65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
COLEÇÃO GENÔMICA DE ESPÉCIES DA FAMÍLIA LEGUMINOSAE DEPOSITADAS NO HERBÁRIO DARDANO DE ANDRADE LIMA (MOSS - UFERSA).
Marcicleide Lima do Espírito Santo - Profa. Dra. – Depto. de Ciências Vegetais – UFERSA
Mara Thais de Oliveira Silva - Depto. de Ciência Animais - UFERSA
Mara Andrade Colares Maia - Depto. de Ciência Animais - UFERSA
INTRODUÇÃO:
A formação de coleções genômicas a partir de espécimes herborizados tem sido cada vez mais utilizada em estudos filogenéticos moleculares. As leguminosas apresentam diversidade florística na caatinga representada por 293 espécies pertencentes a 77 gêneros. O Herbário Dardano de Andrade Lima (MOSS) possui uma coleção de mais de 13000 exemplares da flora do Nordeste brasileiro, as espécies da família leguminosa compreendem 2460 exemplares distribuídos em 58 gêneros, principalmente do Rio Grande do Norte.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo construir a coleção genômica de espécies de leguminosas depositadas no Herbário MOSS.
MÉTODOS:
Foram obtidas folhas de 30 espécies de leguminosas herborizadas, com diferentes datas de coleta e depositadas no Herbário Dardano de Andrade Lima – MOSS (UFERSA), apenas as que permitiam a coleta de 20 a 200mg sem dano ao material para obtenção do DNA total. O protocolo possui tampão de extração com CTAB 2% e PVP 1%, e precipitação do DNA em Acetato de sódio 2,5M. O DNA obtido foi quantificado em espectrofotômetro. Foram submetidas a validação das amostras de DNA com maiores concentrações através de amplificação com o primer OPA10.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Obtiveram-se DNA em todas as amostras, com variação na quantidade e qualidade. O tempo de herborização não influenciou diretamente na quantidade de DNA extraído. A qualidade do DNA foi influenciada pelas condições de conservação do material herborizado, bem como, pelos metabólicos secundários presentes nas amostras. As maiores concentrações de DNA foram obtidas em: Bocoa mollis (1978) 363 ng/uL, Senna macrantera (1991) 157 ng/uL, Cenostigma gardinerianum (1981) 144 ng/uL e Bauhinia pentandra (2010) 88 ng/uL; e os menores em: Piptadenias tipulacea (2010) 0,5ng/uL, Cassis calycioides (1979) 0,9 ng/uL e Parkinsonia aculeata (1992) 1,1 ng/uL, entre parênteses o ano de coleta. Todas as amostras testadas amplificaram com o primer OPA10 demonstrando que o DNA possui qualidade para futuros estudos de diversidade genética.
CONCLUSÕES:
Foi possível a formação da coleção genômica contendo 30 diferentes espécies de leguminosas e que podem servir de base para futuros estudos filogenéticos.
Palavras-chave: Genoma estrutural, Herbário MOSS, Leguminosae.