65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO ESPAÇO PORTUÁRIO URBANO: A REVITALIZAÇÃO EM CURSO NO CENTRO DA CIDADE DO RECIFE
Cecília Augusta Figueiredo da Rocha - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Raquel Cristina de Albuquerque - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
INTRODUÇÃO:
O Porto do Recife localiza-se no Recife Antigo, Recife-PE. No processo de evolução dos portos a mutabilidade das funções portuárias foi induzida por fatores como as evoluções tecnológicas nos navios, equipamentos, técnicas de armazenagem, transformações do comércio internacional. Como resultado destas mutações, assiste-se a uma concomitante evolução da estrutura, morfologia e extensão dos espaços ocupados por atividades portuárias e complementares. Neste contexto, a relação entre o porto e a cidade do Recife é marcada por uma grande complexidade desde logo imprimida pela tradição histórica que a mesma encerra. Note-se, porém, que de uma relação simbiótica cidade-porto, em que o porto exercia um papel estrutural na organização da cidade e das suas funções, evoluiu-se para uma relação em que a cidade, polarizadora do sistema urbano regional, se autonomiza e assume um carácter economicamente diversificado e funcionalmente complexo. Não obstante esta evolução, o porto mantém-se como ponto de integração da cidade-região em sistemas globais de fluxos materiais e imateriais. Com efeito, à luz de sistematizações teóricas e da análise das evidências empíricas, analisa-se a evolução da relação entre o porto e a cidade do Recife, incidindo nas dimensões funcional, urbanística e econômica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar as mudanças ocorridas e ainda em curso das relações cidade-porto no Recife diante dos processos da globalização através da análise das dimensões funcional, urbanística e económica, assim como da situação produtiva do espaço portuário urbano atual.
MÉTODOS:
Este trabalho é resultado de atividade de pesquisa calcada no levantamento de materiais bibliográficos como livros, estudos acadêmicos sobre o tema, revistas, artigos jornalísticos, assim como fotografias, vídeos e dados secundários colhidos em sites da internet. A partir desse material coletado foi possível fazer uma exploração do tema de maneira a permitir uma maior familiarização e aprofundamento com a problemática estabelecida, contribuindo no aprimoramento de informações que foram de suma importância para elaboração deste trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A relação entre o porto e a cidade do Recife é marcada por uma grande complexidade desde logo imprimida pela tradição histórica que a mesma encerra. No período holandês, o porto era um dos mais desenvolvidos do Brasil. Além do transporte de cargas, vem consolidando-se como local de atracação de importantes cruzeiros marítimos, impulsionando o turismo. Na fase da globalização, a reestruturação do espaço urbano deu-se concomitantemente à evolução das funções portuárias. Nas cidades portuárias, porto e cidade constituem um sistema cujas interações e complementaridades variam no tempo sob influência das dinâmicas produtivas, tecnológicas, sociais e urbanas. Tanto as mudanças nas atividades e infraestruturas portuárias implicam em novos posicionamentos frente ao espaço urbano-portuário, quanto o desenvolvimento e crescimento urbanos também levam à uma nova postura da cidade em relação à presença do porto. Atualmente a definição dos projetos de reconversão dos friches portuários são considerados trunfos estratégicos pelas metrópoles marítimas na competição para atrair eventos, turistas, executivos e investimentos. Frente a isso, em Recife o centro passa por reestruturação espacial, com redefinição das áreas de armazéns em complexos turísticos.
CONCLUSÕES:
O fenômeno da globalização e a evolução dos transportes marítimos comportam novas exigências de modernização para as estruturas dos portos urbanos, que têm vindo a ser objeto de grandes operações de transformação. Estas se assumem como um importante instrumento de renovação e desenvolvimento urbano das cidades portuárias, ao constituírem um estímulo para o desencadear de operações urbanísticas, de maior ou menor dimensão, nos friches portuários, com impactos significativos nas dinâmicas relacionais porto-cidade, na competitividade das cidades portuárias e na revitalização econômica e social das áreas intervencionadas. Em Recife, o projeto de (re)urbanização deverá provocar um importante debate sobre o porto do Recife e sua relação com a cidade por ser uma questão relevante e estratégica do planejamento metropolitano.
Palavras-chave: Globalização, Redefinição do espaço, Relação cidade-porto.