65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
AS ATIVIDADES ECONÔMICAS NO RIO SÃO FRANCISCO EM DETRIMENTO AOS PESCADORES(AS) ARTESANAIS
Dannilo Carneiro Lima - Depto. de Ciências Geográficas - UFPE. Bolsista Pibic/CNPq/Fundaj
Lígia Albuquerque de Melo - Dra./Orientadora - Dipes/ Fundaj
INTRODUÇÃO:
A pesca é uma atividade de extrema importância na vida dos seres humanos, estando marcada na história como um dos primeiros feitos de trabalho realizados pelo homem para sua sobrevivência. No rio São Francisco, esse ofício de pescar representa uma das principais atividades econômicas, contudo há outros aspectos que propiciam a utilização desse grande volume de água, como por exemplo: na agricultura, navegação, geração de energia elétrica, turismo. Por conta de suas múltiplas funções o “Velho Chico”, como é conhecido o rio São Francisco, tem sofrido muito com as ações antrópicas, afetando diretamente os homens e mulheres da pesca artesanal, os quais têm nesta atividade a sua principal fonte de renda. O objetivo do trabalho é de identificar as diferentes atividades econômicas que auxiliam na degradação ambiental do rio São Francisco e analisar o ambiente de trabalho dos pescadores(as) artesanais. O estudo visa apresentar as diversas atividades exercidas no São Francisco, apontando as dificuldades que os pescadores(as) artesanais enfrentam para exercer suas atividades. Pretende-se ainda, fornecer informações e dados científicos que possam subsidiar ações direcionadas à melhoria das condições de vida e trabalho dos pescadores e pescadoras artesanais do rio São Francisco.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho é de identificar as diferentes atividades econômicas que auxiliam na degradação ambiental do rio São Francisco e analisar o ambiente de trabalho dos pescadores(as) artesanais.
MÉTODOS:
Para a elaboração do trabalho, foram realizados estudos de textos científicos sobre os mais diferentes assuntos relacionados ao rio São Francisco, dentre eles: a importância socioambiental da pesca artesanal, a relação do homem com o meio ambiente, a importância do “Velho Chico” para as populações ribeirinhas. Após esse processo inicial, foram feitos levantamentos de dados na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e na Superintendência de Pesca e Aquicultura de Pernambuco (SPA), onde foram analisadas imagens, fotografias, mapas, bem como foram feitas conversas informais com pesquisadores que atuam na área estudada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Percebeu-se que os conhecimentos adquiridos pelas pescadoras e pescadores artesanais através da sua prática diária - ao qual entende a dinâmica do ambiente pesqueiro Thé (2003) e os aspectos naturais, como por exemplo, o ciclo lunar - consegue ir ao rio de forma embarcada ou desembarcada lançar a rede e capturar o seu pescado. Entretanto, atividades de grandes investimentos financeiros foram e, estão sendo, instaladas ao longo rio São Francisco alterando de forma negativa o ambiente de trabalho dos pescadores da região. É possível perceber que as atividades encontradas no “Velho Chico” como, a navegação pelos grandes barcos e o turismo realizado em grande parte de sua extensão territorial, contribuem para prejudicá-lo. Contudo, as grandes áreas destinadas à agricultura e a geração de energia elétrica através das usinas são as que mais preocupam. Pois, foram através dessas atividades que ocorreram diversas alterações no rio, dentre elas a contaminação através dos defensivos e fertilizantes agrícolas e os sucessivos barramentos, dos quais, modificou sua dinâmica e prejudicou consequentemente a migração reprodutiva das espécies reofílicas.
CONCLUSÕES:
As mais diversas atividades existentes no rio São Francisco atribuem a esse ambiente o seu grande valor que é, desde muitos anos, o de absorver as variadas atividades. O “Velho Chico” é, para muitas pessoas que sobrevivem através dele, como por exemplo, os pecadores e pescadoras artesanais, o principal local de trabalho e meio de vida. Percebeu-se durante o tempo de pesquisa que este importante rio brasileiro vem sofrendo com a degradação e a falta de fiscalização dos órgãos competentes, entretanto o mesmo ainda sobrevive, demonstrando suas potencialidades em todos os trechos que percorre. Levando em consideração que os recursos naturais deste território são de extrema importância para continuidade da vida de milhares de pessoas, dentre elas, principalmente, os pecadores e pescadoras artesanais, existe a necessidade de atentar para uma perspectiva mais sensível no que diz respeito aos aspectos de conservação do meio ambiente.
Palavras-chave: atividades econômicas, pescadores(as), rio São Francisco.