65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 4. Genética Molecular
DIVERSIDADE GENÉTICA DE Croton heliotropiifolius MEDIANTE O USO DE MARCADORES MOLECULARES
Zanon Santan Gonçalves - Depto. de Estudos Básicos e Instrumentais da UESB, BA
João Guilherme Portugal Vieira - Depto. de Estudos Básicos e Instrumentais da UESB, BA
Murilo Marques Scaldaferri - Porf°. - Depto. de Estudos Básicos e Instrumentais da UESB, BA
Janaína Silva Freitas - Profª. – Depto. de Estudos Básicos e Instrumentais da UESB, BA
Elisa Susilene Lisboa dos Santos - Prfª Depto. de Estudos Básicos e Instrumentais da UESB, BA
Carlos Bernard Moreno Cerqueira-Silva - Porf°.– Orientador/ Depto. de Estudos Básicos e Instrumentais da UESB, BA
INTRODUÇÃO:
O território brasileiro, em especial o nordeste, é em grande parte ocupado pelo bioma Caatinga. Este bioma que possui muitos recursos naturais e desta forma requer estudos que visem à caracterização e proteção de sua biodiversidade. Entender como a diversidade genética está distribuída é um ponto chave na elaboração de estratégias de manejo e restauração de ambientes naturais.
Espécies do gênero Croton, encontradas na Caatinga, são frequentemente empregadas na medicina popular pelo potencial fitoterápico e/ou biológico, possuindo também relevância econômica, alicerçada em seu conteúdo de óleos essenciais e substâncias ativas, como pode ser visto em Braga (1960). O Croton heliotropiifolius é utilizado na medicina tradicional para amenizar mal estar gástrico.
Conhecer a estrutura genética de uma população permite realizar inferências a respeito da evolução e da situação real da espécie em seu ambiente natural. Desse modo, os marcadores moleculares são importantes ferramentas para estudos genéticos, no melhoramento e na conservação de plantas, caracterizando, identificando e avaliando recursos genéticos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimar a diversidade genética de espécimes nativas do bioma caatinga (C. heliotropiifolius) coletadas no município de Itapetinga, Ba, a partir de análises de marcadores moleculares (RAPD e ISSR).
MÉTODOS:
Folhas jovens de 42 genotipos de ‘velame-pimenta’Croton heliotropiifolius foram coletados em matas do município de Itapetinga-BA. A amostragem foi delimitada em três pontos distintos, sendo coletado número equivalente de indivíduos em cada ponto. A extração de DNA e a genotipagem do material foram conduzidos no Laboratório de Genética Molecular Aplicada da UESB, Itapetinga, no qual as amostras foram armazenadas.
A quantificação e a integridade do DNA extraído foram avaliadas em gel de agarose 1% mediante eletroforese e visualizadas em sistema de fotodocumentação, com iluminação UV e uso de marcador de peso molecular Lambda íntegro.
As reações de amplificação foram conduzidas em termociclador, mediante uso de 15 primers ISSR e 12 primers RAPD previamente selecionados (dados não apresentados), utilizando 15 ng de DNA template. Os produtos de amplificação foram separados por eletroforese em gel de agarose 2% (m/v) sendo em todas as corridas utilizado marcador de peso molecular de 100 pb.
A similaridade foi estimada com base no coeficiente de Dice (1945), e o agrupamento de genótipos realizado pelo método da média aritmética (UPGMA), mediante uso do progrema Genes. O programa estatístico Structure foi utilizado para determinação do Delta K.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os 12 primers RAPD geraram 49 produtos de amplificação com média de 4,1 amplicons por primers (sendo 98,0% polimórficos). Por sua vez os 15 primers ISSR geraram 64 amplificações com média de 4,3 amplicons por primers (sendo 94,6% polimórficos).
A existência de dois pools gênicos no município de Itapetinga foi confirmada após a análise do cálculo do Delta K quando avaliado os genótipos de C. heliotropiifolius coletados na “Serra da Torre” (Torre). Para esta espécie o K=2 foi de 350, resultado consideravelmente maior do que se compararmos com K=4 que foi abaixo de 100, e os demais K que foram nulos. A quantidade de pools gênicos encontrada para,C. heliotropiifolius, pode estar relacionada ao tamanho das populações avaliadas e não ser um indicativo de baixa variabilidade para as espécies como um todo. Destaca-se que os resultados obtidos por meio das estimativas do Delta K e a distribuição dos genótipos no dendograma gerado pelo UPGMA mostraram-se efetivamente correlacionados.
CONCLUSÕES:
Os genótipos de C. heliotropiifolius, apresentaram significativa variação genética, estando a mesma distribuída ao longo dos diferentes pontos de coleta considerados neste estudo e de acordo com estimativas geradas pelo calculo do Delta K. Estudos posteriores, tomando por base uma maior população amostral deverão auxiliar no entendimento mais refinado da diversidade desta espécie no município de Itapetinga, BA.
Desse modo, com conhecimento de quão convergente ou divergente são os indivíduos analisados, pode-se escolher combinações genotípicas que potencializam os ganhos genéticos, realizando cruzamentos entre genitores mais distantes, o que aumenta a exploração da variabilidade genética, ou promove cruzamentos entre genótipos mais próximos aumentando as chances de características importantes se repetirem nas novas gerações.
O trabalho soma-se as ações do grupo de pesquisa “BioGen‟, UESB/CNPQ, visando estudos moleculares que permitam viabilizar caracterizações genético moleculares de espécies nativas da caatinga.
Palavras-chave: Caatinga, Espécies nativas, Biologia molecular.