65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
Avaliação da atividade de óleos essenciais de plantas do Cerrado sobre Leishmania (Leishmania) amazonensis
Silvia Ribeiro de Souza - Profa. Dra./ Faculdade de Ciências da Saúde -UnB
Marline de Castro Ferreira - Faculdade de Ciências da Saúde - UnB
INTRODUÇÃO:
As doenças parasitárias se mantêm como um dos maiores problemas de saúde pública mundial. (Marchal et al., 2011). A leishmaniose é causada por parasitas do gênero Leishmania, sendo transmitida aos seres humanos pela picada de flebotomíneos. A doença manifesta-se em quatro tipos: a cutânea, cutânea difusa, mucocutânea e visceral (Siqueira et al., 2010). Resistência a drogas, a eficácia variável, a toxicidade, a administração parentérica são algumas das desvantagens principais dos atuais fármacos leishmanicidas (Pereira et al., 2010). A Eugenia uniflora é conhecida popularmente como pitanga, e é utilizada na medicina popular como diurético, anti-reumático, anti-febril, e anti-inflamatório (Victoria et al., 2012). Blepharocalyx salicifolius é conhecida popularmente como murta (Kuniyoshi et al.,2012). Atividades biológicas, por meio de chá preparado por infusão de folhas, têm sido descritos como antibacteriano (com S. aureus e E. coli), anti-inflamatórios e antinociceptiva, (Limberger et al., 2001). De acordo com os usos populares dessas espécies e o conhecimento dos seus constituintes químicos que sugerem potencial farmacológico, este estudo tem como objetivo avaliar a atividade leishmanicida destas espécies pertencentes ao bioma Cerrado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
De acordo com os usos populares da B. salicifolius e da E. uniflora descritos e o conhecimento dos seus constituintes químicos que sugerem potencial farmacológico, este estudo tem como objetivo avaliar as atividades leishmanicida e antifúngica destas espécies pertencentes ao bioma Cerrado.
MÉTODOS:
As espécies vegetais B. salicifolius e E. uniflora foram coletadas em janeiro de 2012, em Brasília, Distrito Federal. Os óleos essenciais foram extraídos utilizando-se sistema de hidrodestilação em aparelho Clevenger em um total de 5 horas para cada extração. Após as extrações o material foi submetido a concentração em aparelho rotativo a 40°C.
As formas promastigotas de Leishmania amazonensis provenientes de um caso de leishmaniose tegumentar mantido em patas de camundongos do Biotério da Faculdade de Saúde (UnB) foram mantidos em meio de cultura sólido NNN por uma semana. Posteriormente, foram mantidas em meio líquido Schneider suplementadas com 10% de soro fetal bovino inativado. Para a realização do teste, 1 mg dos óleos essenciais solubilizados em 100 µL de dimetilsulfoxido foram utilizados. O Screening foi realizado em placa de cultura celular de 96 poços, sendo adicionado a cada poço, meio de cultura estéril seguido de uma suspensão de 105 formas promastigotas de L. (L.) amazonensis e 8 µL de extrato por poço. A placa foi incubada em estufa a 22 oC/48h. A placa foi lida em leitor de placa ELISA. O experimento foi realizado em triplicata.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a extração, os óleos essenciais provenientes da primeira e segunda extração apresentaram rendimentos de 0,25% e 0,30%, respectivamente. A avaliação da atividade leishmanicida sobre Leishmania amazonensis mostrou que tanto a B. salicifolius como as amostras de E. uniflora (folhas secas a temperatura ambiente e em estufa) foram ativas numa concentração menor que 100 mg/mL após o teste de viabilidade celular com MTT. Esse resultado sugere interessante atividade leishmanicida dos extratos testados, quando comparado ao controle do crescimento do parasito sem a presença dos óleos essenciais. Tais resultados sugerem a continuidade dos estudos para se determinar o IC50 das amostras.
CONCLUSÕES:
Os resultados do presente trabalho demonstram que o óleo essencial obtido das folhas de Blepharocalyx. salicifolius e Eugenia uniflora possuem atividade in vitro significativa frente a L. amazonensis. Sendo assim, este trabalho sugere que as espécies estudadas são potenciais como fontes terapêuticas para o tratamento das leishmanioses.
Palavras-chave: Hidrodestilação, Atividade leishmanicida, Formas promastigotas.