65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 5. Ciências Florestais
CARACTERIZAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL DE RESÍDUOS DE SERRARIA EM ANAPÚ, PARÁ.
André Antônio Ballestreri - Graduando em Engenharia Florestal, UFRA- Campus de Paragominas-PA
Ariene Oliveira Pereira - Graduanda em Engenharia Florestal, UFRA- Campus de Paragominas-PA
Rafaelle Da Silva Negrão - Graduanda em Engenharia Florestal, UFRA- Campus de Paragominas-PA
Maria Waldenys Silva e Silva - Graduanda em Engenharia Florestal, UEPA- Campus de Paragominas-PA
Denes de Souza Barros - Professor Assistente, Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus Paragomina
Simonne Sampaio da Silva - Professora Adjunta, Universidade Federal Rural da Amazônia-Campus Paragominas -P
INTRODUÇÃO:
O desperdício de madeiras sob a forma de resíduos do processamento mecânico de madeira é uma realidade vivida na região amazônica, principalmente em suas indústrias madeireiras. O termo resíduo por muitas vezes é associado à palavra problema, pois sua disposição ou utilização gera custos altos que muitas vezes se quer evitar. Porém, o conhecimento da quantidade, das qualidades e das possibilidades de uso deste material pode gerar alternativas de uso que viabilizem o seu aproveitamento. Os resíduos de serraria que são aproveitados para fabril de carvão vegetal, ou seja, a sobra de madeira serrada e não comercializada é utilizada como principal fonte de matéria-prima para produção de carvão nas carvoarias que se instalam perto dos centros de produção de madeira.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo determinar as propriedades física (densidade básica) e química (teor de materiais voláteis, teor de cinzas e teor de carbono fixo) do carvão vegetal de resíduos de serraria, produzidos em forno tipo “rabo-quente”, no município de Anapú/PA.
MÉTODOS:
A biomassa utilizada é proveniente de madeira serrada da empresa Acosta e Figueiredo LTDA, município de Anapú/PA. A carbonização foi realizada em forno tipo “rabo-quente”, com capacidade de dezesseis m3. Neste estudo, foram utilizados cinco fornos (amostra) com ciclo de carbonização de sete dias. Os resíduos de serraria eram constituídos de cascas, aparas e costaneiras de toras de madeira. Para os estudos de caracterização do carvão coletou-se um saco de 60 litros com carvão de cada forno e levados para o Laboratório de Tecnologia da Madeira da Universidade do Estado do Pará (UEPA-Paragominas) para análise. Para caracterização da densidade básica (Db) do carvão adaptou-se a Norma MB 1269/69 da ABNT, que trata da densidade da madeira. A análise química imediata se refere á determinação das porcentagens do teor de materiais voláteis (TMV), teor de cinzas (TCI) e do Teor de Carbono Fixo (TCF) contidos no carvão e determinados com base a Norma D 1762/64 da ASTM. As análises estatísticas foram feitas no Software Microsoft Excel for Windows.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A média encontrada para Db do carvão vegetal de resíduos de serraria produzido em forno “rabo-quente” foi de 0,46 g/cm3. Estes resultados demonstram que a Db do carvão de resíduos de serraria, proveniente de espécies amazônicas, é superior a de carvão produzidos com espécies do gênero de Eucalyptus, que são utilizados para produção de carvão, que em função do desmatamento regional se tornou amplamente utilizado para produção desse tipo de material no estado do Pará. Os teores TCI, TMV e TCF apresentaram valores médios de 3,35 %, 20,63 % e 76,20 % respectivamente. Segundo FAO, o carvão deve apresentar, dentre outras qualidades: alta densidade do carvão, elevado poder calorífico, alto teor de carbono fixo e baixo teor de materiais voláteis e cinzas, qualidades estas encontradas no carvão de resíduos de serraria produzidos em forno tipo “rabo quente”.
CONCLUSÕES:
Os dados experimentais obtidos permitem concluir que:
Os resíduos de serraria podem ser utilizados para produção de carvão vegetal com excelentes qualidades, tais como alta densidade básica e com baixo teor de cinzas, baixo teor de materiais voláteis e alto teor de carbono fixo.
Palavras-chave: Biomassa, Aproveitamento, Amazônia.