65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 5. Astronomia do Sistema Solar
Física em foco: explorando a Astronomia.
Marina Lins Mendes Pinto - Curso Técnico em Alimentos - IFRN
Marcos Tibério Aderaldo Menezes - Prof./Orientador - IFRN
INTRODUÇÃO:
A Física é uma das Ciências que estuda os fenômenos da Natureza e traz consigo, além do seu próprio campo de pesquisa, outras Ciências da Natureza, como a Química, a Astronomia, Geografia e Biologia. Ao focarmos no ensino-aprendizagem dos alunos em geral, desde o ensino fundamental ao médio, vemos que a educação não está chegando a eles tal qual deveria estar. A educação, segundo Santos (2009, p. 23) “está viciada de ranços didático-pedagógicos historicamente enraizados na escola”, que não conseguem mais chamar a atenção do aluno nem fazê-los pensar na Física como uma Ciência rotineira. Isso não atinge somente a massa de alunos, interfere negativamente na vontade do professor lecionar. A astronomia por muitas vezes é um conteúdo difícil de ser aplicado em sala de aula, já que as pessoas não têm uma noção da dimensão real dos astros. O intuito é, por meio desse projeto, unir o lúdico na Física e aplicá-lo com foco na Astronomia através de atividades experimentais, facilitando o aprendizado, fixando o conteúdo ministrado com mais facilidade e vetando o comodismo pedagógico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo atingir a educadores e estudantes de Astronomia, dos diversos níveis de ensino, fornecendo-lhes subsídios metodológicos e de conteúdo e facilitar a aprendizagem e rendimento dos alunos de rede pública do Alto Oeste Potiguar com o auxílio de experimentos de baixo custo, ampliando o interesse de pesquisas na área da Física astronômica.
MÉTODOS:
Para dinamizar o conteúdo de Física lecionado em sala de aula, trazendo resultados positivos aos alunos, foram realizadas oficinas aos professores de oito escolas públicas de municípios do Alto Oeste Potiguar com o intuito de repassá-los essa técnica inovadora de transmitir conhecimento através de experimentos com materiais de baixo custo e, ao mesmo tempo, ensiná-los a conquistar a atenção dos alunos de uma forma lúdica. Os professores, que no momento estavam exercendo o papel de alunos, foram sujeitos à realização de um experimento o qual é capaz de transformar o tamanho fictício dos planetas aproximando-os do tamanho real, fazendo com que, quando aplicado em sala, os alunos tenham uma noção mais clara dessas dimensões. Foram utilizados materiais encontrados facilmente no dia-a-dia, como: papel alumínio, cartolina, barbante, régua, compasso, tesoura, canetas, cola, fita adesiva, folhas A4 e bexiga. Para tanto, foram divididos em 3 grupos de 5 componentes cada, com a seguinte proposta: Comparação entre o tamanho dos planetas e do Sol, experimento que visa proporcionar uma visão concreta do tamanho dos planetas e do Sol aos Mestres que, por conseguinte repassem aos alunos sem recorrer aos números. Escolhendo uma escala apropriada, representamos o Sol utilizando uma bexiga, e papel alumínio para representar os planetas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao representar os planetas, os livros acabam por esquecer de utilizar escalas, podendo resultar em uma visão errada dos alunos, e ocorrendo assim erros como o tamanho do Sol equivaler ao de Júpiter nas figuras. Em alguns conteúdos didáticos podem estar presentes tabelas com os diâmetros do Sol e dos planetas, porém não são muito eficazes, tendo em vista que não se consegue imaginar as diferenças de tamanho dos planetas e do Sol apenas vendo os números dos seus diâmetros. Utilizando o experimento “Comparação entre o tamanho dos planetas e do Sol“ como tarefa extraclasse, que permite visualizar corretamente a proporção dos tamanhos dos planetas e do Sol, os professores podem cumprir com o pressuposto que o experimento propõe, de uma forma que mantém os alunos envolvidos na aula e permitindo ver a gigante diferença de tamanho entre esses astros. A reação dos professores das escolas visitadas foi de total aprovação diante do método inovador.
CONCLUSÕES:
Devido circunstâncias mencionadas anteriormente o projeto em questão foi aplicado com o intuito de reverter o desvio de atenção por parte dos alunos, que se encontra presente nas salas de aula. Como o estudo da Astronomia vem se tornando cada vez mais presente no dia-a-dia, é interessante que os estudantes tomem conhecimento dessa Ciência que tem como o foco o universo e com o auxílio dessa técnica de ensino é possível despertar e estimular o interesse pelo estudo e pesquisa de Ciências em geral, devido às características multidisciplinares da Astronomia, além de que o experimento facilita a compreensão das dimensões dos planetas em relação ao Sol, tendo em vista que os livros didáticos deixam a desejar quando mostram os planetas através de figuras.
Palavras-chave: Experimento, Sol, Ensino-aprendizagem.