65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS CASOS DE COINFECÇÃO TB/HIV EM MUNICÍPIOS DA PARAÍBA (2002 a 2011)
Aguinaldo José de Araújo - Depto.de Enfermagem - UEPB
Patrícia de Paula Coelho de Araujo - Depto.de Enfermagem - UEPB
Josivan Soares Alves Júnior - Depto.de Enfermagem - UEPB
Talina Carla da Silva - Mestranda em Saúde Pública - UEPB
Mayrla Lima Pinto - Mestranda em Saúde Pública - UEPB
Tânia Maria Ribeiro Monteiro de Figueiredo - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Enfermagem- UEPB
INTRODUÇÃO:
A tuberculose (tb) é considerada um problema de saúde pública mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde, vários são os fatores que tem agravado a situação epidemiológica desta patologia, entre os quais, a epidemia da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). No Brasil, foram notificados em 2011, 86.565 casos de tb, desses, 8.662 foram casos de coinfecção tb/hiv. Nesse mesmo ano, foram registrados 1.436 casos de tb na Paraíba, dos quais 110 em pessoas hiv positivo. Ainda em 2011, dos casos de tb notificados nos municípios de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, obtiveram-se respectivamente a prevalência da coinfecção tb/hiv de 2,32%, 0,98% e 1,7% para cada 100.000 habitantes. A elevação da taxa de associação destas doenças tem se constituído como um dos entraves para o controle da tb, tornando-se a principal causa de morte entre os pacientes portadores da aids. Estudos que delineiam o perfil sociodemográfico contribuem para ampliar o conhecimento dos fatores que tornam a população vulnerável, favorecendo uma reflexão sobre a importância de uma maior atenção ao público afetado, além de contribuir para o direcionamento das ações de saúde.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Traçar o perfil sociodemográfico dos casos de coinfecção entre tuberculose e vírus da imunodeficiência humana notificados no Sinan/Net, em Campina Grande/PB, Patos/PB e Cajazeiras/PB, no período de 2002 a 2011.
MÉTODOS:
Estudo epidemiológico descritivo e temporal. A população investigada foi constituída dos casos de coinfecção tb/hiv registrados no período de 2002 a 2011. O cenário de estudo foram os municípios de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, localizados no estado da Paraíba. A coleta de dados foi realizada através do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan). Os dados foram tabulados em um banco de dados com auxílio do recurso Tabelas e Gráficos do Excel 2010. Os cálculos foram realizados através dos programas Tabnet e Tabwin do Ministério da Saúde. A análise descritiva dos dados envolveu as variáveis sociodemográficas: gênero, faixa etária e escolaridade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No período investigado os percentuais de coinfecção tb/hiv foram de 3,2% em Campina Grande, 2,4% em Patos e 2,6 % em Cajazeiras. Nestes municípios a predominância foi do sexo masculino com respectivamente 66,6%, 90% e 85,7%. Supõe-se que a cultura masculina em se expor mais aos riscos possa estar relacionada com a predominância desse sexo nos casos investigados. Quanto à faixa etária mais acometida, observou-se uma maior proporção para os adultos jovens entre 20 e 39 anos, com 70,6%, 70% e 57%. É uma faixa etária preocupante por se tratar de indivíduos com idade produtiva e que com o diagnóstico da doença, muitas vezes ficam impossibilitados de trabalhar. Quanto à escolaridade, observou-se respectivamente que 54,2%, 70% e 71,4% frequentaram a escola num período de até 9 anos, o que mostra a baixa escolaridade como reflexo de todo um conjunto de condições socioeconômicas precárias e que está diretamente relacionada com os riscos à comorbidade.
CONCLUSÕES:
Foi possível perceber que nos três municípios em estudo, os grupos que apresentam maior vulnerabilidade para coinfecção tb/hiv foram os do sexo masculino, na faixa etária adulto jovem e baixo nível de escolaridade. Estes resultados revelam grupos que necessitam de ações mais especificas, focadas na educação em saúde e em ações sociais que contribuam para o controle e prevenção de casos de coinfecção tb/hiv.
Palavras-chave: Epidemiologia, Coinfecção tb/hiv, Vulnerabilidade.