65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
MAPEAMENTO DAS ÁREAS DO ENTORNO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE: SUBSÍDIOS PARA ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O CONTEÚDO ZOOLÓGICO.
Igor Salsa Alves da Silva - Bolsista PIBID/CAPES - UFRPE
Lidianne Maria da Silva - Bolsista PIBID/CAPES - UFRPE
Cynthia Waleria de Melo Silva Rodrigues - Profa. Temporária - Depto. de Educação - UFRPE
Ednilza Maranhão dos Santos - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Biologia - UFRPE
Monica Lopes Folena Araújo - Profa. Dra./Coorientadora - Depto. de Educação - UFRPE
Janaína de Fátima Oliveira da Silva - Profa. Colaboradora - Especialista em Educação
INTRODUÇÃO:
Uma das áreas mais fascinantes da biologia é o estudo dos animais (zoologia), porém a mesma algumas vezes é vista como difícil ou complicada pelo fato de se trabalhar diversos conteúdos, utilizando aulas teóricas e tradicionais. Sendo assim, fazer uso de aulas práticas interativas é bastante válido para o processo de ensino e aprendizagem. Segundo KRASILCHIK, MYRIAM (2008) apud HOFSTEIN (1982) as aulas práticas tem como principal função no ensino de ciências, levar o aluno a despertar o interesse pelo conhecimento, desenvolvendo a capacidade de resolver problemas e entender os conceitos básicos. A teoria só adquire significado quando vinculada a uma problemática originada da prática (MARTINS 2000). Para realizar atividades práticas em áreas fora da escola, é necessário que o professor conheça os espaços disponíveis e perceba as suas potencialidades, para que assim as atividades estejam de acordo com a realidade da escola e dos alunos. Segundo ALVES (2002) o professor deve levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos e o contexto sociocultural no qual a escola está inserida.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Valorizar os espaços localizados próximos a uma escola na região metropolitana do Recife, propondo atividades práticas e interativas para aulas envolvendo o conteúdo de biologia animal/zoologia.
MÉTODOS:
A escola alvo da presente pesquisa está localizada na zona oeste do Recife, no bairro da Iputinga. A presente escola apresenta limitação de áreas verdes ou espaços de vivência para aulas práticas de ciências, o que justifica explorar ambientes do entorno. Para o desenvolvimento da pesquisa, recorreu-se a um levantamento quantitativo e qualitativo por meio de um mapeamento realizado, levando em consideração quantas áreas podem ser exploradas e, além disso, informações sobre condições de segurança, disponibilidade, localização e entre outros aspectos foram documentadas para que as atividades práticas voltadas para a temática da biologia animal/zoologia a serem desenvolvidas nessas áreas localizadas no entorno da escola possam ser desenvolvidas com segurança e qualidade. Foram realizadas caminhadas e visitas às áreas do entorno da escola. Os espaços foram mapeados, registrados e documentados através de imagens fotográficas e anotações, caracterizando sua estrutura, paisagem e possibilidades pedagógicas. Posteriormente foram elencadas as potencialidades e os possíveis conteúdos a serem trabalhados com os alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através do mapeamento, registraram-se três áreas de interesse para atividades de biologia animal/zoologia. Entre essas a que obteve maior destaque pelas inúmeras possibilidades fica localizada por trás da escola. Apresenta vasta riqueza de espécies vegetais como o Pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam. 1785) e coqueiro (Cocos nucifera L.) e também ocupação de diferentes animais, desde os insetos como as formigas da família Formicidae até os superiores. É um espaço amplo, com paisagem interessante e agradável, facilitando assim as atividades práticas que segundo Guimarães (2006), o conteúdo didático trabalhado com a utilização de ferramentas instigadoras, dentro e também fora das salas de aulas, tem sido apontado como uma estratégia válida na formação do intelecto do aluno. Foram planejadas cinco atividades, dentre essas a investigação científica, observação in situ e ex situ e atividades lúdicas com temas como o comportamento animal. Diferentes abordagens com o Filo Artrópodes podem ser trabalhadas, pois vários insetos como cupins e gafanhotos são abundantes na área. Atividades como essas a serem realizadas no entorno da escola são válidas, pois como afirma Rezende (2005) com as atividades práticas, os alunos são capazes de vivenciar novas experiências e sair mais da rotina.
CONCLUSÕES:
A valorização dos espaços próximos às escolas deve ser estimulada pelo professor. No presente trabalho o entorno em que a escola está inserida é bastante rico em ambientes com paisagens distintas que podem e deve funcionar como potencialidades pedagógicas para pôr em prática atividades interativas extraclasses. Os discentes terão a oportunidade de vivenciar, observar, entender, relacionar e registrar de perto as informações relacionadas à temática zoológica, como de fato os animais movimenta-se, comportam-se, alimentam-se, quais suas formas de organização, seus habitat e entre outras, diversas características dos mesmos. Além disso, refletir sobre temas como biodiversidade e declínio de espécie.
Palavras-chave: Valorização, Contextualização, Ferramentas.