65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
AS FOLHAS MATEMÁTICAS
Rafaela Sobral Magalhães Rodrigues dos Santos - Espaço Ciência, PE. Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - SECTEC
Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos - Universidade de São Paulo - USP
INTRODUÇÃO:
O museu de ciências, Espaço Ciência, tem como um de seus objetivos divulgar a ciência e torná-la acessível à população em geral. Dentre as atividades oferecidas pelo museu, existem as semanas temáticas, que apresentam temas específicos com atividades diferenciadas para os visitantes do museu, como, por exemplo, oficinas. No ano de 2012, na Semana do Meio Ambiente, a oficina “As Folhas Matemáticas” foi aplicada a crianças das séries iniciais do ensino fundamental, nos moldes das atividades interativas, que propõem um diálogo entre os conceitos de simetria e diversidade das folhas existentes na natureza, possibilitando aos participantes desta atividade a percepção de conceitos científicos observando a natureza.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Possibilitar a compreensão do termo “simetria” nas séries iniciais do ensino fundamental,através de uma oficina, no museu de ciências, que utiliza folha de oficio e lápis de cor. Através desta atividade interativa, as crianças conseguem entender o que é ou não simétrico e que as folhas naturais podem ser de várias cores e tamanhos.
MÉTODOS:
A atividade foi dividida em duas etapas. Na primeira, fez-se uma sondagem com as crianças para saber o que elas entendiam pelo conceito de 'simetria', mesmo sem nunca terem estudado esse assunto. Esta abordagem inicial foi utilizada com o intuito das crianças argumentarem sobre simetria’, o que culminou na construção do conhecimento sobre o assunto. Na segunda etapa, foi solicitado às crianças que desenhassem uma linha 'reta', em uma folha de papel, a qual representaria o eixo de simetria, e, em seguida, desenhar cada parte da folha de uma vez. Depois de desenharem as folhas, elas ficaram à vontade para pintar suas folhas das cores que desejavam, assim como seus tamanhos, reforçando a diversidade de folhas existentes na natureza. Para finalizar, cada criança recortou sua folha ao meio, no eixo de simetria, e procurou, entre os colegas, uma outra metade que se encaixasse com a sua, tentando formar uma folha a mais 'simétrica' possível, para, juntas, serem coladas com fita adesiva. Após a prática, as discussões foram ampliadas para outros exemplos da natureza, como a tartaruga e a borboleta, que também apresentam estruturas simétricas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A atividade foi aplicada durante a Semana do Meio Ambiente, em 4 atendimentos por dia, com 25 crianças em cada. Ao total, a oficina foi aplicada a 500 crianças. Com a atividade, as crianças puderam entender os conceitos básicos de simetria. No início, quando perguntadas a respeito, algumas crianças falaram que desenhariam a folha em sua forma e cor tradicionais, no entanto, após as discussões (sobre a diversidade das folhas em relação a tamanho e cor), conseguiram ampliar sua visão e desenhar folhas mais diversificadas, assim como encontramos no meio ambiente. Ao fim da atividade, as crianças, entusiasmadas, tentaram, entre seus colegas, encontrar metades de folhas simétricas às suas, potencializando a discussão de que as folhas na natureza também poderiam ter 'lados' diferentes. Aquelas que não conseguiram encontrar uma parte simétrica à sua foram orientadas a colar com qualquer outra, de forma 'assimétrica', levantando o conceito de assimetria e reforçando a diversidade das folhas no meio ambiente. Neste sentido, as discussões foram ampliadas fazendo as crianças perceberem outras espécies, como a tartaruga e a borboleta, nas quais poderia ser traçado um eixo de simetria, e ainda assim, apresentariam detalhes diferentes em cada lado, tornando-as assimétricas.
CONCLUSÕES:
A oficina foi de grande aceitação, por parte das crianças, pelo fato de demonstrar o conceito de simetria de forma lúdica e com uma atividade simples, possibilitando a atuação de quem aprende durante a atividade. Como a discussão foi ampliada para outras espécies, as crianças puderam perceber que a simetria pode estar presente em toda a natureza ou não, possibilitando que elas tenham uma maior compreensão das formas geométricas, por exemplo, quando forem estudar esse tema nas séries posteriores.
Palavras-chave: Simetria, Ensino de Matemática, Museu de Ciências.