65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 1. Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
AVALIAÇÃO INSETICIDA DO EXTRATO ETANÓLICO OBTIDO DAS FOLHAS DE Poincianella bracteosa (Tul.)L. (CAESALPINACEAE), SOBRE LARVAS DE Aedes (STEGOMYIA) aegypti (LINNAEUS, 1762) (DIPTERA: CULICIDAE)
Quesia Santos Amorim - Laboratório de Pesquisa de Inseticidas Naturais -UESB
Sandra Lúcia da Cunha e Silva - Profa. Dra/Orientadora - Laboratório de Pesquisa de Inseticidas Naturais - UESB
Simone Andrade Gualberto - Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais - UESB
Janaína Silva de Freitas - Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais - UESB
INTRODUÇÃO:
O dengue representa um dos principais problemas de saúde pública no mundo, principalmente em regiões tropicais, onde ocorre com maior incidência. Atualmente, a principal forma de se evitar essa doença é eliminando seu vetor, o Aedes aegypti. Esse controle é feito principalmente por meio de inseticidas sintéticos. Contudo, o uso intensivo dos mesmos pode ocasionar malefícios ao ambiente e à saúde humana, bem como selecionar populações resistentes do mosquito, o que gera a necessidade de se buscar métodos alternativos de controle.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o potencial inseticida do extrato etanólico obtido das folhas de Poincianella bracteosa sobre larvas de Aedes aegypti, visando contribuir com alternativas para o controle dessa espécie.
MÉTODOS:
Para a realização do ensaio inseticida utilizou-se larvas de terceiro instar. O solvente utilizado para a solubilização do extrato e para a obtenção da solução estoque do grupo controle foi o etanol e água destilada na proporção de 6:4. Foram utilizadas na realização da avaliação inseticida cinco concentrações (13,3mg/mL, 6,7mg/mL, 4,0mg/mL, 2,0mg/mL e 0,7mg/mL), obtidas a partir de uma solução estoque de 400mg/m. Foram utilizadas 30 larvas por repetição, totalizando quatro repetições por tratamento. As observações da mortalidade das larvas foram realizadas 24 horas, após o início do experimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da análise dos dados observou-se uma efetiva mortalidade das larvas nas concentrações de 13,3mg/mL (95,85%), 6,7mg/mL (92,47%), 4,0 mg/mL (91,70%), 2,0 mg/mL (79,22%) e 0,7 mg/mL (70,85%), sendo que no grupo controle não houve mortalidade. Vale ressaltar que não houve diferença significativa entre as diferentes concentrações, contudo houve diferença significativa quando comparada a mortalidade das larvas nas diferentes concentrações com a do grupo controle. A análise da concentração letal 50 revelou que com uma concentração do extrato de 0,237mg/mL, após 24 horas de observação, obtêm-se 50% de mortalidade larval.
CONCLUSÕES:
O extrato etanólico obtido das folhas de Poincianella bracteosa apresentou um elevado potencial inseticida, em relação ao uso dessa espécie no controle do Aedes aegypti, o que demonstra a necessidade da continuidade dos estudos.
Palavras-chave: Caatinga, Dengue, Plantas.