65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM ENSINO DE QUIMICA: POLUIÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA.
Gisele dos Santos Oliveira - Centro de Ciências Agrárias Universidade Federal do Espírito Santo
Ueveton Pimentel da Silva - Centro de Ciências Agrárias Universidade Federal do Espírito Santo
Marcos Vogel - Centro de Ciências Agrárias Universidade Federal do Espírito Santo
INTRODUÇÃO:
A contextualização no ensino de química tem sido discutida e propicia ao aluno condições diferenciadas para a compreensão do conteúdo químico. Isso deve-se ao fato de que seja construído um processo de recuperação da realidade, minimizando a dicotomia entre vida e escola. Outro fator é a redução na fragmentação dos conteúdos usados nas escolas sem uma ligação do seu dia a dia (Quadros, 2004).
Na perspectiva de discutir as potencialidades da experimentação para a melhora do ensino e da aprendizagem Chassot et al. defendem o “desenvolvimento de uma química que tenha na experimentação uma forma de aquisição de dados da realidade, utilizados para a reflexão crítica do mundo e para o aprimoramento do desenvolvimento cognitivo”(Chassot et al., 1993, p. 48).
No que se refere à contextualização, os mesmos autores defendem a necessidade do ensino de química como uma forma de inter-relações entre diferentes conhecimentos para construção de significados novos, levando o aluno-cidadão a refletir, compreender, discutir e agir sobre o seu mundo.
O presente trabalho tem a proposta de relacionar o conteúdo químico por meio da contextualização e experimentação.
O documento (BRASIL, 2006, p. 117) sugere que a contextualização e a experimentação devem estar associadas com a teoria.
OBJETIVO DO TRABALHO:
- Relatar uma experiência de processo de contextualização e experimentação em uma intervenção no ensino de química, utilizando um tema gerador que está ligado ao cotidiano. - Estabelecer uma ligação da teoria química abordada com o contexto a ser debatido.
MÉTODOS:
O tema gerador contextualizado escolhido foi “Poluição” obtida através de um questionário passado aos alunos. O tema a ser trabalhado foi “Poluição da água” no foco do tratamento de água. A intervenção foi realizada no dia 14 e 15 de junho de 2012 a aula foi desenvolvida com as turmas do 1º ano IV e I do ensino médio da escola estadual Aristeu Aguiar com aproximadamente 20 alunos em cada turma, no município de Alegre- ES.
O contexto social debatido tinha como objetivo discutir sobre a importância da água e sua preservação para a vida. Iniciamos a aula perguntando o que era poluição? Após introduzimos falando sobre os tipos de poluição que existem com a utilização de slides. Outros questionamentos foram feitos. Foram mostradas várias fotos sobre a poluição química da água e as consequências que eles trazem para nossa saúde e para o meio ambiente.
Em seguida foi passado um vídeo explicando as etapas de tratamento da água. Usamos a etapa de coagulação de compostos em água, para vincular o contexto abordado com o conteúdo químico a ser explicado. Após foi feito um experimento demonstrativo explicando a purificação da água usando sulfato e alumínio e hidróxido de cálcio. Após foi explicado o conteúdo de ligação química. No final foi aplicado um questionário para os alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os questionários aplicados continham perguntas a respeito do experimento e perguntas que estimava os alunos a relacionarem o conteúdo com o cotidiano. Dos 40 questionários aplicados 31 foram respondidos. Sendo que 27 alunos relacionaram com seu cotidiano a questão (Porque o tratamento da água é importante para nossa saúde e até mesmo nossa sobrevivência?). Obtendo respostas do tipo (“porque se não tiver o tratamento de água nós podemos ficar doente e dependendo da doença podemos até morrer”).
Dessas 27 respostas 23 também relacionaram com seu cotidiano a questão (Como a química está relacionada com o tratamento da água? Justifique). Obteve respostas do tipo (“A química ajuda muito na limpeza da água sem ela a água não estaria totalmente limpa”).
As perguntas abordadas induzem aos alunos a fazer uma ligação da química com o cotidiano. De acordo com os resultados obtidos pode se observar que a maioria dos alunos responderam as questões relacionando o conteúdo abortado com o cotidiano e também conseguem perceber a importância da mesma para sua vida. A criação desta percepção gera uma visão diferente da química aplicada em sala de aula, porque através desta intervenção os alunos pode perceber a importância de estudar química.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos mostram que a experimentação e a contextualização em ensino de química pode ser uma opção para que o aluno possa compreender melhor o conteúdo abordado, por entender a importância deste conhecimento para a vida.
Palavras-chave: Contextualização, Experimentação, Ensino de química.