65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
EXERCENDO A CIDADANIA SOLIDARIEDADE E COOPERATIVISMO COMO PARTE DA EDUCAÇÃO FORMAL DO CIDADÃO.
ELIANA ALVES DOS SANTOS BASTOS - PROF. Ms./ Orientadora - COOPERCAMP
SAMUEL FIAMETTI - COOPERCAMP
RENAN GABRIEL SCHABBACH - COOPERCAMP
KÁSSIA KARINA HESS PUDELL - COOPERCAMP
MYLENA GABRIELA CAOVILLA - COOPERCAMP
RICARDO SEVILHA DE COTELO - COOPERCAMP
INTRODUÇÃO:
O tema da solidariedade pertence a todo mundo, não é uma questão de especialistas, é uma questão de todos. Ninguém pode ser solidário sozinho. A solidariedade é um fato social. A solidariedade é dos princípios que trabalha a formação humana do sujeito, visando a integração dos sujeitos, a harmonia de suas relações sociais. Visando trabalhar as atitudes que permeiam os processos educativos, bem como os sentimentos do grupo envolvido nesse processo, a escola deve promover atividades que auxiliem as relações pessoais através de vivências que levem à compreensão da realidade e que a escola enquanto espaço formal para a educação é vista como instituição que educa e prepara o aluno para o exercício da cidadania, para o reconhecimento dos direitos associados às suas responsabilidades; procurando formar pessoas conscientes e críticas, por isso há a necessidade de descrever a importância de uma educação voltada para a formação de cidadãos com características necessárias para o convívio em sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi de promover por meio de ações simples E atitudes coletivas que beneficiaram a comunidade como um todo envolvendo toda a equipe escolar e família.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado em escolas do município de Campo Verde, sendo escolas rurais, privadas, rede estadual e municipal de ensino através de questionário semiestruturado aplicado a alunos, professores e pais, cujo tema abordava a Solidariedade e o Cooperativismo, totalizando 110 entrevistados. Os organizadores do projeto intitulado como “Cooperavida”, foram alunos do primeiro ano do ensino médio, e uma das premissas foi à arrecadação de alimentos e brinquedos por ser uma das questões mais cogitadas na entrevista no que compete a solidariedade ao próximo. Para tal fizeram uma sessão pipoca-cineminha- como entrada fora cobrado então 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo. Os alimentos foram arrecadados durante o ano todo e distribuídos a Secretaria de Ação e Promoção Social da cidade, além de ajudar com formação de cestas básica doadas por instituições como igrejas do município. Além dessa prática os alunos promoveram uma série de apresentações e palestra com temas voltados a saúde como, a prevenção de dengue, Dsts, drogas e alcoolismo. Nas palestras havia um profissional da área para ajudar nos esclarecimentos. Toda a população foi convidada e para isso os alunos montaram um cartaz digital para propaganda em redes sociais, além de ir a rádio local e ofícios nas escolas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos entrevistados 66% são do sexo feminino e dizem praticar de alguma maneira ações que beneficiem ao próximo. 79% dos alunos entrevistados apresentavam idade entre 10 e 16 anos e destes apenas 11% dizem participar de ações solidárias. Entre pais e professores 34% dizem não ter tanto tempo para dispor ao próximo, mas que ajudam sempre que podem de modo a fazerem doações como as que seguem na televisão em grandes campanhas que se doam quantias por telefone. 81% dos entrevistados acham que não há uma organização a respeito da convivência em grupo e que a vida moderna e a criminalidade são fatores que inibem muitas ações solidárias. Das atividades feitas pelos alunos conseguiram ao longo do ano arrecadar 10 cestas básicas por mês e ainda mais de 350 brinquedos entre novos e em excelente estado de conservação. Ainda tiveram um excelente público nas palestras ofertadas que ajudou muitas famílias com orientações sobre drogas, alcoolismo e com o auxilio dos profissionais (médicos, psicólogos e assistentes sociais), muitos conseguiram aconselhamento e tratamento para familiares.
CONCLUSÕES:
Quando a escola abre espaço para a formação completa do cidadão abre também as portas para um mundo melhor onde o eu passa ser todos e todos é o bem comum. As atividades exercidas pelos alunos, professores, pais e demais profissionais apresentou valiosa contribuição a muitas famílias do município e vem agradando positivamente os conceitos de valor a vida e ao próximo. Assim a competências da educação pretende dar a todos, para construir uma sociedade mais solidária, mais humana, mais justa.
Palavras-chave: AMOR AO PRÓXIMO, COLETIVIDADE, SOCIEDADE.