65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
RELATOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SER BOLSISTA DO PIBID DE QUÍMICA DA UFT- ARAGUAÍNA
Keliane Macario da Silva - Universidade Federal do Tocantins
Luzia Kelly da Silva Carvalho - Universidade Federal do Tocantins
Joseilson Alves de Paiva - Prof. Dr./Orientador - Universidade Federal do Tocantins
INTRODUÇÃO:
Pesquisas sobre a formação de docentes descrevem que a prática pedagógica do professor iniciante, leva a estruturação do conhecimento profissional e consolida seu pensamento pedagógico. Considera-se, assim, que este, em sua trajetória, deve sempre ter como base a necessidade de construção e formação do conhecimento em função de atividades exercidas na sua região de atuação profissional. Entre alguns dos motivos que se apresentam com fundamentais a formação profissional é exatamente a atividade docente. Pois, neste contexto o iniciante pode aprender em atividades por ele exercida a dinâmica de sala de aula, visando a garantir a legitimidade da profissão, havendo a partir daí uma ampliação tanto qualitativa como quantitativa da sua formação. No contexto das pesquisas educacionais brasileiras, a temática dos saberes docente tem se mostrado uma área um tanto recente, o que vem demandando estudos sobre diferentes enfoques. A realidade existente em uma atuação profissional do docente é exposta em sua totalidade a partir do momento da verdadeira atuação em sala de aula.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar a experiência de dois anos como bolsista PIBID – Química – UFT – Araguaína, enfocando atividades desenvolvidas, metas cumpridas e progresso obtido, nas oficinas aplicadas aos alunos do ensino médio do CEM – Benjamin José de Almeida.
MÉTODOS:
Para esta analise foi utilizado como método o relatos de experiência vivida por bolsistas dentro da sala de aula, do CEM – Benjamin José de Almeida. Durante dois anos foram desenvolvidas diversas atividades junto aos alunos do ensino médio deste referido colégio como: Jogos lúdicos, aulas expositivas, aulas experimentais, apresentação de seminários, aplicação de simulados, questionamento oral, feira de ciência, participação em conselho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Estas atividades contribuíram em muito para a construção da nossa identidade como professores. Pois o que se percebe é que a área da docência dentro da universidade às vezes não condiz muito com a realidade vivenciada dentro da sala de aula, principalmente em redes públicas. O Grupo PIBID teve que enfrentar situações como: não conseguir completar o plano de aula elaborado, deficiência da turma, alunos inseguros em expor respostas, dificuldade em trabalhar conteúdo teórico por desinteresse dos alunos pela a teoria, comportamento dos alunos, estes fatos quando exposto no meio acadêmico universitário logo se é resolvido tomando-se base às teorias pedagógicas, mas em sala de aula a natureza desta vivência não responde a simples teoria pedagógica, pois percebemos que cada sala assim como cada colégio é um universo individual que deve ser avaliado individualmente, cada um com suas características particulares como: Estrutura física do colégio, desempenho acadêmico dos alunos, realidade social, realidade cultural.
CONCLUSÕES:
Portanto conclui-se que desta maneira os bolsistas envolvidos nas atividades do PIBID – Química – UFT, tem a oportunidade da experiência da atividade docente durante sua formação acadêmica, isto hoje se apresenta como uma grande contribuição na formação profissional, não limitando os acadêmicos apenas as atividades dentro da universidade. Podendo assim ter uma formação melhor do seu senso critico além das teorias da educação, e desde já fazendo uma analise no que ele como futuro profissional ira contribuir para a melhora da mesma.
Palavras-chave: Formação docente, Atividade docente, Experiência docente.