65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
RELAÇÕES ENTRE CARACTERES QUANTITATIVOS EXTERNOS DE FRUTOS COM SEU PESO PARA SELEÇÃO INDIRETA EM UMA POPULAÇÃO DE MELÃO
Jackson da Silva - Setor de Melhoramento Genético de Plantas - UFAL
Paulo Vanderlei Ferreira - Dir. Prof. Dr./ Orientador - Setor de Melhoramento Genético de Plantas - UFAL
Moisés Tiodoso da Silva - Setor de Melhoramento Genético de Plantas - UFAL
Vicente Mota da Silva - Setor de Melhoramento Genético de Plantas - UFAL
Douglas Ferreira Dos Santos - Setor de Melhoramento Genético de Plantas - UFAL
Lucas dos Santos Medeiros - Setor de Melhoramento Genético de Plantas - UFAL
INTRODUÇÃO:
A cultura do melão (Cucumis melo L.) é bastante apreciada em todo o mundo devido as suas propriedades organolépticas. O melão é muito importante para o Brasil, pois além de ser uma “commoditie” de exportação, cuja quantidade no ano de 2009 foi de 183.911,97 toneladas, é uma fruta admirada para a população brasileira. No Brasil, a produção de melão no ano de 2011 foi de 499.330 toneladas, a região nordeste concentrou 93,8 % de toda produção nacional, destacando o Estado do Rio Grande do Norte, como maior produtor. Alagoas apresenta uma baixa produção com 1050 toneladas e uma pequena área plantada, apenas 30 hectares, porém possui a maior produtividade do país com 35 t.ha-1. Vale ressaltar que a geração de informações que visem melhorar a qualidade do manejo e facilitar a organização do sistema produtivo é de suma importância para que uma região se destaque no cenário nacional. Além disso, tais informações proporcionarão aos produtores economia de tempo e de mão-de-obra, aumentando assim o rendimento financeiro da cultura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante do exposto, objetivou-se com esse trabalho estimar as relações entre os caracteres quantitativos externos de frutos com seu peso, para seleção indireta na População PM3 – Ciclo I de Melão.
MÉTODOS:
Foi usada a população PM3 – Ciclo I de melão, obtida pelo Setor de Melhoramento Genético de Plantas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, resultante da hibridação entre as cultivares AMARELO OURO (grupo Inodorus) e HALE’S BEST (grupo Reticulatus), seguida de vários ciclos de seleção, a partir da geração F2, com posterior agrupamento de progênies de meio-irmãos em função de caracteres de fruto, e um ciclo de seleção massal, visando à obtenção de uma cultivar que combine as características de resistência do melão valenciano com as características de qualidade do melão americano para o Estado de Alagoas. Tal população apresenta as seguintes características: frutos de casca amarela, sem rendilhamento, sem costelas, polpa salmão e formato arredondado a ovalado. Cinquenta e quatro (54) frutos desta população foram avaliados para os seguintes caracteres: peso do fruto, diâmetro transversal e diâmetro longitudinal. A relação entre Peso do Fruto e os caracteres quantitativos externos do fruto foi determinada pela correlação linear simples, através do aplicativo estatístico Assistat.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados demonstram que existe uma relação entre Peso do Fruto e os caracteres quantitativos externos do fruto, sendo que o Diâmetro Transversal tem uma relação mediana e positiva com este (0,5567), e o Diâmetro Longitudinal uma relação alta e positiva com o mesmo (0,7620).
CONCLUSÕES:
O Diâmetro Longitudinal do fruto pode ser usado na seleção indireta para Peso de Fruto, na População PM3 de melão.
Palavras-chave: Melhoramento Vegetal, Cucurbitácea, Cucumis melo L..