65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
AVALIAÇÃO DO PROTOCOLO DO TESTE FARNSWORTH ROTH D 28 EM POPULAÇÃO PEDIÁTRICA
TOMOITI CONDO - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC
WILSON PEDRO ALEM - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO -UnC
ORIENTADOR: JOSE LUIS MUNÕZ ESCOBAR - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC
INTRODUÇÃO:
Este trabalho versa sobre o teste Farnsworth Roth D 28, o qual é um teste de prova de comparação ou classificação cromático formado por vinte e oito discos de cores diferentes, para serem manipulados e colocados em ordem na escala Munsell, é usado para examinar capacidade de discriminação de tons e é pretendido para uso vocacional e aplicações de diagnóstico. A prova do teste de Farnsworth Roth D 28 estuda a faixa de características das discromatopsias. (discromatopsias pode ser definida como o indivíduo que não vê uma das cores básicas: verde, vermelho e azul). Dado ao conhecimento do número de incidência mundial de discromatopsias indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo geral deste estudo visou avaliar o protocolo do teste Farnsworth Roth D 28, enquanto os objetivos específicos atenderam a conferência e comprovação do tempo de aplicação e iluminação indicadas no protocolo do teste como o mais indicado em uma população pediátrica, destacando corretamente a avaliação do teste e não o tratamento dos pacientes, para se necessário posterior encaminhamento aos profissionais da área nos procedimentos corretos a serem adotados para o trato da questão, oportunizando qualidade de vida ao portador. A problemática desse estudo busca questionar se o teste Farnsworth Roth D 28, é um teste de fácil aplicação dentro da população pediátrica por meio de uma análise comparativa entre as crianças que passaram pelo mesmo, buscando apoio nas doutrinas cientificas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo dessa pesquisa é avaliação do protocolo do teste Farnsworth Roth D 28 em uma população pediátrica e procura comparar se a incidência é igual ou diferente na população de Canoinhas - SC em comparação com a população mundial indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A avaliação do senso cromático tem grande valor, tanto nos diagnósticos dos defeitos congênitos (Discromatopsia).
MÉTODOS:
A pesquisa de campo foi realizada na Clínica Universitária de Saúde Visual de Canoinhas - SC, no período de 12 de maio a 30 de junho de 2008, compreendendo a sala de apoio, onde foram realizados os testes. Posteriormente, os testes foram realizados em uma sala de apoio na Escola de Ensino Fundamental, cuja amostra atendeu o número de 60 alunos na faixa etária de 6 anos a 12 anos, os quais foram avaliados por tempo, idade, sexo, distância e luminosidade controladas e Acuidade Visual – AV adequada e sem patologias.
A pesquisa ora apresentada seguiu pelo conhecimento de teorias bibliográficas de autores renomadas na área, sendo enfatizado constantemente Dantas, Alves e Edward e Llewell entre outros, a fim de garantir suporte científico à pesquisa de campo. A pesquisa de campo atendeu a abordagem qualitativa. O teste compreendeu o tempo de 4 minutos para a criança fazer o teste na distância de 50 cm ou 19,5 polegadas dos discos coloridos, e a iluminação do local foi controlada, para que o resultado não se sofresse alterações. Após concluída essa atividade, em 13 de junho de 2008, foram selecionadas da amostra inicial 10 crianças (05 do gênero masculino e 05 feminino), para a reaplicação do teste. Isso ocorreu num intervalo após 35 dias. Optou-se pela aplicação do teste binocularmente devido aos estudos realizados nas teorias de autores referenciados neste estudo, os quais destacam que para identificar os defeitos congênitos a aplicação deve ser de forma binocular.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Neste estudo foram avaliadas 60 crianças de 6 a 12 anos, compreendendo a amostra de 30 do gênero masculino e 30 do gênero feminino. O resultado deste estudo tem como principal objetivo o levantamento de dados comparando com a incidência mundial, a fim de avaliar o protocolo de aplicação do teste de Farnsworth Roth D 28 e sua eficiência. O gráfico mostra que nas anomalias cromáticas a incidência na amostragem chegou a 60% ou 18 casos do gênero masculino, um valor acima do esperado do estudo; e de 40% de normalidades, dados esses que revelam um número superior, se comparado com a incidência de casos relatos pela OMS. Mostrando a importância do teste a ser aplicado nos pacientes da Clinica Universitária de Saúde Visual da UnC de Canoinhas – SC, e mais ainda na população masculina que a incidência é maior. O estudo mostrou que o tempo ideal é de 2 a 4 minutos ou até 4 minutos, para a aplicação do teste, mas que mesmo que o paciente não consiga neste tempo realizar ou concluir o teste, não se deve parar ou tirar o teste das mãos do paciente. Deve deixar que o mesmo conclua com o tempo que for necessário para concluir o mesmo. Demonstrando o grau de dificuldade que o mesmo apresenta e alguma anomalia. Neste gráfico, observa-se que o sexo masculino apresentou uma anomalia de 60%, ou seja, 18 meninos, 40% apresentam normalidades, e no sexo femini no o resultado apresentado corresponde a 20% de anomalias, ou seja, 6 meninas com tricromata anormal e 80% de normalidades.
CONCLUSÕES:
A pesquisa comprovou que a avaliação do protocolo do teste Farnsworth Roth D 28 mostrou ser de fácil aplicação, rápida e eficiente. Portanto, os objetivos específicos foram atendidos quando da aplicação do protocolo citado com importância considerável para identificar as anomalias cromáticas em população pediátrica. O protocolo do fabricante aponta o tempo máximo de 2 minutos como sendo o ideal para a realização do teste, mas, por meio da pesquisa de campo, comprovou-se que o tempo para a aplicação em crianças pode atingir 4 minutos, prosseguindo até a conclusão do mesmo. Dito isto, não se deve interromper o teste, haja visto a importância da conclusão do mesmo, por esse demonstrar o grau de dificuldade apresentado pelo paciente com relação a problemas cromáticos, para que quando necessário, posterior encaminhamento aos profissionais da área nos procedimentos corretos a serem adotados para o trato da questão, oportunizando qualidade de vida ao portador. No caso específico dessa pesquisa a maior incidência de casos refere-se ao gênero masculino, com 60% de anomalias e 40% de normalidades e quanto ao sexo feminino identifica-se a ocorrência de 20% de anomalias (tricromata anormal) e 80% de normalidades, o que vem validar a realização desse estudo, se comparado com os resultados da incidência mundial divulgada pela OMS. A pesquisa mostram a importância do teste a ser aplicado nos pacientes que freqüentam a Clinica Universitária de Saúde Visual da UnC de Canoinhas - SC.
Palavras-chave: AVALIAÇÃO, TESTE FARNSWORTH ROTHD D 28, DISCROMATOPSIA..