65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS COMO INDICADOR DA QUALIDADE DA ÁGUA EM UMA COMUNIDADE EM PROCESSO DE RECONHECIMENTO COMO REMANESCENTE DE QUILOMBO.
Angelo Luiz Viana Santos - Instituto de Ciência , Engenharia e Tecnologia -UFVJM
Jane Santos Pinheiro - Instituto de Ciência , Engenharia e Tecnologia -UFVJM
Jairo Lisboa Rodrigues - Prof. Dr./Orientador- UFVJM
Andrea Manchester - Msc./Orientadora- UFVJM
Cleide Aparecida Bomfeti - Profa. Dra./Orientadora- UFVJM
Ronaldo Serafim Abreu Silva Manchester - Prof. Dr./Orientador- UFVJM
INTRODUÇÃO:
O Decreto n° 6.040, de 7 de fevereiro de 2007, define comunidades tradicionais como: “grupos sociais culturalmente diferenciados, que se reconhecem como tais e que possuem formas próprias de organização social.” Exemplos são as comunidades remanescentes de quilombos, indígenas, extrativistas, entre outras. A maioria desses grupos ocorre em zona rural, subsistindo do território e de recursos naturais. Assim, elementos como a água são importantes para a perpetuação desses grupos culturais. Segundo a Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde, um dos testes que avaliam a integridade do sistema de distribuição de água é a contagem de bactérias heterotróficas. Sucintamente, tratam-se de microrganismos que requerem carbono orgânico como fonte de nutrientes, evidência de contaminação orgânica, possibilidade de alterações de odor, sabor e maior risco da presença de microrganismos patogênicos na água consumida (GUERRA et al., 2006). Resultado prévio sobre a qualidade da água consumida pela Comunidade Córrego Novo identificou uma contaminação por bactérias heterotróficas em valores acima do recomendado pela legislação brasileira. Essa é uma comunidade em processo de reconhecimento como remanescente de quilombo e que está situada em zona rural do município de Teófilo Otoni, Minas Gerias.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a presença de bactérias heterotróficas em três FONTES ALTERNATIVAS encontradas na Comunidade em questão através da técnica de “microgota”.
MÉTODOS:
Foram realizadas três coletas de amostras nas referidas fontes da Comunidade Córrego Novo, nos meses de agosto, setembro de 2012 e fevereiro de 2013. Para a contagem de bactérias heterotróficas, as amostras foram semeadas em triplicata no meio Tryptone Soy Agar (TSA), sendo utilizadas 0,01mL das amostras de água para semeadura pelo método “microgota”. Após esse procedimento as placas foram incubadas em estufa, com temperatura de 35ºC por 24 horas. A seguir, as colônias foram contadas, estabelecida a média entre as três coletas e o resultado final expresso em Unidades Formadoras de Colônia por mililitro (UFC/mL).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A portaria nº 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde determina que a contagem de bactérias heterotróficas, em sistemas de distribuição (reservatório e rede), deve limitar-se a 500 UFC/mL. Uma pequena parte das bactérias desse grupo são patogênicas, porém a presença dessas em água de consumo humano pode provocar o aparecimento de sabores e odores desagradáveis, alterando a qualidade da água, tornando-a imprópria para consumo. Nas amostras coletadas foram contabilizadas 3,3x104 UFC/mL, 1,01x107 UFC/mL, 6,3x105 UFC/mL. Portanto, bem acima dos parâmetros estabelecidos pela legislação. Essa contaminação pode ser explicada pela presença de pastagens, pelas culturas de agricultura familiar e pelas próprias residências próximas das fontes analisadas, pois há possibilidade de contaminação por dejetos de animais e domésticos e até mesmo humanos. Assim, ressalta-se a importância de trabalhos como esse capazes de identificar riscos para comunidades carentes e que podem estabelecer linhas de ação, como o tratamento prévio da água a ser consumida.
CONCLUSÕES:
Os dados demonstram que a água das fontes coletas na Comunidade Córrego Novo, apresentam contagem de bactérias heterotróficas bem acima do padrão estabelecido pela portaria nº 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde. A Comunidade foi orientada à realizar tratamento químico ou por fervura da água a ser consumida. Além disso, fica evidente a necessidade de providências, de caráter corretivo e preventivo.
Palavras-chave: Comunidade Córrego Novo, Fontes Alternativas, Água consumida.