65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
Influência de células-tronco mesenquimais cultivadas em arcabouços de PLDLA/PCL-T e PLDLA-co-TMC como prótese de menisco
Fernanda Paccini Alves Godoi - Dpto. de Ciência Médicas e da Saúde da PUC/SP - ESTUDANTE DE MEDICINA
Luiz Eduardo Flório Junior - Dpto. de Ciência Médicas e da Saúde da PUC/SP - ESTUDANTE DE MEDICINA
Andrea Rodrigues Esposito - Departamento de Ciências Fisiológicas da PUC/SP – FCMS - Laboratório de Biomater
Eliana Aparecida de Rezende Duek - Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Ciências Fisiológicas da PUC/SP – FCMS
INTRODUÇÃO:
A fibrocartilagem do menisco é de fundamental importância para a biomecânica do joelho. Por serem estruturas amplamente avascularizadas e desprovidas de regeneração espontânea, a presença de lesões no menisco causam grande desconforto e podem levar a danos nas superfícies articulares do fêmur e da tíbia, conduzindo ao progressivo desenvolvimento de osteoartrites (inflamação da cartilagem) e artroses (degeneração da cartilagem), que representam um grande desafio para a traumatologia e ortopedia internacional. Sendo assim, a engenharia tecidual representa uma alternativa viável para tratar de lesões do menisco. Estudos recentes têm demonstrado que o cultivo celular pode aumentar a viabilidade do processo de regeneração de lesões meniscais se eficientes materiais forem desenvolvidos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é analisar a histocompatibilidade da associação de células-tronco mesenquimais e arcabouços de poli(L-co-D,L-ácido lático)/poli(caprolactona-triol) (PLDLA/PCL-T) e poli(L-co-D,L-ácido lático-co-trimetileno carbonato) (PLDLA-co-TMC) na regeneração do menisco, verificando o potencial do cultivo na regeneração tecidual in vivo, sem o uso de fatores de crescimento.
MÉTODOS:
Os arcabouços de PLDLA/PCL-T e PLDLA-co-TMC foram preparados pelo método de evaporação do solvente com adição de sacarose (50%). Células-tronco mensenquimais provenientes da medula óssea de coelhos albinos foram obtidas e cultivadas por 21 dias sobre ambos os arcabouços. Os arcabouços foram implantados no menisco medial do joelho de 15 coelhos Nova Zelândia, após meniscectomia total, obtendo-se cinco tratamentos: arcabouço de PLDLA/PCL-T com pré-cultivo celular, arcabouço de PLDLA/PCL-T puro (sem células), arcabouço de PLDLA-co-TMC com pré-cultivo celular, arcabouço de PLDLA-co-TMC puro (sem células) e controle negativo (onde não foi implantado nenhum material). Após 24 semanas, foram retirados os “neomeniscos” (prótese e tecido ao redor) dos dois joelhos. Estes tecidos foram fotografados e colocados imediatamente em solução de fixadora. As amostras foram processadas para análise histológica e coradas com hematoxilina-eosina e picrosirius red.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A avaliação macroscópica demonstrou que todos os animais apresentaram completa cicatrização da incisão cirúrgica. Nos animais tratados com arcabouço polimérico evidenciou-se a presença de neomeniscos com manutenção da estrutura anatômica original (localização anatômica correta e textura similar ao menisco normal). Os resultados histológicos revelaram a regeneração da fibrocartilagem com uso de ambos os arcabouços de PLDLA/PCL-T e PLDLA-co-TMC. A coloração com picrossirus red mostrou a presença de fibras colágenas orientadas. Contudo, a regeneração dos neomeniscos obtida com arcabouços de PLDLA-co-TMC pré-cultivados com célula mesenquimais apresentou-se muito próxima ao tecido fibrocartilaginoso maduro do menisco normal tanto macroscopicamente quanto histologicamente. Estes resultados não foram observados no grupo controle negativo, onde foi encontrado tecido fibrótico e, a maior parte do defeito, permaneceu vazio.
CONCLUSÕES:
Diante da metodologia utilizada e dos resultados obtidos ambos os arcabouços poliméricos permitiram a regeneração tecidual fibrocartilaginosa, atuando como substrato estrutural, demonstrando a biocompatibilidade dos dispositivos. Contudo, a regeneração dos neomeniscos obtida com arcabouços de PLDLA-co-TMC pré-cultivados com célula mesenquimais apresentou-se muito próxima ao tecido fibrocartilaginoso maduro do menisco normal. Este estudo demonstrou a eficiência de arcabouços poliméricos na regeneração fibrocartilaginosa após meniscectomia total e o potencial do pré-cultivo de células mesenquimais na engenharia tecidual sem o uso de fatores de crescimento.
Palavras-chave: Regeneração de menisco, células-tronco mesenquimais, PLDLA/PCL-T e PLDLA-co-TMC.