65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE PARA O PIBID DE PEDAGOGIA DA UFMA. UMA REFLEXÃO.
Claudionice Alves Durans - Depto de Pedagogia - UFMA
Gisleny Martins do Nascimento de Jesus - Depto de Pedagogia - UFMA
José Carlos de Melo - Prof. Dr./Orientador - Depto de Pedagogia - UFMA
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão atua em escolas de educação básica da rede Estadual e Municipal de ensino, onde executa projetos com alunos que apresentam baixo rendimento escolar, visando uma melhora em seus índices de aprendizagem e sociabilidade, contribuindo para a sua formação enquanto sujeitos capazes de interpretarem o mundo para transformá-lo. A exigência que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES faz ao final de cada período de atuação do programa para garantir a sua continuidade é que haja um aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB dessa escola. O baixo rendimento escolar, a violência na escola, a evasão escolar, entre outros, são fatores que contribuíram para que o PIBID de Pedagogia da UFMA fosse além das aparências, buscar na essência o que de fato contribui para esse quadro tão desanimador da escola. Com essa característica de atuação na escola e contínua formação na academia, o referido programa logo se identificou com a Pedagogia de Paulo Freire, sua compreensão sobre o papel da educação no contexto da existência tanto social, quanto individual do ser humano. Este programa está alicerçado sob essa preocupação, porém acredita que isso deva ser uma das consequências de uma escola que desenvolva em seus educandos certo grau de criticidade, onde este deixe de ser um “depósito” de conhecimento apático e passivo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa teve como objetivo nos levar a uma reflexão sobre a importância do pensamento de Paulo Freire para o PIBID de Pedagogia da UFMA, levando em conta sua grande contribuição para História da Pedagogia, bem como a atualidade de suas obras e a sua grande influência entre uma geração de pensadores.
MÉTODOS:
A atualidade do pensamento de Paulo Freire bem como a universalidade de suas contribuições nos levou aos seguintes questionamentos: Qual o verdadeiro papel do educador na sociedade? Como deve ser a sua formação? Como a educação pode se tornar uma prática de liberdade? Buscando essas respostas realizamos uma pesquisa bibliográfica, tomando como base FRANCO (2003, p.196), para melhor compreensão e desvelamento destas questões a cerca da influência do pensamento freireano para o PIBID de Pedagogia da UFMA. Também nos utilizamos de conhecimentos adquiridos através de seminários sobre as obras de Paulo Freire as quais nos proporcionaram uma visão mais ampla de sua proposta pedagógica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conseguimos observar que, para Paulo Freire, o educador deve estar comprometido com a realização de um humanismo libertador, dialógico, criativo e, sobretudo ético, onde o educador levará em conta as relações existentes no contexto social do educando. Para que isso aconteça, o educador precisará de uma formação sólida, concreta e contextualizada à cerca de sua realidade econômica, política e sociocultural, a fim de realizar com responsabilidade ética o exercício da tarefa docente. Para Freire a educação como prática da liberdade é aquela que contribui para que cada sujeito envolvido no processo educativo possa humanizar não só a si mesmo, como também ao mundo que o cerca.
CONCLUSÕES:
Concluímos que embora alguns anos tenham se passado após a morte de Paulo Freire, seu legado continua inspirando os mais diversos pensamentos e contribuindo para grandes análises de outros autores que carregam, assim como Freire, a esperança da universalização de uma educação verdadeiramente transformadora e libertária. O PIBID tem como finalidade a formação de um profissional completo e contextualizado. Por esse motivo, o acadêmico é inserido na realidade escolar para obter experiência prática das teorias por ele apreendidas durante o seu processo de formação. Tomando como referência o pensamento pedagógico freireano, podemos identificar suas diversas contribuições para o PIBID de Pedagogia da UFMA, como: A sua leitura crítica do mundo; O desenvolvimento de um trabalho educativo com dimensão política; O reconhecimento da importância do relacionamento social integrado a realidade; A concepção da educação como ferramenta de transformação da sociedade, entre outros.
Por fim, podemos concluir que a pedagogia freireana tornou-se a base estrutural do trabalho desenvolvido pelos pibidianos de Pedagogia da UFMA, contribuindo diretamente para a formação de um futuro corpo docente comprometido com a transformação social.
Palavras-chave: PIBID, Paulo Freire, Educação.