65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DOS DESEJOS DOS ESTUDANTES
Aldenir Farias da Fonseca - Universidade Federal de Pernambuco
Ivanilde Alves Monteiro - Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
A formação inicial de professores, nos últimos anos, vem sendo alvo de diversos debates e estudos que atribuem à mesma, um papel importante na busca por uma educação de qualidade. Autores como Liibâneo (2005), Nóvoa (2009), Pimenta (1999), dentre outros, veem esta, como o caminho possível e imprescindível para a construção de uma nova identidade profissional docente, que atenda as demandas da sociedade atual. Neste sentido, acreditamos que a formação inicial de professores deve ser investigada para além de currículos, saberes, profissionalização, devendo-se também levar em consideração as questões individuais e subjetivas dos sujeitos envolvidos neste processo contínuo de formação, incluindo-se aí o desejo. A escolha de tal objeto de estudo se deu pelo fato de ser o desejo, um fator preponderante nas ações humanas a partir de estudos de autores como Chauí (1990-2000), Queiroz (2000), Novais (1990), dentre outros. Deste modo investigar os fatores da e na formação inicial que influenciam o desejo de desistência e permanência se mostra relevante afim elencarmos outros elementos que possam contribuir para um repensar crítico e construtivo do processo de formação inicial, tendo em vista que a (re) construção da identidade profissional faz parte deste processo formativo
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar os fatores que influenciam para a construção do desejo de permanência e desistência no Curso de Pedagogia da UFPE (currículo 1322) no sentido de contribuir para a busca da qualidade da formação inicial enquanto lócus da construção da identidade profissional docente.
MÉTODOS:
O Estudo realizado é de natureza qualitativa por se considerar que a abordagem qualitativa é uma forma de focalizar as interações humanas entendendo sua complexidade, que possui um plano aberto e flexível de acordo com Ludke e André (1986). A pesquisa adotou como campo de pesquisa o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, por ser o lócus do Curso de Pedagogia. Os sujeitos foram 40 alunos do referido curso, obedecendo aos seguintes critérios: estar matriculado e cursando o referido curso a partir do 4° período, e desejar participar da investigação. A coleta se deu por meio de entrevista semi-estruturada e foi realizada nos turnos diurnos e noturnos. A análise dos dados foi realizada a luz dos autores estudados ao longo do percurso.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos sujeitos investigados, 60% afirmam sentir desejo de desistir do curso, apontando como fatores responsáveis: O Estágio supervisionado, duração do curso, disciplinas repetitivas, e exigência demasiada do curso. Tal dado demonstra certa insatisfação dos sujeitos com alguns elementos da formação inicial, principalmente com relação ao modo como o currículo vem sendo organizado o que é reafirmado pelos estudos de Pimenta e Lima (2011), quando afirmam: “os currículos de formação têm-se constituído em um aglomerado de disciplinas isoladas entre si, sem qualquer explicitação de seus nexos com a realidade que lhes deu origem” (p.33). Chamou-nos atenção o fato de que a maioria dos entrevistados que expressaram o desejo de desistir do curso continuam no processo de formação inicial onde: 65% permanecem pelo desejo de obter o diploma superior, 15% pela dificuldade em passar em outro vestibular, 10 % por acreditar que o curso ia melhorar e 10% pela beleza na missão do educador. Podemos notar que maioria dos sujeitos permanece no curso em função da aquisição de um diploma de curso superior já que “o acesso ao ensino superior está historicamente relacionado ao alcance e manutenção de privilégios” (QUEIROZ, 2004, p. 1).
CONCLUSÕES:
Os dados coletados e discutidos aqui se mostram relevantes, na medida em que nos possibilita a reflexão de alguns aspectos da formação inicial dos futuros pedagogos, principalmente no que diz respeito aos fatores citados como responsáveis pelo desejo de desistência, majoritariamente ligados à fatores relacionados com currículo. E nos leva a um repensar critico destes elementos, vindo reafirmar a importância da formação inicial de professores ser um espaço que favoreça a construção de uma identidade profissional docente desejante, através de experiências significativas, que possibilite aos sujeitos envolvidos neste processo, estabelecerem relações entre sua formação e sua futura profissão.
Palavras-chave: Formação, Desejo, Identidade.