65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-PARASITÁRIA DE ANÁLOGOS PEPTÍDICOS DO PEPTÍDEOS ANTIMICROBIANO PENTADACTILINA
Camila Dantas Souza - Depto. de Biologia Celular - UnB
Aline B. Guimarães - Depto. de Biologia Celular - UnB
Mariana de Souza Castro - Depto. de Biologia Celular e Depto. de Ciências Fisiológicas - UnB
INTRODUÇÃO:
Os anuros secretam, por meio de glândulas especializadas, um conjunto de peptídeos farmacologicamente ativos, dentre os quais aqueles que atuam na defesa contra microrganismos, denominados peptídeos antimicrobianos (PAMs). Considerando a sua diversidade funcional, existem na literatura vários exemplos da aplicação destes compostos como agentes anti-parasitários, além de resultados favoráveis com análogos peptídicos desenvolvidos a partir destes PAMs, em busca da promoção da atividade citolítica sem danos ao organismo hospedeiro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante do exposto, o presente projeto de iniciação científica teve como objetivo produzir um análogs do peptídeo antimicrobiano pentadactilina por meio de síntese química de modo a testá-los, futuramente, contra os protozoários Trypanosoma cruzi e Leishmania braziliensis, com vistas à produção de produtos biotecnológicos de interesse médico.
MÉTODOS:
Tendo como base a estrutura primária do PAM pentadactilina e após revisão detalhada da literatura pertinente, um análogo foi proposto com substituições nas faces polares e apolares da molécula, bem como redução na cadeia polipeptídica. Tal análogo foi produzido por meio de síntese química em fase sólida empregando-se química Fmoc em sintetizador de peptídeos, modelo PSSM-8 (Shimadzu Co., Japão). Para a obtenção de peptídeos amidados como produtos finais, foi utilizada a resina Rink-Amide e empregados derivados de aminoácidos com grupo Fmoc ativados com TBTU. A etapa de extração e clivagem foi feita com anisol, TFA e 1,2-etanoditiol. A purificação do análogo produzido foi feita por RP-HPLC em coluna de fase reversa e os peptídeos obtidos analisados por espectrometria de massas tipo MALDI-TOF (MALDI-TOF MS) a fim de se determinar seu grau de homogeneidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após consultas bibliográficas e análise detalhada da estrutura da pentadactilina, um análogo foi proposto e sintetizado por síntese química em fase sólida. Os produtos obtidos após purificação por RP-HPLC foram analisados por MALDI-TOF MS revelando a presença do análogo de interesse. Infelizmente tal análise também revelou que a etapa cromatográfica empregada na purificação dos análogos da pentadactilina foi insuficiente para a obtenção dos peptídeos em alto grau de homogeneidade. Sendo assim, novos passos cromatográficos foram realizados de modo a se obter o análogo propostos em grau de pureza adequado para a realização dos futuros ensaios biológicos necessários para a avaliação da sua atividade inibitória sobre o crescimento dos protozoários Trypanosoma cruzi e Leishmania braziliensis.
CONCLUSÕES:
O desenho racional de análogos peptídicos é uma metodologia bastante utilizada para o desenvolvimento de novos compostos, levando à promoção de atividades biológicas mais específicas e eficientes. O presente estudo permitiu a produção de análogo do PAM pentadactilina, um peptídeo com atividade inibitória sobre o crescimento de bactérias patogênicas, bem como a sua purificação por RP-HPLC. Possibilitando, dessa forma, que outros estudos sejam feitos submentendo o mesmo a ensaio in vitro para avaliação da sua atividade anti-parasitária. Fomentando, assim, a indústria farmacêutica brasileira como novos modelos peptidicos.
Palavras-chave: Síntese em fase sólida, Pentadactilina, Análogos.