65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO
Cyntia Souza Correia - Licenciando em Química – PIBID/UFF
Fernanda Souza Pinto - Licenciando em Química – PIBID/UFF
Marcos André Ferreira de Araujo Santos - Licenciando em Química – PIBID/UFF
Márcia Narcizo Borges - Profa. Dra./Orientadora – Depto. Química Orgânica – UFF
Denise Fernanda Rodrigues - Profa./Orientadora – Colégio Estadual Manuel de Abreu
INTRODUÇÃO:
Uma grande parte dos alunos do ensino médio vê a química como uma disciplina abstrata e desvinculada da realidade, o que resulta na dificuldade do aprendizado. A falta de atividades práticas e a ênfase na transmissão de conteúdos contribuem muito para isso. Neste contexto o uso de experimentos no ensino da química é uma valiosa ferramenta que contribui na explicação, problematização, integração e construção dos conceitos de ciências nos alunos, criando possibilidade de formar cidadãos critico-reflexivos.
O Subprojeto de Química do PIBID UFF 2009 tem o intuito de fortalecer o ensino de Química no C.E. Manuel de Abreu, melhorando a formação inicial e continuada de licenciandos e professores de Química que atuam nessa escola.
Diante do convite ao C.E. Manuel de Abreu para participar da Semana de Química 2012 em um colégio da rede estadual de Niterói, RJ. A equipe de licenciandos de Química do PIBID estimulada pela comunidade escolar, organizou uma série de experimentos para serem apresentados pelos alunos do colégio, que estavam interessados em aprender através da experimentação e compartilhar com os pares esse conhecimento, realizando uma ação de divulgação científica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Organizar e orientar alunos do ensino médio a realizar atividades experimentais de divulgação da Química, oportunizando aos alunos de licenciatura em Química um ambiente de estímulo à docência, através da troca de experiências com estudantes e professores que atuam no Colégio Estadual Manuel de Abreu.
MÉTODOS:
Na primeira etapa do trabalho os bolsistas do PIBID foram orientados a pesquisar e selecionar seis experimentos que seriam executados e demonstrados pelos alunos do C.E. Manuel de Abreu. Os experimentos deveriam ser aplicáveis ao conteúdo do ensino médio, de fácil entendimento, além de serem de baixo custo, seguros e de simples execução. Os conceitos nas atividades selecionadas envolviam o emprego atual dos polímeros, propriedades químicas das interações intermoleculares, densidade, solubilidade, reação de oxirredução, ácidos e bases, além das propriedades dos fluidos não newtonianos. Em um segundo momento, os bolsistas reuniram os alunos já divididos em quatro grupos conforme suas séries, para orientá-los como seria o trabalho, incluindo explicações teóricas sobre os conceitos envolvidos. Os alunos pesquisaram mais sobre os temas e durante a Semana de Química realizaram os experimentos atuando como problematizadores e provocadores da curiosidade ao demonstrarem as experiências.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A Semana de Química foi realizada em outubro de 2012, no Colégio Estadual Nilo Peçanha localizado em Niterói, Rio de Janeiro. O trabalho despertou grande mobilização da comunidade escolar para viabilizar todo o projeto: desde a disponibilidade do espaço físico (a escola não tem laboratório) ao estímulo da participação dos alunos e professores.
Os alunos do C.E. Manuel de Abreu manifestaram grande interesse, ao total se inscreveram 34 voluntários, envolvendo todas as séries, para participarem da execução dos experimentos. Na Semana de Química 2012 do Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha, o público que em sua maioria eram os alunos da rede pública de ensino, assistiram as atividades experimentais e demostraram curiosidade em relação aos assuntos abordados, participaram ativamente fazendo perguntas e expressando suas opiniões, principalmente porque os temas estavam articulados ao cotidiano dos alunos. A participação efetiva dos alunos nas atividades desenvolvidas ao longo do trabalho despertou neles o interesse pela ciência, facilitando assim o aprendizado de conteúdos gerais e específicos que puderam se aprofundados num contexto mais dinâmico. O trabalho permitiu que os bolsistas PIBID participassem de novas experiências metodológicas e tivessem uma maior interação com os alunos.
CONCLUSÕES:
Em função das atividades executadas várias questões foram discutidas e isso fez com que os alunos refletissem sobre o que eles pesquisaram, viram e realizaram com relação aos experimentos. A partir da reação do público, dos alunos que executaram a atividade, dos professores e licenciandos em química, foi possível concluir que o objetivo do trabalho foi alcançado.
Devido à falta de infraestrutura e a carência de um ambiente cientifico nas escolas, a divulgação científica torna-se fundamental para a popularização da ciência. E o presente trabalho buscou integrar, entreter e interagir com a informação aplicando-as no dia a dia e popularizando a Química bem como a Ciência. O conhecimento foi construído de forma integradora e interativa, dessa forma, a experimentação em química facilita significativamente na compreensão do conteúdo e no despertar cientifico dos alunos. Com pouco mais de um mês os resultados preliminares obtidos motivaram o grupo de bolsistas do PIBID Química a exercer a prática docente não tradicional.
Palavras-chave: divulgação cientifica, experimentos no ensino de Química, formação de professores.