65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
VIAJANDO COM OS BICHOS NA ARCA DO POETINHA
JOSEFA BETANIA FERREIRA DA SILVA - PREFEITURA DO RECIFE/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
MARIA DAS DORES PEREIRA DE SOUZA - PREFEITURA DO RECIFE/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
MARIA MARTINS PEREIRA - PREFEITURA DO RECIFE/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
MIRIAM GONÇALO SILVA DE MOUSINHO - PREFEITURA DO RECIFE/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO:
É SABIDO QUE A ESCOLA TEM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL, SISTEMATIZAR O CONHECIMENTO FORMAL. PORTANTO TEM O DEVER DE ESTIMULAR, OPORTUNIZAR E INSTRUMENTALIZAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS.
TRABALHAR POESIAS COM AS TURMAS DO GRUPO V,3º E 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,TENDO COMO PANO DE FUNDO AS POESIAS DE VINICÍUS DE MORAIS É LEVAR AS CRIANÇAS A UM MUNDO DE SONHO E EMOÇÃO,ONDE A ORDEM É CRIAR, BRINCAR COM AS PALAVRAS, BUSCAR SONS E SOLTAR A IMAGINAÇÃO;O POETINHA NOS CONVIDA A CONHECER OS ANIMAIS, A DESCOBRIR SEU GÊNERO, A ESTUDAR SUAS CARACTERÍSTICAS, A CONTEXTUALIZÁ – LOS!
ENFIM, A USAR E ABUSAR DO QUE ELE NOS OFERECE ATRAVÉS DA ARCA POR ELE CONSTRUÍDA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
• DESENVOLVER NAS CRIANÇAS O HÁBITO PELA LEITURA DE POESIAS; • DESENVOLVER NAS CRIANÇAS A PERCEPÇÃO NA LEITURA DE POESIAS DIFERENCIANDO DOS DEMAIS TEXTOS; • ESTIMULAR NAS CRIANÇAS A CONSTRUIR E CRIAR SUAS PRÓPRIAS POESIAS
MÉTODOS:
DENTRE O PROJETO “CONTAÇÃO DE HISTÓRIA”,FOI LIDO UMAS DAS POESIAS DE VINÍCIUS DE MORAIS DO LIVRO,A ARCA DE NOÉ,NO QUAL DESPERTOU MUITO INTERESSE NAS TURMAS.
A PARTIR DESSE INTERESSE DAMOS COMO INICIADO UM NOVO O PROJETO: “VIAJANDO COM OS BICHOS NA ARCA DO POETINHA”.
NO LIVRO FORAM LIDAS TODAS AS POESIAS, A CADA LEITURA, NA QUAL ERA FEITA SEMANALMENTE, DISCUTÍAMOS SOBRE OS ANIMAIS MENCIONADOS, SUA REGIÃO PREDOMINANTE, FAZÍAMOS UM COMPARATIVO COM OUTRAS REGIÕES, OBSERVÁVAMOS SUAS CARACTERÍSTICAS E FINALIZÁVAMOS COM A RECONSTRUÇÃO E CONSTRUÇÃO DE POESIAS.
O PROJETO FOI TRABALHADO INTERDISCIPLINARMENTE , DESDE A LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ATÉ A GEOGRAFIA CONTEXTUALIZANDO COM A HISTÓRIA E FINALIZANDO COM A DISCIPLINA DE ARTES.
O TRABALHO TEVE INÍCIO NO MÊS DE JULHO E ENCERRAMOS EM NOVEMBRO, NA FEIRA DE CONHECIMENTOS DA ESCOLA, ONDE AS POESIAS FORAM APRESENTADAS EM FORMA DE JOGRAL, NUM MURAL E FECHAMOS COM APRESENTAÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
TRABALHAR POESIAS COM AS CRIANÇAS DESPERTOU NELAS O GOSTO PELA LEITURA, INTENSIFICANDO SUAS IDAS À BIBLIOTECA EM BUSCA DE LIVROS VOLTADOS PARA O GÊNERO, BEM COMO O ENCORAJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE POESIAS BUSCANDO RIMAS, PROCURANDO PALAVRAS, CRIANDO MEIOS DE ENRIQUECÊ-LAS, MELHORANDO SEU REPERTÓRIO LINGUÍSTICO.
CONCLUSÕES:
FICOU MUITO CLARO, PARA NÓS PROFESSORES, O QUANTO É GOSTOSO TRABALHAR UM CONTEÚDO QUANDO A CRIANÇA TORNA-SE PARTÍCIPE DESSA CONSTRUÇÃO.
TRABALHAR O GÊNERO POESIA ABRIU UM LEQUE MUITO GRANDE NO QUE DIZ RESPEITO A GAMA DE CONHECIMENTOS QUE AS CRIANÇAS OBTIVERAM. A PARTIR DESSE TRABALHO, TODOS OS MOMENTOS QUE EXIGIAM ESCRITA DE TEXTO AS TURMAS PRIMAVAM PELA ESCRITA DE POESIA, OU SEJA, NO FOLCLORE, NA SEMANA DA CRIANÇA, E NO ENCERRAMENTO DO FINAL DO ANO, ELAS CRIARAM POESIAS MUITO INTERESSANTES SOBRE OS RESPECTIVOS TEMAS, DEMONSTRANDO SEGURANÇA, DESENVOLTURA E MUITA IMAGINAÇÃO
Palavras-chave: POESIA, CONHECIMENTO, GÊNERO.