65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
FATORES DE RISCO PARA DIABETES MELLITUS EM UMA COMUNIDADE RELIGIOSA DE MUNICÍPIO DO INTERIOR DO MARANHÃO
Roberta Alves da Silva - Curso de Enfermagem – CCSST – Universidade Federal do Maranhão – Imperatriz – MA
Jakeline Araújo Ribeiro - Curso de Enfermagem – CCSST – Universidade Federal do Maranhão – Imperatriz – MA
Raquel Leda de Arruda - Curso de Enfermagem – CCSST – Universidade Federal do Maranhão – Imperatriz – MA
Érica Almeida Nicácio - Curso de Enfermagem – CCSST – Universidade Federal do Maranhão – Imperatriz – MA
Juliana Cristina Soares Lima - Curso de Enfermagem – CCSST – Universidade Federal do Maranhão – Imperatriz – MA
Ana Cristina Pereira de Jesus Costa - Profa. Esp./Orientadora - Curso de Enfermagem – UFMA/CCSST
INTRODUÇÃO:
O Diabetes Mellitus (DM) resultante da deficiência de insulina e/ou da resistência dos tecidos a esse hormônio é considerado como um sério problema de saúde pública com reflexos sociais importantes. Seus fatores de risco consistem em idade maior que 45 anos, sobrepeso, obesidade central, antecedente familiar com diabetes, hipertensão arterial, colesterol e triglicerídeos elevados, história de diabetes gestacional, alimentação desequilibrada e sedentarismo. Assim, seu controle extrapola as ações assistenciais, necessitando práticas de saúde mais abrangentes, a fim de minimizar o aparecimento dos fatores de risco ou reduzir a oportunidade de exposição das pessoas a esses fatores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar os fatores de risco para o Diabetes Mellitus em uma comunidade religiosa de um município do interior do Maranhão.
MÉTODOS:
Trata - se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 29 integrantes de uma comunidade religiosa do interior do Maranhão, durante ações integrantes de Projeto de Pesquisa. A coleta de dados ocorreu em maio de 2012, com aplicação de questionário semi-estruturado, cujas questões estavam relacionadas à alimentação, prática de exercício físico, medicamentos em uso, e tempo do diagnostico do DM. A investigação foi realizada após a autorização do consentimento por escrito do participante, através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Antes de iniciar a entrevista foi realizado teste de glicemia capilar, e realizada ação educativa breve sobre DM. A pesquisa foi realizada pelas discentes do 8º período do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão/CCSST. Os dados foram analisados através da Planilha Eletrônica Microsoft Excel 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Participaram 29 usuários, destes, 75,86% eram do sexo feminino, com faixa etária entre 51 e 83 anos. Em relação à renda familiar, 48,27% possuem de três a quatro salários mínimos. Ao serem questionados sobre o DM em familiares, 27,58% informaram possuir parentes com a doença. 24,14% referem possuir simultaneamente, DM e Hipertensão Arterial. Avaliando isoladamente, 41,38% informaram não ter nenhuma doença, 6,9 % têm diabetes 27,59% tem outras doenças. No que diz respeito ao teste de glicemia, 75,86% já o realizaram pelo menos uma vez. Quanto à realização de atividade física, 75,86% não praticam e 13,80% responderam realizar alguma atividade. Na mensuração da circunferência abdominal observou-se que 6,9% da amostra masculina e 51,72% da amostra feminina estavam acima dos valores de referência, sendo que 31% da amostra não foram informados. Ao teste de glicemia capilar, 27,59% apresentaram glicemia alterada (acima de 126mg/dl) e 41,38% apresentaram valores normais. De acordo com os dados há riscos potenciais ao DM, visto que se observaram alterações nos valores de glicemia capilar, circunferência abdominal e ausência de atividade física.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados expostos é possível constatar a importância da identificação dos fatores de risco para o DM precocemente para a prevenção de complicações desta morbidade. O estudo aponta tendência crescente para a prevalência dos fatores como, idade, sedentarismo, má alimentação e histórico de outras doenças, o que indica a necessidade da participação dos profissionais de saúde na implementação de programas educativos junto aos usuários do estudo, com vistas à promoção da saúde e prevenção de doenças crônico-degenerativas, em particular, o DM.
Palavras-chave: Fatores de risco, Promoção da saúde, Diabetes Mellitus.