65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
FEIRA DE CIÊNCIAS - INSTRUMENTO LÚDICO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM NO CENTRO DE ENSINO “ODORICO MENDES” – PINHEIRO – MA
Joaci Ribeiro - Bolsista PIBID - Licenc. em Ciências Naturais (LCN) - Campus Pinheiro / UFMA
Karle Michele Rocha Arouchab - Bolsista PIBID- Licenciatura em Ciências Naturais (LCN) - Campus Pinheiro / UFMA
Eráclito de Souza Argolo - Profº M.Tc/Orientador- Licen. em Ciências Naturais (LCN) - Campus Pinheiro /UFMA
INTRODUÇÃO:
A exploração de práticas científicas aumenta significativamente o interesse dos alunos, tanto na atividade experimental como na compreensão dos fenômenos em estudo (JÚNIOR et al., 2004).
Segundo Lopes (2003), mais importante que o próprio resultado são os processos envolvidos nas diversas etapas de uma investigação. A autora relata que é essencial a criação de espaços onde os estudantes descubram e desenvolvam suas habilidades, buscando caminhos e gerando inovação.
De acordo com Barcelos et al. (2010) o ensino por projetos implica um olhar diferente do docente em relação ao aluno, sobre seu próprio trabalho e sobre o rendimento escolar. A realização de Feiras de Ciências em uma escola ou comunidade traz benefícios para alunos e professores e mudanças positivas no trabalho em ciências (HARTMANN; ZIMMERMANN, 2009).
A Feira de Ciências, objeto de estudo deste trabalho, foi desenvolvida em uma parceria entre a universidade (bolsistas do PIBID/LCN - Campus Pinheiro - UFMA) e escola estadual Centro de Ensino “Odorico Mendes” (alunos, professores e comunidade escolar) em Pinheiro - Maranhão, como uma alternativa para o ensino de Ciências buscando o desenvolvimento do pensamento crítico e do espírito autônomo dos alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar ações voltadas ao desenvolvimento do espírito investigativo e autônomo dos alunos para produção de conhecimentos, despertando o interesse destes pela investigação científica, desenvolvendo o senso crítico e cooperativo e promovendo a interação comunidade – escola.
MÉTODOS:
A I Feira de Ciências realizada na escola Centro de Ensino “Odorico Mendes” foi resultado do empenho da equipe do PIBID/LCN e dos alunos, professores e comunidade escolar. A temática escolhida foi “Vida e Saúde”, visto que o trabalho a ser mostrado na feira deveria refletir o assunto estudado em sala de aula. O trabalho foi dividido em subtemas e por séries, sendo que esta equipe e os alunos do 8º ano dos turnos matutino e vespertino trabalharam com o subtema: sistemas.
Os professores, alunos e equipe do PIBID/LCN desenvolveram o projeto de acordo com as seguintes etapas:
1. Preparação dos alunos em reuniões no campus da universidade e em sala de aula com a equipe do PIBID/LCN e os professores, debatendo os conteúdos voltados para os seguintes subtemas: sistema nervoso, circulatório, digestório, respiratório e esquelético;
2. Produção de artefatos lúdicos para auxiliá-los na exposição dos subtemas para toda a comunidade: escolar e local;
3. Organização da escola para o evento pelos alunos e supervisionada pela equipe do PIBID/LCN e os professores;
4. Apresentação da I Feira de Ciências com a exposição dos subtemas;
5. Avaliação do projeto através da visitação aos estandes pela equipe do PIBID/LCN e os professores e pela aplicação de questionários em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos do 8º ano apresentaram os subtemas com domínio de conteúdo. Os alunos foram avaliados durante a preparação, organização e apresentação da Feira de Ciências. A participação da comunidade visitante estimulou a troca de conhecimento no decorrer da exposição da Feira de Ciências, a qual foi observada pela equipe do PIBID/LCN e os professores. O uso de artefatos lúdicos confeccionados pelos alunos facilitou a exposição do conteúdo. As ações praticadas antes da efetivação do projeto, as discussões acerca dos subtemas, foram essenciais para o bom desempenho dos alunos e demonstração de sua autonomia analisando-se a explanação dos assuntos trabalhados. A participação da comunidade escolar foi fundamental para alcançar o objetivo da escola enquanto agente de propagação do conhecimento e de agregação da sociedade. A mostra científica proporcionou aos participantes do PIBID/LCN uma interação com toda a comunidade. Através da aplicação dos questionários em sala de aula notou-se a melhoria na assimilação do conhecimento em relação aos subtemas trabalhados. A I Feira de Ciências “Vida e Saúde” teve ampla cobertura da imprensa local a qual foi de grande importância para a divulgação do evento e demonstrar o valor dessas iniciativas para a sociedade.
CONCLUSÕES:
Considerado o objetivo proposto, a Feira de Ciências do Centro de Ensino “Odorico Mendes” proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar uma experiência diferente do cotidiano escolar. Através da inspeção aos estandes observou-se o espírito de autonomia dos alunos durante a explanação dos subtemas e o diálogo com os visitantes. Por meio das avaliações já mencionadas pode-se dizer que foi alcançado o objetivo deste projeto ressaltando-se o entusiasmo dos professores em dar continuidade a esta ideia nos anos letivos seguintes. A equipe do PIBID/LCN acrescentou experiência didática, espírito de autonomia, de cooperação, critérios para avaliação e responsabilidade que contribuíram para sua formação acadêmica, profissional e pessoal.
Palavras-chave: Mostra Científica, Vida e Saúde, Artefatos Lúdicos.