65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DE HÍBRIDOS PUTATIVOS ORIUNDOS DO CRUZAMENTO DE GENÓTIPOS DE MARACUJÁ MELÃO( Passiflora quadrangularis ) E MARACUJÁ DO MATO( Passiflora cincinnata)
Flávio Flôres Britto - Mestre em Fitotecnia-UESB/BA
Valcimar Dias Libarino - Graduando em Agronomia- UESB/BA
Francis Almeida Silva - Graduando em Agronomia- UESB/BA
Camila Carvalho Alves - Graduanda em Biotecnologia-UESB/BA
Eliane Mariza Dortas Maffei - Profª. Drª./Orientadora- Depto. De Ciências Naturais-UESB/BA
Claudio Lúcio Fernandes Amaral - Prof.Dr./ Orientador –Depto. De Ciências Biológicas-UESB/BA
INTRODUÇÃO:
A hibridação entre genótipos silvestres de Passiflora é atraente, para o melhoramento de espécies que podem se tornar comerciais como alimento. Além disso, pode ser uma forma de conservação do material genético, tendo em vista que algumas espécies silvestres, podem ser usadas como genitoras e mantidas em campos experimentais. Em Passiflora cincinnata Mast., por ser silvestre, há indivíduos tolerantes a doenças e namatóides considerados potencialmente importantes para uso como porta-enxerto, sendo considerada uma boa espécie para trabalhos visando o melhoramento genético do gênero Passiflora. Diversas técnicas podem ser utilizadas para identificação de híbridos, desde aquelas baseadas em caracteres morfológicos, que são mais simples e requerem um menor custo, até as que envolvem análises em nível molecular como o uso de marcadores (OLIVEIRA e outros, 2000). Em casos como os de genótipos híbridos, a confirmação da fecundação cruzada pode ser feita por meio de características de natureza dominante e de fácil visualização, que sejam contrastantes entre as espécies envolvidas (genes marcadores).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo verificar a ocorrência da fecundação cruzada em híbridos interespecíficos F1 obtidos por meio do cruzamento P. cincinnata Mast. x P. quadrangularis Linn., utilizando caracteres morfológicos.
MÉTODOS:
Foram avaliados 13 descritores morfológicos, sendo nove qualitativos e quatro quantitativos. Os descritores avaliados fazem parte da lista utilizada para o registro e proteção de cultivares de maracujazeiro, elaborado pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nesta lista contam características de Passiflora contendo descritores, relacionados a características qualitativas e quantitativas. Para as análises foram escolhidas 10 folhas, além dos ramos do caule. Utilizou-se paquímetro digital para as medições. Analisou-se as seguintes características morfológicas: coloração do ramo do caule, forma do limbo foliar, divisão do limbo foliar, comprimento do limbo foliar,largura do limbo foliar, sinus no limbo, profundidade do sinus no limbo foliar, bulado no limbo foliar, pilosidade no limbo foliar, comprimento de pecíolo; posição de nectário no pecíolo; coloração verde do limbo, largura máxima do lóbulo terminal-LMLT. Devido ao interesse na identificação de aspectos indicadores da formação de híbridos, foram avaliadas características vegetativas caulinares e foliares.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As características qualitativas e quantitativas dos ramos e das folhas dos híbridos putativos revelaram semelhanças com os parentais. A ausência de bulado e pilosidade foliar é observada em todos os indivíduos investigados assim como nos genótipos de Passiflora cincinnata e Passiflora quadrangularis.. Com relação aos valores das características quantitativas, as médias da largura máxima do lóbulo terminal e do comprimento do pecíolo dos híbridos putativos analisados foram semelhantes aos genótipos de Passilfora cincinnata. Porém as médias dos híbridos putativos 07 e 20 para o comprimento do limbo foliar foram superiores as médias do P. cincinnata estando próximo aos valores observados nos indivíduos P. quadrangularis. A largura do limbo foliar dos híbridos putativos 09, 11, 13 e 20 foram semelhantes aos genitores P. quadrangularis. Os descritores morfológicos são exigidos para o registro e proteção de cultivares sendo definidos pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares(SNPC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA). Os dados que aproximam os híbridos putativos do genitor masculino P. quadrangularis apontam ocorrência da hibridação.
CONCLUSÕES:
Houve diferença morfológica dos híbridos putativos e os parentais, bem como semelhança entre essas progênies e o genitor masculino P. quadrangularis.
Palavras-chave: hibridação, caracteres, descritores.