65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
CAATINGA: FONTE DE EXPLORAÇÃO DE ENERGIA PARA AS LAVANDERIAS DE JEANS EM TORITAMA/ PERNAMBUCO
Edimilson Roberto da Silva - Depto. Desenvolvimento Urbano - UFPE
Ivo Vasconcelos Pedrosa - Prof. Dr./ Orientador - Depto. de Desenvolvimento Sustentável - UPE
INTRODUÇÃO:
Toritama, localizado em Pernambuco, possui uma área municipal de 34,61 km² (0,04% de PE), com a sua maior parte coberta pela caatinga. Essa denominação é originária do tupi-guarani que significa mata branca.
Sobrinho (2005), aborda a problemática no seguinte contexto: “dos ligeiros estudos aqui apresentados sobre algumas das mais importantes espécies características da Região das Formações Degradadas, ressalta a importância econômica de muitas delas, principalmente como espécies adaptadas a um meio hostil e capazes de proporcionar ao homem, que o habita, valiosos recursos de subsistência”.
“A dependência de lenha nativa, no entanto, não é sustentável, seja pelas pressões ambientais seja pela redução progressiva das matas passíveis de exploração. Parte significativa da lenha atualmente extraída exige transportes a distâncias que, em alguns casos, superam 1500 km”. (INEE-2004).
A substituição por fontes fósseis, como coque, óleo combustível ou gás natural, geralmente causará aumento de custos de produção, devido às adaptações necessárias e aos preços desses combustíveis. A sobrevivência econômica desses usuários da lenha e do carvão vegetal está no aumento da oferta de biomassa e da produtividade na sua cadeia de produção que permitam o uso da lenha plantada de forma sustentável.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo central analisar o uso da caatinga de forma comercial no segmento de mercado voltado, especificamente, para as lavanderias de jeans como matriz energética na cidade de Toritama - Pernambuco. E avaliar a fragilidade do bioma caatinga perante a exploração continua e acelerada para atender um processo de produção em expansão.
MÉTODOS:
No presente trabalho foram utilizados dados obtidos por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e da internet, assim como os levantamentos de dados de campo através de contatos diretos, utilizando a aplicação de um questionário, que abrangeu uma mostra de 14 lavanderias no universo de 64, oficialmente registradas. Foram utilizados, como ferramentas para a análise dos dados coletados, tabelas, quadros e planilhas, que forneceram as informações, qualitativas e quantitativas, necessárias ao atendimento dos objetivos da pesquisa.
O levantamento de campo consistiu de dois tipos de observações, diretas intensivas e diretas extensivas. Nas observações diretas intensivas foi utilizada a técnica de observação não estruturada, através de contatos informais com a população do lugar, bem como através de entrevistas com trabalhadores de lavanderias. Esta etapa foi importante para a obtenção de aspectos sociais, econômicos,culturais e ambientais.
As observações diretas extensivas foram realizadas através de aplicação de formulários pré-estabelecidos, compostos por questões abertas e questões dependentes. Este instrumento de coleta de dados foi escolhido pela indicação na obtenção de informações diretamente das empresas entrevistadas. proporcionando agilidade na coleta..
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a escassez de madeira ou lenha na região de Toritama, grande parte da lenha vem da Paraíba, mas sempre se procura por fontes mais próximas para a redução do custo de transporte. Porém, não é descartada a possibilidade de ir além das fronteiras do município.
A lenha mais grossa é mais cara, porém mais rentável. Sempre é utilizada em mistura com a lenha mais fina. São troncos grossos, quase sempre da espécie algaroba, segundo os entrevistados. O custo por caminhão varia entre R$ 900,00 e R$ 1.200,00. As lavanderias também usam com relativa frequência os retalhos de jeans (chamados no local de garras) para alimentar as caldeiras, mas sempre de forma provisória, como por exemplo, entre o término da lenha de um caminhão e a chegada de outro, ou para manter acesa a caldeira.
Entretanto, a maior parte dos proprietários das lavanderias entrevistados (9 estabelecimentos) é de pequeno porte (de 5.000 a 15.000 peças lavadas por mês), revelaram que esse nível de produção é variável durante o ano, em função da demanda de jeans no mercado. Além desses totais, não se pode deixar de considerar o uso de lenha por outros estabelecimentos, como: cerâmicas, pizzarias, padarias e residências no Município, embora as lavanderias tenham uma contribuição mais acentuada do total.
CONCLUSÕES:
Foi observado que os empreendimentos foram alvos de fiscalizações de órgãos ambientais. Os motivos variaram desde a emissão de poluentes no ar aos efluentes jogados no rio Capibaribe. A lenha como fonte de energia no processo da lavagem de jeans, se mostrou a mais viável, economicamente. As demais fontes não se mostraram viáveis por motivos econômicos e dificuldades em atender à demanda.
Esta justificativa gerou dúvidas quanto à legalidade da exploração deste recurso de grande relevância em todo o processo de realização das atividades das empresas. O IBAMA constatou irregularidades, puniu as empresas com autos de infrações, mas elas permaneceram agindo de forma ilegal. O motivo da permanência na ilegalidade é a falta de opção de outra fonte de energia legal e limpa e que atenda à demanda.
Portanto foi comprovado, que houve uma devastação considerável do bioma caatinga no município de Toritama e que o mesmo deixou de fornecer a matéria-prima, por não existir um controle da exploração, desde o início do processo da implantação das lavanderias. Segundo especialistas, a saída, a médio-prazo, é a utilização da lenha oriunda de manejo florestal, pois se trata de uma lenha legal e ambientalmente correta.
Palavras-chave: Desertificação, Sustentabilidade ambiental, Custo ambiental.