65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
MÁGICA, MATEMÁTICA E O ENSINO
Elyza Matutynna de Queiroz Santos - Discente do curso de Lic. em Matemática - Univ. Fed. Rural de PE - UFRPE
Isabelly Amazonas de Almeida - Discente do curso de Lic. em Matemática - Univ. Fed. Rural de PE - UFRPE
Anete Soares Cavalcanti - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Matemática, Univ. Fed. Rural de PE - UFRPE
INTRODUÇÃO:
Muitas pessoas tem medo da Matemática. E atribuem a ela, o mito de ciência extremamente difícil, sem grandes atrativos, além de ser hermética. E a postura que o professor adota, bem como as metodologias utilizadas por ele podem ajudar no combate ou mesmo reforçar esta visão. Segundo Ilydio Pereira Sá [1] atividades lúdicas, jogos, desafios e similares, se desenvolvidos adequadamente, podem contribuir no processo de ensino/aprendizado da Matemática.
Embasados nesta ideia, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da área de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE desenvolveram uma sequência de atividades que utilizam a mágica como instrumento auxiliador nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Estas atividades foram aplicadas na Escola Estadual Lions de Parnamirim, localizada no bairro de Dois Irmãos em Recife/PE, com os alunos do Ensino Médio, maio de 2011. E um dos resultados foi a criação e ministração da oficina “A Mágica na Matemática”, que é o objeto deste resumo. Esta oficina foi ministrada durante a X Semana de Matemática, em novembro de 2011 na UFRPE.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar a experiência e resultados obtidos com a aplicação da oficina “ A Mágica na Matemática”.
MÉTODOS:
A oficina teve a duração de 4 horas, divididas em dois dias.
No primeiro momento, foram apresentadas mágicas envolvendo propriedades algébricas e geométricas para os participantes da oficina e solicitada a colaboração de alguns deles nas mágicas, tornando as atividades mais dinâmicas. Posteriormente, divididos em grupos de trabalho (de modo a ocuparem-se da investigação de mágicas distintas), foram desafiados a descobrir os mistérios de cada truque apresentado. Após cada grupo ter desvendado os conceitos e as propriedades matemáticas utilizados em cada mágica, foi proposto que compartilhassem os resultados com os demais. E assim, foi lançada a seguinte questão aos participantes da oficina: “Como o uso da mágica com propriedades matemáticas, poderia contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem da disciplina Matemática?”. Por fim, cada grupo foi estimulado a criar um truque de mágica, partindo das ideias discutidas na oficina.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
“A Mágica na Matemática” atingiu alunos da Licenciatura em Matemática e também alunos de Pedagogia, alunos de outras instituições de ensino e de outros níveis de formação, como o Técnico e Médio, o que promoveu um caráter abrangente, diversificado e enriquecedor à oficina, propiciando um debate importantíssimo para a formação dos bolsistas enquanto futuros professores de Matemática, bem como para os professores que já se encontram ministrando aulas da disciplina. Por fim, os objetivos propostos – apresentar e disseminar meios alternativos de ensino e de aprendizagem da Matemática – foram alcançados, de acordo com relatos dos participantes da oficina.
CONCLUSÕES:
A Matemática tem uma participação importante na vida das pessoas. Mas muitas vezes não tem a devida importância, é observada apenas como uma disciplina presente na grade curricular e restrita. Portanto é necessário desenvolver com os alunos experiências ricas em conhecimento, agradáveis e variadas. Proporcionando resultados satisfatórios, tanto para o professor, quanto para o aluno. Os participantes da oficina que aplicaram a metodologia em sala de aula, relataram bons resultados dos alunos, principalmente no que tange ao desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo.
REFERÊNCIAS:
[1] PEREIRA, Ilydio. A Magia da Matemática. 3° edição, editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2010.
Palavras-chave: Matemática, Mágica, Oficina.