65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
APRENDIZAGEM: O LÚDICO COMO MEIO CONSTRUTOR DE SABERES MATEMÁTICOS.
Jonathan Henrique Pimenta Silva - Acadêmico do curso de pedagogia da UFMA, bolsista do PIBID/UFMA/CAPES.
Raianne Raquel Silva Miranda - Acadêmica do curso de pedagogia da UFMA, bolsista do PIBID/UFMA/CAPES.
José Carlos Melo - Docente da UFMA, coordenador do subprojeto do PIBID de Pedagogia CAPES/UFMA.
INTRODUÇÃO:
Para uma formação completa é necessário a articulação entre teoria e prática, com esse intuito o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID nos possibilitou o aprofundamento das teorias e constatação na prática do nosso papel como educador. Com esse objetivo fomos inseridos na realidade escolar. No Centro de Ensino “Y Bacanga”, com os alunos do 5º ano do fundamental I, fazendo coletas de dados, e nos aprofundando nas problemáticas encontradas, com o intuito de socializar com o lúdico. Dê posse dos dados coletados nos empenhamos na tentativa de desencadear um trabalho de exploração na aplicação dos conceitos matemáticos, com objetivo de promover uma aprendizagem lúdica, porém estruturada na lógica da matemática. Os jogos e as brincadeiras são abordados como facilitadores de uma melhor compreensão e resolução de problemas matemáticos, pois segundo Ronca (1989, p.27) “O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora sequências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta investigação teve por objetivo socializar as experiências adquiridas em uma escola de ensino fundamental I, localizada na periferia da cidade de são Luís do maranhão, escola esta onde foi possível colocarmos em prática nossos conhecimentos teóricos adquiridos na universidade, nos apoiando em teóricos que discutem sobre a importância da ludicidade na construção do conhecimento.
MÉTODOS:
Para a realização das nossas atividades desenvolveu-se uma pesquisa-ação, com isso, tivemos a oportunidade de estar inseridos na realidade escolar, abordando as dificuldades encontradas pelos vinte e oito alunos em sala de aula, no intuito de solucioná-las. Além de nossas observações, empregamos entrevistas para identificar as dificuldades encontradas por cada aluno/a. Na medida em que desenvolvíamos a nossa intervenção na escola, tratamos de desenvolver junto aos alunos atividades que os favoreçam na operacionalização de cálculos matemáticos, como forma, de proporcionar motivação através do lúdico. A presente pesquisa tem enfoque qualitativo e visou propiciar aos alunos um ambiente lúdico como ferramenta motivadora no processo de aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos dados obtidos pudemos levantar questionamentos, e o motivo que nos levou a trabalhar o lúdico com as dificuldades encontradas nas operações simples de matemática, foi o de criar uma metodologia mais rica em detalhes, que prendesse a atenção dos educandos. Pudemos perceber a influência da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem, sendo esta o meio pelo qual o aprendizado da matemática tornou-se mais atraente para os alunos/as. Com base nas análises realizadas evidenciou-se a indiferença dos alunos/as quanto à matemática, sendo esta a causa do fraco desempenho nesta disciplina. Neste sentido, a ludicidade propiciou aos educandos uma aprendizagem significativamente satisfatória e prazerosa.
CONCLUSÕES:
A pesquisa nos mostrou que o lúdico é uma importante ferramenta para a aprendizagem, se tornando indispensável na educação infantil, tendo este um caráter socializador e motivacional que rompe com as barreiras fora dos muros escolares, a fim de, mobilizar o alunado a interagir com as diversas problemáticas encontradas no seu dia-a-dia. No caso específico do trabalho, o lúdico funcionou como instrumento que fez com que os alunos/as se atraíssem para a aprendizagem da matemática, visto que a mesma é constituída historicamente como uma disciplina de difícil aprendizado. É provável que pensem que o lúdico por está relacionado a tudo que possa proporcionar alegria e prazer, desenvolvendo a criatividade, a imaginação e a curiosidade, desafiando a criança a buscar solução para problemas, seja limitado a criança, no entanto, segundo Ronca (1989, p.99) o lúdico torna-se válido para todas as séries, porque é comum pensar na brincadeira, no jogo e na fantasia, como atividades relacionadas apenas infância. Na realidade, embora predominante neste período, não se restringe somente ao mundo infantil.
Palavras-chave: Matemática, Lúdico, Aprendizagem.