65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
Caracterização dos resíduos sólidos gerados na feira de Tefé e sua influência na água do lago de Tefé
Leonardo da Silveira Rodrigues - Msc./ Orientador
João Paulo Borges Pedro - Msc./Coorientador - Pesquisador - IDSM
Cássio Augusto da Silva Oliveira - Graduação - Licenciatura em Química - UEA
INTRODUÇÃO:
O município de Tefé está situado na Planície Amazônica, na região do Médio Solimões, a 525 km da Capital Manaus. Possui aproximadamente 61.453 mil habitantes, distribuídos em uma área de 23704,5 Km². No município existe uma feira livre e esta localizada no centro da cidade à margem do lago de Tefé. Nesta feira são ofertados diversos produtos, desde industrializados até aqueles produzidos no próprio município tais como: verduras, frutas, farinha de mandioca, peças de artesanato, locais para refeições dentre outros. Muitas vezes os resíduos produzidos na feira são lançados diretamente no lago de Tefé no período de cheia e nas praias no período de seca, causando poluição visual e facilitando a proliferação de vetores de doenças (moscas, baratas, ratos e urubus) e de animais de rua (cães e gatos). Atualmente não há nenhum estudo que verifique a influência dos resíduos sólidos gerados na feira de Tefé sobre as propriedades físico-químicas da água do lago de Tefé.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo caracterizar qualitativa e quantitativamente os resíduos sólidos gerados na feira de Tefé e estimar sua influencia nas propriedades físico-químicas da água do lago de Tefé próximo à feira.
MÉTODOS:
A pesquisa teve início no mês de setembro até outubro de 2012. Inicialmente buscou-se informações referentes ao acondicionamento, coleta e transporte dos resíduos sólidos gerados na feira de Tefé, por meio de perguntas informais aos usuários da feira e ao encarregado pela coleta e transporte dos resíduos gerados no município. Para caracterização quantitativa, foram coletadas amostras de domingo a sexta-feira com auxilio de dois sacos de fibra, com capacidade para cinquenta litros cada, esta amostra foi pesada, possibilitando estimar a quantidade de resíduos sólidos produzidos na feira diariamente. Para caracterização qualitativa, a amostra foi disposta sobre uma lona, em seguida os resíduos foram separados manualmente e diferenciados em: papel/papelão, plástico, vidro, metais, matéria orgânica e outros. Para verificar a qualidade da água do lago de Tefé, foram coletadas amostras de água, de canais de efluentes formados ao longo das praias e do lago, que fica a poucos metros da feira. Os seguintes parâmetros foram medidos: pH, temperatura, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), condutividade elétrica, saturação de oxigênio dissolvido e oxigênio dissolvido (OD), no Laboratório de Qualidade da Água e Meio Ambiente (LAQUA) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na feira de Tefé os resíduos sólidos são depositados diretamente no solo, os mais comuns são: copos descartáveis, restos de alimentos, restos de frutas, embalagem de alimentos e sacos plásticos. A coleta e transporte dos destes é realizada diariamente, a destinação final, é o depósito de resíduos urbanos onde ocorre a decomposição sem nenhuma proteção ao meio ambiente ou a saúde pública. Na feira 58% dos resíduos gerados é matéria orgânica. Para os resíduos inorgânicos, foram obtidos os seguintes valores: plásticos/PET 17%, metal 3%, vidro 4% e papel/papelão 12%. Os valores medidos nos canais de efluentes de água (CE) e (MCE) foram comparados com os resultados obtidos ás margem do lago (ZML) e á distancia de cinquenta metros da margem (LA). Os valores obtidos foram: Temperatura (°C) CE 28,4; MCE 29; ZML 30,4; LA 29,95; Condutividade (µS/cm) CE 408,15; MCE 402,7; ZML 62,82 LA 26,18; Saturação OD (%) CE177,4; MCE 212,1; ZML 298,85; LA 304,1; OD (mg/L) CE 13,1; MCE 16,76; ZML 22,13; LA 22,09; pH CE 7,15; MCE 7,19; ZML 7,19; LA 7,18; DBO (mg/L) CE77,5; MCE 98,5; ZML 21,5; LA 16,05. Com base nestes parâmetros pode-se afirmar que a matéria orgânica presente nos canais de efluente, esta contaminando a água do lago de Tefé e esta matéria orgânica é gerada em sua maioria na feira.
CONCLUSÕES:
A falta de um sistema de gestão integrada de resíduos sólidos no município de Tefé, tem acarretado sérias consequências, uma delas é a possível contaminação da água do lago devido ao deposito de resíduo sólido diretamente no solo. Na feira de Tefé, mais da metade dos resíduos gerados é matéria orgânica. É necessário que seja implantado um sistema de coleta seletiva, para viabilizar o uso desta matéria orgânica na produção de adubo orgânico através da compostagem. Para a reciclagem de resíduos como garrafa PET, plástico, papel e papelão, serão necessários longos períodos de estocagem dos mesmos, até que seja atingida uma quantidade maior para a comercialização. Os valores encontrados para a análise dos parâmetros físico-químicos da água do lago e dos efluentes lançados em direção ao lago mostraram que esta pode estar sendo contaminada pelos resíduos sólidos gerados na feira. Portanto a feira de Tefé gera uma quantidade significativa de resíduos orgânicos, que possuem potencial para reciclagem, através da produção de adubo orgânico por meio da compostagem. A falta de um sistema de coleta seletiva, além de inutilizar essa matéria orgânica, favorece depósitos inadequados dos resíduos por parte dos usuários da feira, transformando-os em uma das fontes de contaminação da água do lago.
Palavras-chave: Resíduos sólidos, Contaminação da Água, Tefé.