65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL NO CONTEXTO DA FARMÁCIA DE UM CENTRO DE SAÚDE: ABORDAGEM DO PROBLEMA CONTROLE INADEQUADO DO ESTOQUE.
Leandro Ribeiro Molina - Farmacêutico - Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis
Simone Gonçalves Cardoso - Prof. Dr. Orientadora - Universidade Federal de Santa Catarina
INTRODUÇÃO:
A Assistência Farmacêutica (AF) é definida como um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo o medicamento como insumo essencial, visando acesso e uso racional. O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é compreendido como uma forma de organização para a ação, e, assim, o planejamento é um instrumento gerencial para desenvolvimento e qualificação da AF. O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência prática envolvendo a elaboração de um Plano Operativo (PO) no contexto da Farmácia de um Centro de Saúde, de acordo com a metodologia do PES proposta por Matus, com abordagem do problema “controle inadequado do estoque” identificado durante o processo de planejamento. O tema controle de estoque de medicamentos ainda é pouco abordado na literatura nacional; no geral o tema aparece em estudos de avaliação da AF apenas como um dos indicadores ou categoria de análise, sendo o tema apresentado de forma superficial. Dessa forma, entende-se que este trabalho possibilita uma reflexão crítica em relação ao processo de planejamento desenvolvido, além de contribuir com o debate acerca das causas e formas de enfrentamento do problema priorizado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos deste trabalho foram: A) Relatar o processo de realização do PO, o qual teve como foco de intervenção a Farmácia de um Centro de Saúde, com priorização do problema “controle inadequado do estoque”; B) Analisar a etapa referente ao Momento Explicativo, apontando potencialidades e fragilidades.
MÉTODOS:
Este trabalho utilizou como estratégia metodológica o Estudo de Caso, sendo o caso definido como o relato do processo de elaboração de um PO na Farmácia de um Centro de Saúde e análise da etapa referente ao Momento Explicativo. Este PO é resultado do planejamento realizado entre o período de outubro de 2011 e outubro de 2012 como atividade proposta pelo Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica (UFSC/Una-SUS), adaptada de acordo com o método do PES proposto por Carlos Matus. Para o relato do processo de elaboração do PO foi seguida a sequência dos quatro momentos que compõem o PES (Explicativo, Normativo, Estratégico e Tático-Operacional). O Momento Explicativo foi analisado a partir do relato da oficina realizada (considerando atores envolvidos e processo de priorização e descrição do problema), de forma a identificar potencialidades e fragilidades com discussão pautada no referencial teórico do PES.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para elaboração do Momento Explicativo realizou-se oficina com participação de 08 integrantes da equipe do Centro de Saúde, e identificou-se como principal fragilidade da atividade a não participação de representantes da gestão municipal e nem representantes da comunidade ou Conselho Local de Saúde. A causa convergente apontada na explicação do problema foi “Ausência de uma equipe de Farmácia”, apontando que a readequação de recursos humanos é um ponto chave para a resolução do problema controle inadequado do estoque. O produto das etapas do PO demonstrou que o problema priorizado envolveu múltiplos fatores causais e, da mesma forma, a solução do problema requer execução de várias ações e participação de diversos atores. A matriz final do PO contemplou ações e atividades estratégicas para enfrentamento do problema em torno das seguintes operações: Estruturar equipe de Farmácia, Restringir acesso à Farmácia, Estabelecer rotina de treinamento e educação permanente com equipe técnica, Reduzir erros no relatório de estoque atual, Readequar os pedidos mensais, Garantir segurança do estoque físico dos medicamentos, e Minimizar perda por vencimento. O prazo estabelecido para execução das ações e avaliação dos indicadores estabelecidos foi dezembro de 2013.
CONCLUSÕES:
A experiência de aproximação com ferramentas do PES, através do exercício de elaboração de um PO, foi extremamente rica e certamente contribuiu para ampliar o olhar de toda equipe acerca dos problemas que envolvem a Assistência Farmacêutica e a qualidade dos serviços farmacêuticos prestados pela Farmácia do Centro de Saúde, além de ter contribuído com a organização do serviço. Destaca-se como principal fragilidade durante o processo de elaboração deste PO o envolvimento e participação coletiva, considerando os diversos atores envolvidos no processo de trabalho, apenas na primeira etapa referente ao Momento Explicativo; o que ocorreu principalmente pelo fato de que inicialmente não foi previsto a organização de diversos momentos de discussão coletiva ao longo das demais etapas do Plano Operativo. Entende-se que, segundo o referencial teórico do PES, a integração de toda equipe é essencial para alcançar maior eficiência do processo de planejamento, e, portanto, este é um ponto chave a ser considerado na execução de um novo PO.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico Situacional, Assistência Farmacêutica, Controle de Estoque de Medicamentos.