65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 4. Planejamento Urbano e Regional
ESPAÇOS DE USO PÚBLICO NO ALTO SERTÃO ALAGOANO: ESPAÇOS DA SOCIABILIDADE.
Camilla Rodrigues da Silva - Eixo de Tecnologia - Campus do Sertão/ UFAL
Emanuela Torquatro Feitosa - Eixo de Tecnologia - Campus do Sertão/ UFAL
Edivânia Pereira - Eixo de Tecnologia - Campus do Sertão/ UFAL
Kamilla Rayane Brito Souza - Eixo de Tecnologia - Campus do Sertão/ UFAL
Victorino Alexandre Lima Costa - Eixo de Tecnologia - Campus do Sertão/ UFAL
Viviane Regina Costa - Profa. Msc./Orientadora – Eixo de Tecnologia - Campus do Sertão/ UFAL
INTRODUÇÃO:
A cidade, enquanto espaço do convívio e da sociabilidade, é constituída por duas esferas que determinam os limites da vivência entre os cidadãos: a esfera privada e a esfera pública. A rua é o espaço público por excelência, e é no mundo das calçadas onde os vizinhos se encontram, as crianças dão os primeiros passos no relacionamento com o outro - o desconhecido, e é ali onde as fronteiras do público e do privado se delineiam. Nesse espaço, as práticas sociais também se dão da mesma forma. Entretanto, é o espaço da praça o lugar pensado, projetado, desejado para que este seja o coração da cidade, o lugar que atrai e para onde convergem os fluxos. É o espaço da democracia onde os limites do privado parecem fundir-se um ao outro e onde, de fato, as vozes do público se fazem ecoar. Na cidade de Delmiro Gouveia/AL, as praças são estes pequenos núcleos urbanos que fazem pulsar vida em seu espaço. Posto isto, a proposta deste projeto é de fazer um levantamento sobre os espaços de uso público da cidade, especialmente as praças, destacando suas configurações e significados na construção da vida e da sociabilidade da população sertaneja.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do projeto é de construir um quadro sobre os espaços de uso público na cidade de Delmiro Gouveia/AL, enfatizando sua morfologia, inserção no espaço citadino, importância para a construção da sociabilidade e contribuir para o apontamento de novas intervenções nos espaços já consolidados.
MÉTODOS:
As atividades do projeto foram desenvolvidas em três etapas distintas: discussão teórica, construção de um diagnóstico e elaboração de propostas de intervenção. A discussão teórica teve como temas o espaço público, morfologia urbana e sociabilidade em centros urbanos. Como elemento de análise desta pesquisa, foi estudado o canteiro central da Avenida Antônio José da Costa, localizada no Bairro Novo. A escolha deste elemento justifica-se pela grande potencialidade que espaço possui e que não tem sido aproveitada no cotidiano da população sertaneja. A segunda etapa, caracterizada pela elaboração de um diagnóstico, foi subdividida em duas fases. A primeira fase corresponde a uma descrição física do espaço do canteiro e a segunda fase, também como parte da elaboração do diagnóstico, constituiu uma caracterização socioeconômico e cultural da vida da feira. A terceira etapa teve como atividade a elaboração de propostas que podem auxiliar numa possível intervenção.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O canteiro central do Bairro novo, objeto de estudo e intervenção tem uma forma linear e prolonga-se sobre a via principal do bairro - Avenida Antônio José da Costa. Por estar inserido numa via, este espaço apresenta-se dividido em quatro partes, uma vez que todo o canteiro é cortado por pequenos espaços de vias que correspondem aos espaços para retorno e cruzamento das vias. Não existe no lugar placas que indiquem o nome das ruas transversais, ou com outro tipo de informação. Um dos pontos deficientes é a falta de equipamentos urbanos tipo bancos, ou pista de Cooper que possibilitem o uso do espaço pelos moradores próximos. Uma grande potencialidade observada foi a capacidade deste espaço em transformar-se em um grande espaço de lazer para a população. As necessidades destacadas pela população entrevistada foram: espaço para crianças, pista para prática de caminhada e esportes, espaços de convivência, tipo mesas e bancos. Com base nessas informações foi possível criar uma proposta de um espaço de convívio, lazer e sociabilidade no formato de uma praça onde atendessem as necessidades de todos os moradores do bairro.
CONCLUSÕES:
O projeto alcançou o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica da realidade social na tentativa de despertar o olhar dos alunos na área da tecnologia para o aspecto mais humano da sociedade, uma vez que todas as atividades buscaram respeitar as realidades culturais e sociais, contribuindo para a transformação de uma dada realidade, aumentando a qualidade de vida. Na proposta de transformar o espaço físico, com o auxílio da tecnologia e dos conhecimentos de produção de novos lugares e novos produtos, o olhar de cuidado aos sentidos e significados existentes foi fortemente demarcado na relação com o lugar, esse foi um dos instrumentos norteadores das práticas no desenvolvimento do projeto. Com isso, percebemos que este grande espaço em potencialidade não tem desempenhado seu papel aglutinador e convergente de fluxos, uma vez que a falta de estrutura faz com que os moradores das margens do canteiro utilizem apenas as laterais, ou seja, suas próprias calçadas.
Palavras-chave: Espaço de uso público, Morfologia urbana, Sociabilidade.