65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A LUDICIDADE COMO ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR – RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE PEDAGOGIA.
Rosangela dos Santos Rodrigues - Departamento de Pedagogia - UFMA
Polyanna Maria Veras Trindade - Departamento de Pedagogia - UFMA
Hugo Leonardo Freitas Pereira - Departamento de Pedagogia - UFMA
José Carlos de Melo - Prof. Dr./Orientador - Departamento de Pedagogia - UFMA
INTRODUÇÃO:
Para que a formação do profissional docente seja completa, faz-se necessário a experiência prática das muitas teorias apreendidas durante a nossa formação acadêmica e para concretizar esta prática o PIBID programa financiado pela CAPES, concede ao futuro docente a oportunidade de vivenciar os inúmeros embates existentes no cotidiano escolar. Este estudo consiste em um relato de experiência dos discentes do Curso de Pedagogia da UFMA, no período de Julho a Dezembro de 2012, com o intuito de socializar as atividades lúdicas realizadas com alunos do 5º ano do ensino fundamental II do Centro de Ensino “Y” Bacanga localizado na Comunidade do Fumacê - Anjo da Guarda em São Luís, Maranhão. Inicialmente observamos durante algumas semanas as rotinas dos alunos em classe, na perspectiva de diagnosticar o nível de aprendizado dos mesmos, bem como as dificuldades que possivelmente poderiam existir na referida escola.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Iniciamos as atividades de campo fazendo dinâmicas grupais, intencionando encontrar um ponto de convergência para inserirmos as atividades lúdicas, como forma de gerar interação entre os alunos e consequentemente, harmonizar o ambiente para a elaboração de outras atividades que pudessem desenvolver o cognitivo dos mesmos, objetivando a melhor absorção dos conteúdos propostos pelo plano curricular.
MÉTODOS:
A constante prática dos especialistas em educação de idealizarem o profissional docente, assim como o constante aumento da exigência de saberes que este profissional deve dominar, despertaram vários questionamentos: Quais os saberes necessários para a prática docente cotidiana? Qual formação deste profissional? Que práticas podem ser utilizadas para a construção de saberes e fazeres em sala de aula? Qual a importância do lúdico no ambiente escolar? Para encontrar tais respostas levamos em conta as condições de trabalho e a escola como espaço físico, observamos suas atividades cotidianas e suas relações entre seu grupo de trabalho, e com seus alunos e usamos entrevistas semiestruturadas como recomenda (TRIVIÑOS, 1987, p.152), quando afirma que a entrevista semiestruturada “[...] favorece não só a descrição dos fenômenos sociais, mas também sua explicação e a compreensão de sua totalidade [...]” além de manter a presença consciente e atuante do pesquisador no processo de coleta de informações, nos auxiliando assim na mensuração dos conceitos atribuídos pelos professores a sua atuação profissional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A grande maioria dos docentes da escola investigada, não aplicam a atividade lúdica na escola investigada e não sabem como podem inserir tal atividade no planejamento escolar previsto pelo currículo. Esse fato implica um déficit na formação desses educadores, quanto a essa formação pode-se observar que não se trata de uma formação adequada, ou simplesmente a ausência de uma continuidade nesse processo. Através dessa experiência vivenciada colocamos em prática conhecimentos adquiridos em nossa formação na perspectiva de incentivar os docentes a aderir a essas práticas como forma de melhorar o ambiente de aprendizagem, proporcionando assim um melhor rendimento na absorção do conhecimento pelo educando.
CONCLUSÕES:
Concluímos que o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento integral dos alunos, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. Para (PEDROZA, 2005,p.62) os jogos e brincadeiras representam fonte de conhecimento sobre o mundo e sobre si mesmo e contribui para o desenvolvimento de recursos cognitivos e afetivos que auxiliam a tomada de decisões, criatividade e raciocínio.
Palavras-chave: PIBID, Atividades lúdicas, Ensino-aprendizagem.