65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Facilitando o conhecimento da Astronáutica por meio de experimentos.
Laleska Tayná Costa Barreto - Curso Técnico em Alimentos - IFRN
Marcos Tiberio Aderaldo Menezes - Prof. Orientador - IFRN
INTRODUÇÃO:
Como é o espaço? Como ele se comporta? Essas são perguntas que a Astronáutica nos permite responder, sendo ela a ciência e a tecnologia do voo, e que nos propicia conhecer as características desse ambiente, que por mais “desconhecido” que seja, está relativamente próximo de nós, e que devido as dificuldades encontradas no acesso ao espaço além da atmosfera requer o uso de tecnologias de foguete, ou seja, da Astronáutica. Algumas características que representam o ambiente espacial são o vácuo, a baixa pressão, a grande variação de temperatura, a ausência de peso aparente, os efeitos de clima espacial, os meteoroides, o lixo espacial, e outras formas de radiação. Essas características são pouco conhecidas pela população em geral e pelos alunos, pois a Astronáutica é pouco abordada, no qual até os norte-americanos com toda a experiência acumulada, ainda assim não conseguiram eliminar os riscos de acidentes espaciais e esclarecer todos os mistérios do espaço.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pensando nos conhecimentos dos alunos de escolas de Pau dos Ferros referente à Astronáutica e à exploração do espaço cósmico, fez-se necessária uma visita a três instituições aleatórias com o intuito de tentar formular uma ideia sobre tais assuntos, tentar repassá-los de forma clara e dinâmica utilizando-se de experimentos que facilite a fixação de tal conhecimento.
MÉTODOS:
Com base no anonimato da Astronáutica diante dos alunos, foram realizadas três visitas em escolas públicas distintas da cidade de Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte, com a intenção de aplicar um experimento para os estudantes do 9º ano, tal experimento simula o lançamento do foguete para o espaço de forma simples e de fácil compreensão. Inicialmente o alunado se dividiu em dois grandes grupos, onde em cada grupo um monitor ficou responsável de explicar como acontece esse processo na realidade e como é capaz de simulá-lo com materiais de baixo custo. Com a utilização de utensílios como: Garrafa Pet de 2L, arame Galvanizado (fino), tubo de alumínio, pregos, fita adesiva, álcool e fósforo. Depois de realizados os procedimentos de elaboração do pseudo-foguete, acendeu-se uma chama com o fósforo e no momento em que ela entra em contato com a mistura do álcool com o ar que sai pelo orifício que foi feito na tampa da garrafa, o “foguete” dispara e se desloca para o outro lado, simulando simbolicamente um lançamento de um foguete real.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No início da aula, os alunos foram submetidos a um pequeno questionário sobre o assunto a ser debatido, para medir o grau de conhecimento que eles possuíam antes de nenhum contato com a Astronáutica. O mesmo questionário foi realizado no desfecho da aula, após a realização do experimento e da breve explicação sobre o conteúdo. Sendo a Astronáutica um o ramo da ciência e da técnica que tem como função levar máquinas projetadas para operarem fora da atmosfera terrestre, se torna um pouco complicada aos olhos dos alunos do 9º ano, onde a maioria nunca teve contato direto em sala de aula com o espaço cósmico. Por meio de experimentos simples, como a simulação de lançamento de foguetes, se torna mais eficaz a absorção da matéria. Os resultados das respostas dos questionários têm uma grande diferença, sendo os melhores aqueles que foram realizados no fim da aula, quando o assunto já tinha sido ministrado e a experiência realizada.
CONCLUSÕES:
A Astronáutica necessita de um campo de conhecimento mais amplo, dentro e fora das escolas, e esse projeto com objetivo de levar os conhecimentos do espaço cósmico para os alunos, inserindo-o a partir de uma metodologia que de fato funcionou, descontraiu a aula, e o conteúdo que antes poderia não fazer sentido para essa classe, passou a ter sentido, consequentemente formando-lhes uma contribuição futura nas ideias sobre o espaço. A prova de que esse mecanismo funcionou é vista a partir da aprovação dos alunos diante do questionário aplicado. Experimentos como esse aproximam a Astronáutica e os alunos do 9º ano, lhes dando uma visão inicial do assunto e contribuindo para a formação e compreensão deles na física e na Astronáutica.
Palavras-chave: Espaço, Alunos, Questionário.