65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DA EJA EM RELAÇÃO AO PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE DE ENSINO NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
Adriana Brito Marques - Graduanda em Pedagogia
José Jackson Reis dos Santos - Prof.Dr./ Depart. de Filosofia e Ciências Humanas,UESB
INTRODUÇÃO:
O censo de 2000 (IBGE) já indicava, na Educação de Jovens e Adultos, uma parcela de aproximadamente três milhões de estudantes, sendo que, desse total, cerca de 79% são jovens, o que caracteriza um novo perfil de alunado. A principal preocupação relacionada aos dados é que a presença deste contingente de jovens se apresenta como novidade nesta modalidade de ensino e exige que se pense sobre formas de lidar, para além dos conceitos da facilidade e redução de tempo na conclusão do curso e obtenção do certificado. Uma primeira consideração deve ser a de reconhecer este jovem como um sujeito, cuja história não é a mesma de outros jovens da mesma idade, que estão ingressando num nível superior de escolaridade ou buscando cursos de especialização profissional para acessar ou se aprimorar para o mercado de trabalho. Este jovem, pertencente ao mundo do trabalho, ou do desemprego, como é mais comum, incorpora-se ao curso da EJA, objetivando, na maioria das vezes, concluir etapas de sua escolaridade para buscar melhores ofertas do mercado de trabalho por sua inserção no mundo letrado. “Desta forma, assemelha-se ao adulto que sempre buscou este tipo de curso para sua formação, mas diferencia-se dele em suas condições biológicas e psicológicas (FERRARI; AMARAL, p.2,2009)”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar quais são as perspectivas profissionais de discentes da EJA do ensino médio em relação ao processo educativo.
MÉTODOS:
Os dados da pesquisa foram construídos, no ano de 2012, por meio de questionários realizados com 28 estudantes da modalidade da EJA, que se encontravam cursando o III Tempo Formativo (Ensino Médio), nos eixos temáticos IV (Linguagens e Ciências Humanas) e VII ( Ciências da Natureza e Exatas). Foram realizadas 16 perguntas que puderam ser categorizadas em 4 grupos (Características, Formação, Profissão e Renda e Expectativa dos alunos). Os dados foram organizados por meio da técnica da análise de conteúdo, tomando como referência, ainda, o diálogo com diferentes autores que estudam a temática em questão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O maior número de alunos se encontra na faixa etária de 30 a 39 anos (35,7%), sendo que, entre 50 e 59 anos, foi encontrado apenas um aluno. Dos 28 alunos pesquisados, 14 (50%) são do sexo masculino e 14 (50%) são do sexo feminino. A relação de solteiros (60,7%) foi maior em comparação aos casados (39,2%), indicando, possivelmente, que a superioridade quantitativa dos primeiros deve-se a menor responsabilidade em sustentar família. Entre os 28 alunos entrevistados, 11 (39,2%) não têm filhos, apontando que, apesar de uma boa parte não ter cônjuge, existe responsabilidade filial. A maioria (53,5%) ficou entre 1 e 5 anos sem estudar. Cerca de 72% (20) dos educandos da EJA tiveram seus estudos acelerados antes de ingressar na EJA do ensino médio. Averiguou-se que a maioria dos discentes, 22 (78,5%) realizam leituras com frequência. Quanto à profissão, a maioria dos discentes trabalha em serviço ou profissão, que não exige grau de escolaridade elevado ou permite grau de escolaridade baixo. A razão que levou os estudantes a cursar a modalidade da EJA foi mensurada, tendo como resultado a busca de melhor emprego e melhor salário/renda (35%) superior as demais motivações como desejo de continuar os estudos no ensino superior (29%).
CONCLUSÕES:
As perspectivas dos estudantes da EJA, em geral, dizem respeito a duas questões principais, a saber: alcançar melhor emprego e, consequentemente, melhor salário. E ainda: realizar um curso superior, o que demonstra interesse em continuar os estudos e, de outro modo, uma tentativa de permanecer estudando, face às demandas apresentadas pela sociedade atual. Para os pesquisados, a escola é fundamental, nesse processo, uma vez que continua sendo uma alternativa para sua mobilidade social.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Escolaridade, Emprego.