiente melhor e equilibrado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa tem como objetivos a discussão da problemática ambiental na área da Ponta D’Areia em São Luís, Maranhão, identificando os fatores causadores dos problemas, bem como os impactos a que a área está submetida.
MÉTODOS:
A presente pesquisa foi desenvolvida em etapas constituída primeiramente por levantamentos bibliográficos em livros, artigos, periódicos e informações da internet. Numa segunda etapa, realizou-se visita in loco para a observação da situação da área de estudo e o registro das informações por meio de anotações e fotografias. Constituindo a terceira etapa, foram realizadas visitas as Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, objetivando a coleta de informações das ações realizadas e propostas para a minimização dos danos ambientais na área estudada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A área da Ponta D’Areia localiza-se ao norte da sede do Município de São Luís, a referida área vem sofrendo com a ação antrópica provocada pelo processo de urbanização, uma vez que, a dinâmica da área é baseada na construção de prédios residenciais e comerciais. Observou-se como resultado do processo urbanizatório fortes impactos ambientais na vegetação, no solo e na orla marítima. Isto ocorre devido ao despejo do esgotamento domestico e comercial diretamente na praia, retirada da vegetação, tendo como resultado a erosão, e a formação de voçorocas. As medidas adotadas pelo Poder Público para a minimização dos impactos na área tem sido a construção de um espigão costeiro, com a finalidade da recomposição da faixa de areia, evitando assim, a continuidade do processo erosivo. No entanto, tem-se observado a ineficácia desta medida, pois toda a faixa da orla marítima apresenta pontos de erosão. A grande convergência das águas de pontos asfaltados para pontos que não possuem asfaltamento causam a formação de voçorocas e, numa tentativa de conter o avanço destas e da erosão, a população do local tem colocado resíduos de construção civil – conhecido como entulho –, entretanto isto só serve para agravar o problema, pois durante o período chuvoso, tudo é arrastando pela força das águas.
CONCLUSÕES:
O Meio Ambiente necessita de ações emergenciais que devem partir não só das esferas do Poder Público, mas dos diversos setores da sociedade. Os fortes impactos ambientais identificados na área da Ponta D’Areia, não serão minimizados apenas com a construção de um espigão costeiro, o que segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, conteria o processo erosivo e a formação das voçorocas. Entretanto, com a obra de construção do espigão em fase de conclusão, não é o que se observa. Os impactos ambientais tem sido devastadores no meio ambiente local. Desse modo, antes de se iniciar uma obra de grande complexidade, é necessário o mapeamento de toda área para a identificação da dinâmica do solo local. A partir de então, o planejamento das ações deve ser traçado, e que estas ações sejam de forma integrada, participativas e ao longo prazo.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Ponta D' Areia, Impactos Ambientais.