65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 11. Economia
Desindustrialização Brasileira: Aspectos Teóricos e o caso brasileiro.
Breno Zini Moreira Silva - Depto. de Economia - UFES
INTRODUÇÃO:
Na literatura econômica, o termo desindustrialização tem suas origens na segunda metade do século XX, sendo este associado a uma fase natural do desenvolvimento econômico, sendo que os países desenvolvidos estavam passando por este processo, sendo este processo denominado de desindustrialização natural.
Já no final do século XX, principalmente após o Consenso de Washington temos, em alguns países subdesenvolvidos um processo semelhante ao dos países desenvolvidos, mas com algumas especificidades, sendo que neste processo estes países não estavam desenvolvendo uma indústria robusta com alto valor agregado ou um setor de serviços destacado a nível mundial, essas características preponderantes principalmente em alguns países Latino Americanos, passou a designar o termo de desindustrialização negativa, sendo esta associada a um processo de desindustrialização com uma baixa renda agregada.
Este processo passou a se destacar no Brasil diante de alguns fatores tanto internos à economia brasileira como externo provocando o problema de pequeno crescimento e recorrentes instabilidades econômicas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Fazer um breve histórico do desenvolvimento do termo desindustrialização na literatura econômica, destacando alguns aspectos teóricos, aplicando-os ao caso brasileiro. Analisa-se, também, se o país realmente está passando por este processo e quais as prováveis consequências no desenvolvimento econômico nacional.
MÉTODOS:
O artigo é fruto de pesquisa realizada na disciplina Economia Contemporânea Brasileira do Departamento de Economia/UFES e consiste numa revisão bibliográfica de artigos científicos, leitura sistemática de artigos de opinião veiculados em periódicos virtuais e compilação de dados buscados em sites de importantes instituições, tais como Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No inicio da década 90 temos no mundo um forte processo de abertura comercial e financeira, processo este ligado à liberalização comercial defendida pelo Consenso de Washington já no fim da década de 80. Isso também fez parte da economia brasileira, já iniciando desde a década de 90 uma considerável perda para a indústria nacional, pois nesse processo temos uma perda da competitividade da indústria nacional associada à grande entrada de produtos internacionais.
Já na segunda metade da década de 90 e durante toda a primeira parte do século XXI com o plano de estabilização monetária temos uma política monetária recessiva com altas taxas de juros restringindo o acesso ao crédito e o incentivo ao investimento. Esses fatores internos, juntamente com o aumento das exportações de commodities que valorizaram o câmbio e provocaram um forte investimento no setor devido à demanda internacional e o crescimento industrial chinês fizeram a indústria brasileira perder participação no PIB, nas exportações e consequentemente passaram a ter menos importância no desenvolvimento brasileiro.
CONCLUSÕES:
Pode-se perceber, analisando a conjuntura e dados estatísticos uma queda relativa do setor industrial no PIB e na participação das exportações. Essa queda pode ter consequências graves para a economia brasileira, uma vez que a indústria é um dos principais motores de desenvolvimento a longo prazo das economias e não vemos no Brasil nenhum incentivo ou mudança na política econômica em prol da indústria, apenas incentivos momentâneos e de curto prazo. Além disso, temos também um crescimento no incentivo à produção agrícola e de produtos com baixo valor agregado comprovando assim a tese da desindustrialização no Brasil. Com isso, temos que a desindustrialização seria causada pela liberalização comercial iniciada na década de 90 que provocaram mudanças institucionais e contribuíram para o processo, além de uma valorização do preço das commodities no mercado internacional que provocou um estimulo para o processo sobrevalorizando o real fazendo a indústria brasileira perder competitividade no mercado internacional, além de uma continuidade de uma política econômica que desfavorece a indústria nacional.
Palavras-chave: Indústria, Desindustrialização, Desenvolvimento.