65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA LINGUAGEM DE SINAIS (LIBRAS): PENSANDO A INCLUSÃO SOCIAL NA LICENCIATURA
Paulo Oliveira da Silva - Universidade Regional do Cariri - URCA
Claudio Rejane da Silva Dantas - Universidade Regional do Cariri - URCA
INTRODUÇÃO:
Considerando a obrigatoriedade da inserção da Língua de Sinais (LIBRAS) nos cursos de Licenciatura garantida pela Lei nº 10.436 através do decreto 5.626, buscamos com este projeto refletir as possibilidades e limitações de ensino e da aprendizagem de conhecimentos de Física para os estudantes surdos da região do Cariri (Sul do Ceará). (BRASIL, 2004). É neste contexto que emerge algumas questões de pesquisa e de interesse de investigação no campo do ensino de Física, por exemplo, como ocorre o processo de aprendizagem dos alunos surdos com relação aos argumentos científicos subjacentes ao estudo da Física? Como analisar os argumentos dos alunos surdos mediado pela Língua de Sinais acerca de suas concepções sobre conceitos de Física? É necessária a compreensão de que a LIBRAS são naturais, no sentido de expressar a capacidade psicobiológica humana para a linguagem e também por surgir da mesma forma que as línguas orais. CHOMSKY (1997, p.47). É importante explicitar que utilizaremos os recursos de vídeos para o registro dos momentos e realizamos as análise a luz da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel que valoriza as concepções prévias dos educandos. (AUSUBEL, 2003)
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este projeto busca Investigar e avaliar o ensinar e o aprender ciências para alunos surdos da região CRAJUBAR (municípios Crato, Juazeiro e Barbalha) a partir de uma abordagem teórico e experimental centrando em materiais do dia-a-dia e em recursos digitais.
MÉTODOS:
Iniciamos atividades de revisão de literatura e planejamento de oficinas apresentando experimentos que discutem conceitos de física (Mecânica, Termodinâmica, Òptica, Eletricidade e Magnestismo) buscando uma metodologia de explicação através da Língua de Sinais (LIBRAS) valorizando o argumento do estudante e registrando em vídeo as aulas para análise posteriores. Para cada tema gerador explicitado anteriormente planejamos uma abordagem da física de baixo custo que utiliza materiais do dia-a-dia dos estudantes, tais como brinquedos, jogos e materiais para a instrumentação. Enfatizamos a criação de experimentos pelos alunos surdos que promovia a discussão dos conceitos de física em seu funcionamento. Através desta investigação acreditando que poderemos estar contribuindo com o acesso aos conhecimentos da física escolar pelos alunos surdos a partir de uma perspectiva lúdica. As oficinas foram realizadas na Associação dos Surdos (INTRA) da cidade de Juazeiro do Norte/CE e também no Laboratório do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, sendo a turma composta por estudantes regulamente matriculados no ensino médio. Tendo em vista que este projeto de extensão possuir caráter de investigação científica utilizamos a perspectiva da pesquisa qualitativa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Iniciamos após planejamento e fundamentação um curso de Física experimental para estudantes surdos. É importante salientar que a experiência provoca a reflexão sobre um novo olhar para o processo de formação de futuros professores preparados para lidar com questões de inclusão, principalmente pela necessidade da aquisição de todos para saberes científicos. Neste que encontra-se em desenvolvimento o aluno bolsista está mediando o ensinar e o aprender conceitos de Física escolar utilizando a abordagem da Física Prática de laboratório. Foram inscritos inicialmente 15 estudantes surdos. As inscrições foram realizadas no espaço de associação de surdos do Cariri (INTRA – Instituto Transformar). Os estudantes estão na faixa etária de 15 a 30 anos. A investigação desperta a necessidade de desenvolvermos uma material (produto) didático que possa apoiar o ensino de ciências com a linguagem de sinais. Assim emana a idéia de elaborarmos um pequeno manual com procedimentos experimentais para o ensino e aprendizagem de ciência através da LIBRAS e que possa apoiar os professores de física em sua prática.
CONCLUSÕES:
Os dados preliminares revelam que os estudantes surdos demonstram intenso interesse na compreensão dos fenômenos físicos que subjaz os experimentos e que alegam a dificuldade de entendimento no espaço escolar devido a pouca valorização a uma abordagem experimental pelos professores, também a pesquisa evidencia o desafio de pensarmos significados de conceitos da ciência através de terminologias da linguagem de Sinais. Também a pesquisa evidencia o desafio de pensarmos significados de conceitos da ciência através de terminologias da linguagem de Sinais.
Palavras-chave: Ciência, Inclusão, Experimentos.