65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
Perfil das drogarias do Distrito Federal
Marília Gabriela Pereira Godinho - Depto. de Ciências Farmacêuticas - UnB
Janeth de Oliveira Silva Naves - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Farmacêuticas - UnB
Fernanda Laísa Ferreita Lustosa - Depto. de Ciências Farmacêuticas - UnB
José Batista de Oliveira Filho - Depto. de Ciências Farmacêuticas - UnB
INTRODUÇÃO:
O Distrito Federal (DF) desde a sua criação tem passado por um intenso processo de expansão populacional e econômica. Com uma área de 5.801,937 Km², o DF se divide, para fins administrativos, em 30 Regiões Administrativas (RAs), embora muitas delas não possuam limites físicos legalmente definidos. A demanda por medicamentos tem estado em constante crescimento no Brasil e no Distrito Federal. As farmácias e drogarias privadas são as principais fontes de fornecimento de produtos farmacêuticos à população e se apresentam também como importante local de busca para a resolução de problemas de saúde. Segundo estatísticas do Conselho Federal de Farmácia existem no país 79.010 farmácias e drogarias, 18.425 distribuídas em capitais e 60.585 em outras cidades. Com o objetivo de identificar o processo de crescimento do setor na região, a pesquisa realizou uma avaliação do perfil de distribuição de drogarias no DF.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar análise da distribuição de drogarias no Distrito Federal, estimando a quantidade desses estabelecimentos, a densidade por população, a média de drogarias por rede, sua distribuição por região administrativa, número de abertura e fechamento, e a propriedade de farmacêuticos.
MÉTODOS:
Realizou-se um estudo transversal do tipo levantamento de dados para descrever a densidade e a distribuição de drogarias no DF, as taxas de abertura e fechamento, bem como a formação dos proprietários. As informações sobre as drogarias foram obtidas do Banco de Dados do sistema informatizado do Conselho Regional de Farmácia do DF, e o período avaliado foi de janeiro de 2000 a dezembro de 2010. Os dados populacionais foram obtidos nos Censos de 2000 e 2010, realizado pelo IBGE, e na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, realizada pela CODEPLAN.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O número de drogarias no DF teve um aumento constante no período analisado, apresentando uma taxa de 280,78% e superou o crescimento populacional. A razão que em 2000 satisfazia a recomendação da OMS de 1 drogaria para cada 8.000 habitantes, em 2010 passou para 1/2.647 habitantes, acima do recomendado. As RAs mais populosas são as que possuem maior número de drogarias e em 2010 eram: Brasília (164), Ceilândia (134), Taguatinga (123), Samambaia (59), Gama e Sobradinho (50). Mais drogarias foram abertas do que fechadas, exceto nos anos 2001, 2002, e 2009. A maioria é de propriedade de leigos e quanto ao enquadramento das empresas, as drogarias independentes estão em maior número do que as de rede em todos os anos. Apesar disso, seguindo a tendência do setor, o arranjo em rede aumentou no período analisado, com mais expressão nos anos 2008, 2009, e 2010.
CONCLUSÕES:
No Distrito Federal, o número de drogarias em atividade aumentou em todos os anos analisados, e em todas as regiões administrativas, exceto o Park Way, que não possuía nenhuma drogaria em funcionamento. O crescimento superou o populacional, com aumento da densidade de distribuição das drogarias. A quantidade de abertura de estabelecimentos superou a de fechamento. A maioria é de propriedade de leigos e o enquadramento independente foi maior, apesar da tendência do mercado para formação de redes, o que pode ser explicado pelo fato de que é comum os proprietários de drogarias participantes de uma rede registrarem os estabelecimentos como independentes. A expansão do mercado farmacêutico facilita o acesso aos medicamentos, mas pode também contribuir para seu uso indiscriminado. Portanto, associado a esse crescimento do setor deve estar o desenvolvimento da qualidade dos serviços farmacêuticos, para que os usuários façam bom uso desses estabelecimentos para a promoção da saúde.
Palavras-chave: farmácia, farmácia comunitária, estudos transversais.