65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE TRÊS ESPÉCIES DE EUPHORBIA SOB INFLUÊNCIA DE LUZ E TEMPERATURA
Ivanildo Claudino da Silva - Graduando em Agronomia, bolsista PIBIC, CECA/UFAL
Vicente Mota da Silva - Graduando em Agronomia, bolsista PIBIC, CECA/UFAL
Débora Teresa da Rocha Gomes Ferreira - Doutoranda em Proteção de Plantas, CECA/UFAL
Vilma Marques Ferreira - Profa. Dra./Orientadora - CECA/UFAL
João Correia de Araújo Neto - Prof. Dr, CECA/UFAL
Renan Cantalice de Souza - Prof. Dr, CECA/UFAL
INTRODUÇÃO:
As plantas daninhas estão entre os principais fatores bióticos de influência nos agroecossistemas, as quais competem com as culturas por luz, água, nutrientes e espaço, reduzindo a produtividade e qualidade da colheita. Atualmente, existe a necessidade de se obterem informações sobre a germinação de plantas daninhas presentes na cultura da cana-de-açúcar, principalmente aquelas encontradas no sistema de colheita mecanizada, onde plantas que não eram relatadas como problemas passam a ter grande importância em relação à infestação devido à mudança de fatores como: luz e temperatura. Pouco se conhece sobre as exigências dessas sementes quanto aos efeitos da temperatura e da luz para a germinação, sendo de grande importância o entendimento do assunto. Existe uma temperatura ótima na qual a germinação se realiza mais rápida e eficientemente, variando entre as diferentes espécies, existindo também sementes sensíveis à luz, que germinam bem na sua presença, e outras que a germinação é desencadeada somente no escuro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo estudar os efeitos dos fatores temperatura e luz na germinação das sementes de três espécies daninhas à cultura da cana-de-açúcar, pertencentes ao gênero Euphorbia.
MÉTODOS:
Inicialmente foi realizado um levantamento das espécies daninhas ocorrentes nos canaviais alagoanos, através de observações em campo e consulta a unidades produtoras. Identificadas as mais importantes, em termos de incidência, foram coletadas as sementes para estudos de germinação em laboratório, as quais após limpas foram armazenadas em câmara seca. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes do Centro de Ciências Agrárias (CECA/UFAL). Foram utilizadas três espécies (E. heterophylla, E. hyssopifolia e E. hirta), que foram submetidas à germinação sob diferentes temperaturas (25 e 30ºC), em presença ou ausência de luz, em caixas de germinação (tipo gerbox, transparentes e pretas opacas). Dentro dos gerboxes foram colocadas duas folhas de papel germitest umedecidas com água destilada, onde foram colocadas as sementes. Em seguida, foram levadas à câmara de germinação. O experimento foi conduzido sob delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x2x2, com quatro repetições de 25 sementes, cada. Foi realizada a contagem diária da germinação para posterior avaliação de porcentagem de germinação. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As sementes de E. heterophylla, apresentaram maior porcentagem de germinação em presença de luz, nas duas temperaturas estudadas. Porém, na ausência de luz, a temperatura de 30ºC promoveu germinação semelhante àquela apresentada na presença de luz. Por outro lado, a temperatura de 25ºC, quando em ausência de luz promoveu redução na porcentagem de germinação desta espécie. Como já descrito, a germinação das sementes de E. heterophylla é, em geral, promovida pela luz (Klein, 1991). As sementes de E. hirta apresentaram porcentagem de germinação relativamente baixa, o que pode indicar que sementes desta espécie são liberadas da planta mãe com diferentes níveis de dormência. Houve interação significativa entre os fatores luz e temperatura, notando-se que a temperatura que promove maior porcentagem de germinação desta espécie depende da condição de luminosidade e vice-versa. Assim, a temperatura de 25ºC promoveu maior germinação na presença de luz, e quando na ausência, a melhor foi a de 30ºC. Para a E. hyssopifolia, a melhor porcentagem de germinação foi à 25ºC, em ambas as condições de luminosidade. O escuro inibiu parcialmente a germinação das sementes desta espécie, indicando que suas sementes apresentam comportamento fotoblástico positivo preferencial.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos pode-se concluir que as sementes de E. heterophylla tem sua germinação favorecida pela luz e este fotoblastismo positivo preferencial é fortemente dependente da temperatura. A temperatura que promove maior porcentagem de germinação de sementes de E. hirta depende da condição de luminosidade e vice-versa. As sementes de E. hyssopifolia exigem temperatura mais amena para a germinação, independente da condição de luminosidade e apresentam fotoblastismo positivo preferencial.
Palavras-chave: Plantas invasoras, Germinação, Fotoblastismo.