65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
EXTRAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE ÓLEO ESSENCIAL Syzygium aromaticum (CRAVO DA ÍNDIA)
Vanessa Louzeiro Ascenção - Departamento de Tecnologia Química – UFMA
Dionney Andrade de Sousa - Departamento de Tecnologia Química – UFMA
Helene do Carmo Castro Lacerda - Departamento de Tecnologia Química – UFMA
Leandro Victor Silva dos Santos - Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade – UEMA
Victor Elias Mouchrek Filho - Prof. Dr. / Orientador – Departamento de Tecnologia Química - UFMA
INTRODUÇÃO:
Há milhões de anos as plantas são utilizadas pelos homens que perceberam e continuam a descobrir a importância que estas possuem para o bem estar humano. (VICTÓRIO, 2008). Os óleos essenciais são compostos orgânicos voláteis extraídos das sementes, raízes, madeiras, cascas, folhas e flores das plantas (MOUCHREK, 2000). Os óleos essenciais são misturas de diversas substâncias químicas produzidas pelas plantas aromáticas, entre elas os terpenos e compostos terpênicos, sesquiterpenos e compostos sesquiterpênicos e derivados de fenilpropano (LAVABRE, 1992).
A espécie vegetal Syzygium aromaticum, conhecida popularmente como cravo-da-índia, pertence à família das Mirtaceae. Contém um óleo essencial de grande valor econômico no mercado, devido ao elevado teor de eugenol (seu composto majoritário) o qual é largamente usado nas indústrias químicas e farmacêuticas.
Os fungos pertencentes ao gênero Fusarium são patógenos de planta e também contaminantes de alimentos, são responsáveis por numerosas micoses em animais e humanos. (MONTEIRO, 2004). Por isso a busca no uso de novas substâncias e terapias alternativas, possibilitando a inclusão de produtos naturais, como os óleos essenciais, como agentes com potencial ação antifúngica. (SILVA et al., 2008).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Extrair e caracterizar quantitativa e qualitativamente o óleo essencial; Testar a atividade antifúngica do óleo essencial de Syzygium aromaticum.
MÉTODOS:
Obtiveram-se as amostras dos botões florais de cravo-da-índia em feiras livres da cidade de São Luís. O óleo essencial foi extraído pelo método de hidrodestilação, utilizando o sistema extrator de Clevenger. Calculou-se rendimento. Fez-se a caracterização química do óleo essencial, avaliando as seguintes propriedades: densidade, solubilidade em etanol a 90% v/v, índice de refração, cor e aparência. A composição química foi analisada através da técnica de cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massas (CG-EM). E a verificação da atividade fungicida do óleo essencial se deu repicando cada isolado dos fungos para placas de Petri contendo meio BDA (Batata-Dextrose-Ágar).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O óleo essencial obtido de cravo da índia apresenta rendimento 3,54% (v/m), valor próximo ao encontrado por outros autores como RAINA et al. (2001) que obteve rendimento de 4,8% (v/m).
A técnica do CG-EM comprovou o eugenol como componente majoritário, com 52,53%, seguido do cariofileno com 37,25%. Porém, o percentual encontrado do eugenol difere de alguns autores como Costa et al (2011) que encontrou em suas análises um percentual de eugenol de 83,6%. E também Oliveira et al (2009) que encontrou um percentual próximo para o eugenol, 88,38%.
Para a ação fungicida, obteve-se excelentes resultados, já que o crescimento micelial para os fungos Fusarium oxysporum f. sp. Tracheiphilum e Fusarium oxysporum f. sp. Vasinfectum foi inibido 100%. Já com os fungos Fusarium oxysporum f. sp. Passiflorae e Fusarium oxysporum f. sp. Lycopersici, o óleo apresentou uma inibição de crescimento micelial de 85,65% e 87,44%, respectivamente, ao fim do experimento. A justificativa para esse efeito está no composto majortário do óleo, o eugenol.
CONCLUSÕES:
Foi possível identificar cinco componentes do óleo essencial, além de quantificá-los. Evidenciando como composto majoritário, o eugenol (teor de 52,53%). O óleo essencial de Syzygium aromaticum na concentração de 1µl/mL agiu como um potente fungicida no combate a fungos prejudiciais às culturas do feijão-caupi, maracujazeiro, tomateiro e quiabeiro, o que nos permite recomendar o seu uso como forma biodegradável de se combater fungos fitopatogênicos.
Palavras-chave: Óleo essencial, Cravo-da-índia, Atividade antifúngica.