65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
PESQUISA DE MERCADO NA CADEIA PRODUTIVA DO MEL NO MUNICÍPIO DE ORIZONA-GO.
Rafael Porto Vieira - Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. IFGoiano – campus Urutaí.
Luan Vieira Cardoso - Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. IFGoiano – campus Urutaí.
Fernando de Araújo Souza - Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. IFGoiano – campus Urutaí.
Márcio Fernandes - Professor Dr./Orientador - IFGoiano – campus Urutaí.
INTRODUÇÃO:
O mel é considerado um fluido viscoso, aromático e doce elaborado por abelhas a partir do néctar e/ou exsudatos sacarínicos de plantas, principalmente de origens florais, os quais, depois de levados para a colméia pelas abelhas, são amadurecidos por elas e estocados no favo para sua alimentação (BRASIL, 2000). No Brasil, a produção comercial do mel está ligada à apicultura cuja história teve início com a inserção das abelhas europeias Apis mellifera no Estado do Rio de Janeiro em 1839, realizada pelo Padre Antônio Carneiro. A apicultura brasileira avançou a partir da introdução das abelhas africanas (Apis mellifera scutellata) em 1956, que culminou na africanização das demais subespécies existentes no país. Após o desenvolvimento de técnicas adequadas de manejo ocorrido na década de 70 a apicultura passou a ser intensamente praticada em todos os estados brasileiros (SOUZA et al., 2004). A apicultura tornou-se instrumento de inclusão econômica e alternativa de emprego e renda. O mercado mundial do mel é progressivamente sofisticado e os grandes consumidores têm padrões elevados de exigência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou-se avaliar o perfil do consumidor de mel no município de Orizona – Goiás.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado em Orizona – Goiás e a coleta de dados se deu por meio de questionários estruturados para identificar os perfis de consumidores de mel. As informações obtidas referem-se à sexo, idade, nível de escolaridade, renda média familiar, hábito de consumo, nível de consumo, forma de aquisição e de publicidade do produto. Foram aplicados 82 questionários contendo 21 perguntas, cada, frente aos consumidores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os 82 entrevistados, 51,21% eram do sexo feminino e 48,78% do masculino, apresentam idade entre 11 e 40 anos. A maioria dos entrevistados possuía ensino médio completo. Em relação à renda média da família em salários mínimos, 74,39% possuem renda de 1 a 3 salários mínimos. Dos pesquisados, 69,51% disseram ter o hábito de consumir mel, já 26,82% responderam que não tinham o hábito e 3,65% não opinaram. Quanto ao nível de consumo 46,34% dos entrevistados responderam que consomem mel 1 ou 2 vezes por semana, 14,63% consomem 3 ou 4 vezes por semana, 2,43% disseram consumir 5 ou 6 vezes por semana, já 7,31% afirmaram consumir mais que 6 vezes por semana e 29,26% não opinaram. Perosa et al., (2004) argumenta a falta de consciência da amplitude alimentar constitui um dos fatores do baixo consumo de mel no Brasil. Na forma de aquisição, 7,13% responderam adquirir o mel em supermercados, 1,21% em farmácia, 14,63% compravam na feira, 70,73% adquiriam do apicultor e 6,09% não responderam. Em pesquisa realizada por JÚNIOR et al. (2006) os consumidores acreditam que, adquirindo o mel diretamente do produtor, conseguem reduzir as possibilidades de adulteração da qualidade. Todos os participantes disseram que há necessidade de investimentos em marketing do produto.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que, os principais fatores para aumentar o consumo de mel pela população são: promover informações sobre o produto, desenvolver o marketing de produtos e serviços para conscientizar e satisfazer os consumidores, planejar a produção e comercialização de acordo com os recursos logísticos do município e utilizar dos recursos disponíveis juntamente com a mão de obra qualificada para esta cadeia produtiva. Os consumidores conhecem os benefícios proporcionados pelo mel e apresentam boa aceitação. Sugere-se mais e melhores campanhas de marketing para que consumam com maior frequência.
Palavras-chave: Consumo, Divulgação, Mel.