65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
COMPOSTOS FENÓLICOS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE IN VITRO DO EXTRATO SECO DO GENGIBRE ( Zingiber officinale )
Maria Márcia Dantas de Sousa - Graduanda em Tecnologia de Aliementos- IFPI
Larissa Lages Rodrigues - Graduanda em Tecnologia em Alimentos- IFPI
Jurandy do Nascimento Silva - Técn. de Laboratorio- IFPI
Alessandro Lima - Prof. Dr./Orientador - IFPI
INTRODUÇÃO:
O gengibre ( Zingiber offinale) é um rizoma que tem um odor aromático, agradável e sabor forte, é comercializado in natura. Popularmente o chá de gengibre é uma de suas formas de consumo mais utilizadas devido as suas propriedades terapêuticas indicados para o tratamento de gripes, tosses e resfriados. O gengibre também apresenta propriedades antioxidantes devido a presença de compostos flavonóides, alcalóides, triterpenos, sesquiterpenos, taninos, carotenóides e compostos fenólicos. Vegetais e especiarias ricas em compostos bioativos, como o gengibre, podem ser empregados como agentes medicinais e ação antioxidante. As substâncias antioxidantes podem apresentar diferentes propriedades de proteção e agem em diversas fases do processo oxidativo, funcionando por diferentes mecanismos, protegendo assim tanto alimentos gordurosos da sua oxidação, como o estresse oxidativo em organismos animais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo quantificar compostos fenólicos e determinar a atividade antioxidante in vitro do gengibre pelos métodos dos radicais ABTS e DPPH
MÉTODOS:
O gengibre obtido na forma, in natura, foi lavado e descascado e homogeneizado utilizando-se um multiprocessador de alimentos. Uma fração da amostra coletada foi submetida ao processo de secagem em estufa a 40°C por 24 horas. A obtenção dos extratos, tanto para o rizoma úmido como seco, foi realizado a partir de 10g de amostra em balança analítica, para obtenção dos extratos aquoso (100 mL de água destilada) etanólico (100 mL de álcool etílico 95% P.A), acetônico (100 mL de acetona P.A.). A determinação dos fenólicos totais foi segundo a metodologia de Swain (1959), sendo adaptada por Lima (2008). Para a verificação da atividade antioxidante, pelo método ABTS usou-se a metodologia descrita por Re et. al. (1999), e os resultados foram expressos em mM de trolox por grama de amostra. A determinação da atividade antioxidante pelo método DPPH foi segundo a metodologia de Blois (1995), adaptado por Brand-willians (1995), e os resultados foram expressos em mM de trolox para o ABTS e EC50 100mL para o DPPH. Para determinação de compostos fenólicos e atividade antioxidante foram utilizados os extratos aquoso, etanólico e acetônico do rizoma seco e todas as análises foram realizadas em triplicata.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O teor de compostos fenólicos totais no gengibre em amostra seca mostrou-se bem elevados, quantificou-se para o extrato aquoso 2 171,79±45 mg GAE/100g, já para o extrato etanólico 249,96±16 mg GAE/100g e destacando-se com maior quantidade de fenólicos extrato acetônico com 2 345± 71 mg GAE/100g . A atividade pelo método ABTS foi expresso em valor de TEAC, que é definido pela concentração de Trolox que apresenta o mesmo percentual de inibição que uma concentração de 1 mM do composto de referência. Assim quanto maior o valor TEAC, mais forte é o potencial antioxidante. Isso foi evidenciando no extrato acetônico com valores de TEAC elevados em todos os tempos avaliados, tendo como destaque o tempo de 30 minutos com o valor de 242,1±0,01 mM de Trolox/g O extrato aquoso foi o que apresentou valores mais baixos em relação ao extrato acetonico com 96,5±0,02 mM de Trolox/g no tempo de 30 minutos. Em relação ao método do DDPH o extrato acetonico foi o que apresentou melhor atividade com valores de EC50 de 7,8g/100 mL, já o extrato aquoso não apresentou boa atividade com 391,8g/100 mL. Quanto menor o valor de EC50 apresentado pelo extrato ,menor quantidade do extrato será necessária para reduzir 50% do radical livre DPPH e maior será a sua atividade antioxidante.
CONCLUSÕES:
O extrato acetônico foi o que mais se destacou em relação aos outros extratos por ter evidenciado maior poder de extração de fenólicos totais, já para a atividade antioxidante, apresentou boa atividade para os dois métodos utilizados. Pelo método ABTS o extrato acetônico que apresentou os maiores valores TEAC e para o DPPH apresentou os menores resultados para o EC50. Podendo-se inferir que o gengibre constitui-se em uma excelente fonte de compostos antioxidantes.
Palavras-chave: compostos bioativos, antioxidantes, rizoma.