65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
Construindo o conceito Químico de Sais: Desafios e Potenciais de uma turma do PROEJA
Rafael de Carvalho Araújo - Graduando em Licenciatura em Química – IFPB
Amanda Cecília da Silva - Mestranda em Química – UFRPE
Luis Victor dos Santos Lima - Professor pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba
Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo - Profa. Dra./Orientadora do Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa
Niely Silva de Souza - Profa. do Instituto Federal da Paraíba – Campus Cabedelo
INTRODUÇÃO:
O PROEJA ( Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos ) é um projeto criado pelo governo federal que visa a transmissão de conhecimentos simples e de fácil assimilação para esse tipo de público que passou um tempo considerável longe da sala de aula, por diversos motivos. Assim, torna-se primordial organizar os conteúdos de forma significante e com aplicação prática no cotidiano desses discentes. (BRASIL 2005)
OBJETIVO DO TRABALHO:
Levar o conhecimento científico químico relacionando-o às atividades rotineiras desse alunado, a fim de dinamizar as atividades desenvolvidas no campo pessoal ou profissional.
MÉTODOS:
O presente projeto foi desenvolvido por alunos de Lic. Em Química no âmbito do PIBIC do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus João Pessoa. Esta pesquisa ocorreu em uma turma do PROEJA do Curso Técnico em Eventos, pertencentes ao 5º período (2º ano) e teve duração de 3 aulas, cada aula com 50 minutos.
Inicialmente foram levantados questionamentos sobre a proposta temática Sais; Em seguida, foram demonstrados os efeitos do sal no organismo, desde sua baixa concentração, a uma concentração mais elevada. Após essa discussão, foi explanado como os hábitos alimentares influenciam na quantidade de sal ingerido. Ciente dos efeitos do sal em nosso organismo, foi apresentado fotos e um vídeo, os quais mostravam na prática o efeito desta substância, e os prejuízos que ela pode causar a saúde. Deu-se ênfase também na conservação de alimentos, como por exemplo, a prática de salgar os alimentos a fim de elevar a durabilidade dos produtos que são submetidos a esse tratamento químico. Ao final destas atividades, foi aplicado um instrumento avaliativo, contendo 6 questões subjetivas referentes ao tema abordado em sala.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Logo no inicio da aplicação, foi perceptível que os discentes tinham certo conhecimento sobre o tema proposto, pois alguns possuam a patologia da hipertensão e tomavam medicamentos controlados. Deste modo, as explicações sobre o tema proposto foram permeadas pelos conhecimentos prévios dos alunos, de modo que eles puderam confirmar o que o docente estava lecionando. A partir do esclarecimento detalhado sobre o tema, os discentes perceberam que seus hábitos alimentares deveriam ser gradativamente modificados, pois de acordo com os próprios educandos, é mais viável hoje em dia alimentar-se de lanches e de produtos industrializados, diante da correria hodierna. A percepção dos atos prejudiciais à saúde como trocar refeições completas e mais saudáveis pelo supracitado tipo de alimentação, devido à composição química: uma alta concentração de sódio, dentre outras substâncias, que quando consumidas em excesso trazem complicações. Outro ponto positivo para os discentes foi compreender o porquê de algumas ações de condicionamento de alimentos em feiras livres.
Ao final, analisou-se o questionário que foi aplicado e com os resultados, pode-se então quantificar o desempenho dos discentes: 78,02% dos estudantes conseguiram acertos totais no instrumento avaliativo, 7,88% conseguiram acertos parciais e 14,10% do alunado erraram algumas das questões propostas.
CONCLUSÕES:
Na presente proposta investigativa, o desenvolvimento dos novos conceitos químicos para os educandos jovens e adultos se deu a partir da troca de experiências entre eles. Destarte, torna-se necessária uma abordagem simples e contextualizada dos conteúdos ministrados para esse tipo de público, pois eles trazem uma grande carga de conhecimento prévio que deve ser trabalhado, pois associar o saber popular com o saber cientifico requer planejamento estratégico e ações afirmativas.
Palavras-chave: Ensino de Química, PROEJA, Sais.