65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE BIODIESEL PROVENIENTE DO ÓLEO DE BABAÇU.
Eduardo Martins de Oliveira Neto - Lic.Química - Instituto Federal do Piauí - IFPI
Antonio Wandreson Bitencourt Medeiros - Lic.Química - Instituto Federal do Piauí - IFPI
Francisco Wualisson Uchôa Melo - Lic.Química - Instituto Federal do Piauí - IFPI
Jeisa Farias de Sousa Santana - Lic.Química - Instituto Federal do Piauí - IFPI
Thais Cardozo de Araújo - Lic.Química - Instituto Federal do Piauí - IFPI
Haroldo Luis Sousa Neres - Prof. Msc./Orientador - Instituto Federal do Piauí - IFPI
INTRODUÇÃO:
O cocó babaçu (Orbignya martiniana) é uma espécie vegetal que pertence à família das palmáceas e de grande ocorrência no Estado do Maranhão, seguido do Piauí e Ceará. O óleo de babaçu é extraído da amêndoa de seus frutos, que corresponde em média de 60 a 68% de seu peso em gramas (SINOPA, 2004). Em relação aos aspectos físico-químicos, o óleo de babaçu apresentou ótimas qualidades para produção do biodiesel, assim há valorização do óleo regional, fazendo com que melhore a qualidade de vida da população local. O biodiesel é uma mistura de ésteres monoalquílicos de ácidos graxos, normalmente obtido pela reação de transesterificação de óleos vegetais e gorduras animais conhecidos como Biomassa (Suarez e cols., 2007). Formados por ácidos graxos saturados: palmítico, láurico, entre outros, os triglicerídeos constitui totalmente o biodiesel de babaçu. Esse trabalho mostra a produção do biodiesel a partir do óleo de babaçu encontrado no comércio local, onde foram analisadas as suas propriedades físico-químicas. Os resultados foram comparados com as especificações e os limites permitidos do biodiesel puro (B-100) dadas pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo a obtenção do biodiesel através de óleo vegetal de babaçu encontrado no comercio local, usando a reação de transesterificação com álcool metílico, fazer as analises físico-químicas e comparar com os valores limites permitidos dados pelos Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
MÉTODOS:
O biodiesel desse trabalho foi obtido pela reação de transesterificação e foram analisados suas propriedades físico-químicas. O álcool metílico e o hidróxido de sódio utilizados na reação foram de pureza analítica. O óleo de babaçu refinado foi adquirido no comércio local. A reação de transesterificação foi realizada utilizando-se 200g de óleo de babaçu refinado, 75ml de metanol e 2g de NaOH. A mistura ficou sob agitação à temperatura ambiente por um período de 60 minutos. Esta mistura foi transferida para um funil de separação de 500 ml, para separação dos ésteres (fase superior) da glicerina (fase inferior). A fase superior foi lavada com água destilada para retirada das impurezas e posteriormente aquecida à 120 °C para secagem dos ésteres (biodiesel). Logo após, foram analisadas as suas propriedades físico-químicas, para comparar com os limites permitidos do biodiesel puro (B-100), de acordo com a legislação da ANP.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi feito o processo de transesterificação para a obtenção do Biodiesel, e foram analisadas as suas propriedades físico-químicas. Uma dessas propriedades é a viscosidade que pode indicar a ocorrência da reação de transesterificação, pois a conversão de moléculas de triglicerídeos em mono-ésteres alquílicos (biodiesel) resulta em um abaixamento da viscosidade, onde apresentou valores de 4,7 mm2.s-1 a 40 °C demostrando que está no limite da ANP 07/2008, que é de 3,0-6,0 mm2.s-1. As outras propriedades, como, densidade (0,86 g/m³), teor de água (203 ppm), índice de acidez (0,35 mg NaOH/g) e teor de álcool (0,00% massa), observou-se também, que estão dentro dos valores limites permitidos pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que pode proporcionar uma possível utilização deste biocombustível no mercado de energia.
CONCLUSÕES:
Os resultados do biodiesel de babaçu indicam que possui boa estabilidade, e constatou que a viscosidade, densidade, teor de água, índice de acidez e o álcool utilizado estão nos limites da ANP, esse conjunto de resultados confere ao biodiesel de babaçu obtido nesse trabalho, um grande potencial para a sua utilização como biocombustível e qualificando o óleo de babaçu do comercio local como uma importante matriz energética. Assim gerando mais renda para a população local.
Palavras-chave: Obtenção de biodiesel, biodiesel babaçu, Caracterização físico-químicas.